Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 1 de julho de 2014

A gafe de Lavezzi



      No futebol sempre pinta esse tipo de coisa. No ano passado, na Copa das Confederações, o brasileiro Hulk postou uma foto de vestiário, em que o goleiro Diego Cavalheri aparecia pelado, ao fundo. Vcs se lembram desta história ?
       Pois o "distraído" desta vez é o atacante argentino Ezequiel Lavezzi, que postou na Internet uma foto com uma camisa do Ferrocarril Midland, sem notar que lá no fundo estava  seu companheiro Pablo Zabaleta, saindo do chuveiro, completamente nu.  
        Avisado da gafe, Lavezzi imediatamente retirou a foto da Internet, mas já então ela havia sido divulgada e estava correndo pelo mundo afora.

Quatro americanos e quatro europeus

         Com os resultados de hoje, está montado o esquema para as quartas-de-final da Copa do Mundo. Africanos e asiáticos estão eliminados, e as oito melhores seleções estão distribuídas equilibradamente entre os dois continentes. Serão quatro americanos - Brasil, Argentina, Colômbia e Costa Rica. Sem dúvida a grande surpresa são os costa-riquenhos, que tomaram o lugar que teoricamente seria dos uruguaios, dos chilenos ou dos mexicanos.
          E a Europa entra também com quatro candidatos ao título mundial: Alemanha, Holanda, França e Bélgica. Portanto, eles terão dois ex-campeões mundiais. Da mesma forma  estamos nós, que também temos duas seleções que já conhecem o caminho.
          Parece que a teoria de que o Mundial tinha virado uma Copa América caiu por terra. Mas penso que as chances de título são idênticas. Vejam como serão as quartas-de-final:

Sexta-feira - 4/7 - Maracanã - 13 horas - França x Alemanha
                                    Castelão - 17 horas - Brasil x Colômbia      Sábado - 5/7 - Mané Garrincha - 13 horas - Argentina x Bélgica
                              Fonte Nova - 17 horas - Holanda x Costa Rica

Emoção na Bahia de Todos-os-Gols

 
     A Bélgica derrotou os Estados Unidos por 2 a 1, e se tornou a oitava e última seleção  classificada para as quartas-de-final da Copa do Mundo.  Mas não é a toa que já estão chamando a Bahia de Todos-os-Santos de "Bahia de Todos-os-Gols". Nos cinco jogos disputados na Arena Fonte Nova foram marcados nada menos do que 24 gols. As maiores goleadas deste Mundial aconteceram lá em Salvador.
 
        E na partida entre belgas e norte-americanos, terminada agora há pouco, parecia que o show de gols havia terminado, já que o jogo se encerrou com o empate de zero a zero. Mas a compensação veio na prorrogação de 30 minutos, com a marcação de três gols e um final eletrizante.
         Logo aos 2 minutos deste tempo suplementar, De Bruyne abriu o marcador (foto) para os belgas, que chegaram ao segundo gol, marcado por Lukaku,  no derradeiro minuto do primeiro tempo.Entretanto, o valente time americano, comandado pelo alemão Juergen Klinsmann, veio com tudo pra segunda fase e, logo de cara, Green descontou o prejuízo (foto abaixo), tornando a partida dramática e emocionante até o seu término. Por muito pouco, os Estados Unidos não chegaram ao empate e aos pênaltis.
         Os 51.227 torcedores que lotaram a moderna Fonte Nova saíram do estádio roucos de tanto gritar. E ainda teremos mais uma partida desta Copa na "Bahia de Todos-os-Gols". Será no sábado, às cinco da tarde, com promessa de nova fartura de gols:  Holanda x Costa Rica.

Argentina 1 a 0. Competência e sorte

 

     A cada jogo que se realiza, desmistificam-se os grandes favoritos desta Copa. Todos eles têm enfrentado momentos de terrível aflição para continuar na briga pelo título mundial.  O que já havia acontecido com Brasil, Holanda, França e Alemanha, voltou a ocorrer, desta vez  com a  Argentina, que precisou de muita sorte e competência para superar a Suíça no finalzinho do segundo tempo da prorrogação, nesta terça-feira à tarde na Arena Corinthians,  em São Paulo.
      As estatísticas do jogo mostram que os argentinos foram muito superiores aos suíços. Senão vejamos: posse de bola, 62% a 38%; escanteios, 13 a 5;  chutes a  gol errados, 29 a 14;  e chutes que acertaram o gol, 29 a 14. Mas de que valeria tudo isso, se Palácio não tivesse roubado aquela bola e entregado a Messí. O gênio argentino executou um passe milimétrico para Di Maria, que chutou forte, no canto do goleiro Benaglio. Argentina 1 a 0, gol aos 118 minutos de jogo. Ou seja, aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação. Além de competência, é necessário mesmo que um time tenha muita sorte para ganhar uma partida decisiva nestas condições.
      A Argentina não caiu muito de produção, em relação à vitória anterior, sobre a Nigéria, por 3 a 2. E os suíços também não foram superiores aos nigerianos.  Mas espírito do jogo de hoje era outro. Valia uma vaga para o grupo das oito melhores seleções da Copa do Mundo. Foi tudo diferente, muito mais tenso, muito mais dramático.
        Lionel Messi não fez gol e não chegou a ser super-brilhante. Mas mostrou sua condição em alguns lances isolados e fez o passa certo, na hora certa e para o cara certo, porque Di Maria foi o melhor atacante da Argentina na partida de hoje.
        Depois do que aconteceu hoje, nesta rodada de encerramento das oitavas-de-final, já não se pode mais dizer determinada seleção está melhor ou pior do que as outras. Qualquer palpite passou a ser uma "grande loucura".
No último lance do jogo, a Suíça ainda acertou a trave argentina

A festa dos argentinos em São Paulo


 Milhares de argentinos que não tinham ingresso para ir ao Itaquerão ficaram espalhados pela cidade de São Paulo, acompanhando o sofrido jogo da sua Seleção contra os suíços. Pelos telões, pelas ruas e pelas praças, o que mais se via era o azul e branco das camisas do time de Messi. Depois de muito sofrimento durante 118 minutos, finalmente "los hermanos"
 puderam explodir de alegria.
 




Seleção de basquete já está treinando

        A Seleção Brasileira de basquete masculino começou a treinar ontem em São Paulo, na preparação para o Campeonato Sul-Americano, marcado para a Ilha de Margarita, na Venezuela, a partir do próximo dia 24. O primeiro treino foi realizado no ginásio do Paulistano. Foram testes (foto) comandados pelos fisicultores Diego Falcão e Diego Jeleilate. E os jogadores Léo Mendi, Vitor Benite e Rafael Luz passaram por uma ressonância magnética para avaliar as lesões que sofreram na temporada.
           O Brasil vai ao Sul-Americano com uma equipe jovem, comandada pelo técnico auxiliar José Neto. Não gosto disso. Por que Rubén Magnano já não comanda esse time que vai ceder alguns jogadores para a Seleção Principal, que vai ao Mundial em agosto ?
           Como sempre, alguns problemas. Dois jogadores convocados não se apresentaram ontem: o pivô Rafael Hettsheimeir, que está definindo seu futuro no basquete espanhol,  e o ala Bruno Caboclo, que está fazendo seus primeiros treinos no novo clube, o Toronto Raptors, da NBA.

Barça apresenta seu novo astro

       Aprovado nos exames médicos, o mais novo reforço do Barcelona foi apresentado oficialmente ontem. Estou falando do meio-campista croata Rakitic, considerado extremamente habilidoso. Sinceramente, não conheço o cara mas, pelo que estão falando, deve jogar muita bola.
        Ele assinou contrato diante das câmeras de TV, ao lado do presidente do clube, Josep Maria Bartolomeu.  Depois foi ao Nou Camp, acompanhado pela esposa Raquel e a filha Althea. Uma cerimônia parecida com aquela que vimos pela televisão, quando Neymar chegou ao Barça.  Os espanhóis gostam daquele barulho todo.
         Muito bem humorado, Rakitic recebeu também a camisa que vai vestir no clube. Ele herdou a número 4, que vinha sendo usada pór Fábregas, agora vendido ao Chelsea. E que no passado já pertenceu a Pep Guardiola O novo craque riu muito da quantidade de papeis do contrato assinado.
Engraçado, ele não tem cara de craque.  Mas será que craque tem que ter uma cara especial ?