Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Seja bem-vinda, linda Primavera !

        Chegou agora, há cerca de 15 minutos, a tão esperada Primavera, considerada a estação mais bonita de todas. Como nasci numa Primavera, tenho motivos de sobra para adorar esta época mágica. Que ela venha com tudo. Que nos traga alegria, muitas flores e muitos amores !

Nossos meninas já treinam na Turquia

                   Começa sábado, com oito jogos, a Copa do Mundo de Basquete Feminino na Turquia. O Brasil estréia às 15h15m, em Ancara, contra a República Tcheca. Depois, vai enfrentar a Espanha (domingo, no mesmo horário) e o Japão (segunda-feira às oito da manhã).
                 Hoje, depois de uma complicada viagem de quase 22 horas, a Seleção Brasileira fez o seu primeiro treino em Ancara. Gostei muito do  que o técnico Luiz Augusto Zanon mais pediu: "Alegria, muita alegria. "  Acho que ele está certo. A alegria brasileira pode ser uma arma contra europeias e asiáticas, sempre tão sérias e carrancudas. Pode compensar a desvantagem física das nossas jogadoras.

Eleição pau a pau no Paraná

        Na pesquisa divulgada no sábado pelo Ibope, Dilma Rousseff e Marina Silva estão empatadas aqui no Paraná. Cada uma delas tem 29% das intenções de votos dos eleitores paranaenses. Mas Aécio Neves está colado nelas, com 28%.
          Entretanto,  para governador, Beto Richa leva boa vantagem sobre Requião: 47% a 30%.  O que me surpreende é que Gleisi Hoffmann, natural de Curitiba, não esteja fazendo votos nem aqui no seu Estado. Tem apenas 12% das intenções.

O caminho futuro do Tubarão

         Terminou a Fase de Grupos do Campeonato Brasileiro da Série D. O Londrina é um dos dezesseis classificados para as Oitavas-de-Final que virão agora, um duríssimo mata-mata eliminatório. Alguns clubes que já foram grandes no Brasileirão estão na disputa, como o Clube do Remo de Belém do Pará, o Brasil de Pelotas-RS e o próprio Tubarão. Hoje é tudo igual, times de fracos para médios, pouco dinheiro e muita vontade de voltar a ser grande.
       O Londrina vai ter que jogar no Amapá, contra o Santos FC, que é o campeão de lá. Fundado em 1973, o chamado "Peixe da Amazônia" é desconhecido pra nós, mas as notícias são de que se trata de um bom time, e que seu técnico Minga é muito competente. A princípio, o homem a ser marcado é o "iluminado" atacante Acosta (foto), que tem feito os decisivos gols da equipe. Dizem por lá que no Estádio Zerão, palco do primeiro jogo é muito difícil segurar o homem. A volta será no Café.
 
 Gostei do que disse o gestor do Londrina, Sergio Malucelli ao Jornal de Londrina, sobre a preocupação dos londrinenses, porque o Tubarão terá que jogar quase lá  na divisa do Brasil com a Venezuela: "Não tínhamos como escolher o adversário. Todo mundo está focado nesta  partida, não é hora de reclamar. Era o que o time queria, avançar de fase. Agora, vamos começar um outro campeonato, em busca da classificação para a Série C."
 
Para quem já enfrentou o Santos "legítimo", recentemente na Copa do Brasil, ganhar do Peixe da Amazônia não pode ser tão difícil assim. Vamos acreditar no Tubarão!
 
 
       

Catarinenses comandam o Futsal brasileiro

         A semana começa com um bom jogo de futsal, que o Sportv vai mostrar a partir das 19h15m. Já com o primeiro lugar garantido na Fase de Grupos, o invicto Fabricar/Jaraguá  vai encarar o Corinthians, em pleno ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo.  Trata-se de um ótima oportunidade, para que os amigos que não estão acompanhando tão de perto a Liga Nacional 2014 possam sentir o nível atual da modalidade no Brasil.
           Santa Catarina está mandando no campeonato até aqui. Os dois primeiros colocados são catarinenses. O Jaraguá (foto) tem 13 vitórias e 2 empates em 15 jogos, somando 41 pontos. Oito a mais que o vice-líder Adhering/Blumenau, que igualmente tem uma ótima equipe. E o terceiro classificado é justamente o Corinthians, que também tem 33 pontos, perdendo para Blumenau apenas no saldo de gols.
           Vejam que nesta temporada as coisas estão diferentes, pois o time do craque Falcão (o Kirin, de Sorocaba) é apenas o quarto colocado, com 31, dez pontos atrás do líder.

Filha de Torben já é campeã mundial


           Está no sangue, já nasce com talento. Martine Grael conquistou ontem em Santander, na França, a medalha de ouro da classe 49er FX do Campeonato Mundial de Vela. Ela forma dupla com Kathena Kunze, e as duas são grandes esperanças da Vela do Brasil para os jogos Olímpicos.
            Martine (foto) tem 23 anos, é filha do grande medalhista olímpico Torben Grael e sobrinha de Lars Grael, outro astro da modalidade. Ela já é apontada como a melhor da categoria, mesmo em termos internacionais. 
          O prestígio que o Brasil tem na Vela, deve-se principalmente as famílias Grael e Scheidt. A única medalha de ouro que o País ganhou neste Mundial foi esta conquistada por Martine e Katherna.  E entre os demais brasileiros só Roberto Scheidt conseguiu um o resultado: quinto lugar na classe Laser Standard.  Os outros representantes do Brasil nas várias categorias ficaram de 12º para baixo na classificação.

    Impressionante.  Muito boa esta postagem do querido sobrinho Davi De Vasconcellos Machado, no Facebook. E que belo lanche, hein ?