Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Coxa está cada vez melhor

        O empate com o Santos (2 a 2), ontem à noite na Vila Belmiro, nos mostrou que o Coritiba está cada vez melhor. Jogou com personalidade e coragem. Não se importou nem com a presença de Neymar. O Coxa jogou do jeito que sempre joga. Se mantiver esta postura, vai ganhar a Copa do Brasil. A menos que o "apito amigo" funcione e ajude o time de Felipão. Equipe por equipe, o Coritiba é superior ao Palmeiras

      O comentarista da Paiquerê, Ferraz Junior, ressaltou muito bem, hoje no programa do meio-dia, que o Coritiba tem um grande mérito nesta temporada, porque perdeu um monte de jogadores, após a boa campanha no Brasileirão do ano passado. Seus dirigentes não ficaram lamentando a saída de craques. Foram atrás de outros e remontaram a equipe, talvez até com vantagem. O Coxa está melhor do que em 2011.

A estréia de Fátima Bernardes

       Ainda é cedo para elogiar ou criticar. A sequência é que vai nos mostrar se Fátima Bernardes terá ou não sucesso no programa que ela estreou hoje de manhã na Globo. No primeiro "Encontro com Fátima Bernardes", o clima foi de leveza, intercalando reportagens, entrevistas, humor e debates sobre temas atuais.
      Com o sempre ocorre, muita gente fazendo "média" com Fátima, com seu marido William Bonner e especialmente com a Rede Globo. Todo mundo quer estar bem com principal rede de TVB do País. Luciano Huck, Angélica, Xuxa, Faustão, Ivete Sangalo, Renato Aragão e outros famosos parabenizaram a jornalista.
        O mais importante: Fátima Bernardes mostrou-se descontraída, absolutamente a vontade. Bonita, bem trajada de vestido e salto alto, com muitos acessórios. E sobretudo feliz. O Ibope registrou 10 pontos, o dobro do normal para o horário.
    

Papagaios invadem o céu gaúcho

           Um fato curioso está sendo observado no Rio Grande do Sul. Os gaúchos adoram  um papagaio, e muita gente tem um exemplar em casa, geralmente em gaiolas. Eles são comprados no mercado clandestino e vêm do centro-oeste e do nordeste do País. É o chamado papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e nunca foram observados no interior do Rio Grande.
           Acontece que muitos papagaios foram fugindo. Outros foram abandonados por seus proprietários. Os bichinhos foram se agrupando e formaram uma verdadeira colônia, em Porto Alegre e em cidades próximas. Já é comum as pessoas assistirem a passagem de verdadeiros bandos pelos céus da Capital.

        Mas a situação começa a preocupar o IBAMA. Há receio de que as aves cheguem às regiões onde vivem espécies locais ameaçadas, como o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo. Eles vivem em áreas da serra e do noroeste do RGSul.
 

Fogo destroi estrutura do Natal de Gramado

          A tristeza que Londrina experimentou há pouco tempo, com a destruição do Teatro Ouro Verde pelo fogo, foi vivida ontem pelo povo da cidade turística de Gramado, no Rio Grande do Sul. Como aqui em Londrina, o incêndio de grandes proporções ocorreu numa tarde de domingo (ontem) e deixou a população da cidade profundamente entristecida. Um enorme galpão, localizado no Centro de Eventos da ExpoGramado, foi todo destruído e, dentro dele, estava guardada grande parte da decoração do "Natal Luz", uma festa que todos os brasileiros se acostumaram a ver durante o  mês de dezembro, em todos os jornais de TV.





          Não sobrou praticamente nada. Até o Papai Noel  de cinco metros, que ficava na entrada da cidade foi destruído.  A principal Árvore de Natal que era colocada da rótula da Avenida das Hortências com a Borges de Medeiros, foi toda consumida pelas labaredas. Também desapareceram as renas, as arquibancadas, as guirlandas e toda a estrutura usada para decorar as ruas da cidade. A maior parte do materal usado era altamente inflamável (garrafas pet e espuma) o que contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente.
           Por sorte, os carros alegóricos e alguns outros materiais do desfile de Natal estavam guardados em outros dois pavilhões e escaparam do fogo.
           O que está chamando a atenção das autoridades é que o galpão não estava totalmente terminado e não dispunha de instalação elétrica. Isso abre a possibilidade de que o incêndio tenha sido criminoso. Até porque,  foram encontrados diversos focos de fogo espalhados pelo local.

Morreu o solitário George

         Com idade estimada em mais de 100 anos, morreu ontem  o Solitário George, a última tartaruga gigante de sua espécie (Geochelone Abigdoni), que foi encontrada morta no centro de criação de tartarugas terrestres da ilha Santa Cruz, segundo informou o Parque Nacional Galápagos, em comunicado oficial.
          Muitas tentativas foram feitas para que George se reproduzisse, mas sempre sem sucesso. Com sua morte, se extingue a espécia da ilha Pinta, de onde era originária. O ambiente era de total tristeza quando dois funcionários do Parque Nacional carregaram o animal morto numa maca (foto abaixo).

          Os equatorianos querem agora realizar um seminário internacional, no próximo mês de julho, para elaborar uma estratégia de manejo das populações de tartarugas.
         

O bom começo do Arapongas

             Conversei, hoje por telefone, com amigos de Pelotas (minha terra natal) e todos me falaram muito bem do time do Arapongas, que ontem esteve por lá, jogando com  o Brasil, pela primeira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Eles acham que o 0 a 0 foi justo, mas dizem que a equipe paranaense teve chances até para vencer a partida.
           A presença do experiente Fabiano Eller  (foto acima) na zaga do Brasil de Pelotas foi um dos obstáculos encontrados pelo Arapongas no jogo de estréia na Série D. O pessoal de lá achou que só faltou ao time paranaense um pouco mais de força ofensiva. Atrás e na meia-cancha, o Arapongão esteve muito bem.
           Mas é bom os araponguenses não se empolgarem muito com o ponto conquistado, porque vão encontrar muitas dificuldades ao longo da disputa. O próprio time do Brasil (foto acima) não mostrou toda a sua força no jogo de ontem, porque teve que se preservar um pouco. O Xavante tem um jogo de vida ou morte no meio da semana, na sua luta para voltar à Primeira Divisão Gaúcha. No returno, aqui em Arapongas, certamente vai jogar muito melhor do que o fez ontem.