Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"Pérolas" que o Facebook nos traz


        O assunto das últimas horas no Facebook é o "fim do mundo" programado para amanhã. Em meio as brincadeiras, "pintou" esta postagem da nossa querida Taisa Juglair, que nos manda de Joinville o "programa" para o inusitado evento. Genial.

Afinal, como será o fim do mundo ?

       O dia marcado é amanhã, 21/12/2012. Mas o que ninguém sabe explicar ao certo é como é que o fim do mundo vai acontecer. Tenho lido as coisas mais esdrúxulas possíveis. Nenhuma pode ser considerada como possível de acreditar. São na verdade, grandes absurdos.

                                  Alienígenas vão sair de dentro desta montanha na França

       Na França, por exemplo, o que se diz é que a montanha Bugarach vai se abrir, quando o calendário maia se encerrar, nesta sexta-feira. De dentro da montanha sairão alienígenas e os humanos que estiverem por perto poderão ser levados por uma espaçonave. Por via das dúvidas, centenas de policiais foram enviados para a cidade de Bugarach, que tem apernas 200 habitantes. O acesso ao local está fechado e os moradores receberam passes especiais para transitar pelo vilarejo.
       Na China, a polícia prendeu quase mil integrantes do grupo cristão Deus Todos Poderoso, porque eles estão espalhando boatos sobre o fim do mundo. A seita apocalíptica prevê que a partir de amanhã vão ocorrer três dias de escuridão. Na província de Hebei, Liu Qiyan construiu sete esferas de vidro, com capacidade para 14 pessoas cada uma. O agricultor afirma que elas poderão boiar, em caso de inundação, e estão equipadas com oxigênio e suprimentos.


           Em São Paulo, na Avenida Paulista(foto), apareceu até um "profeta". Danilo de Matos, de 49 anos, se diz um mensageiro de Deus e garante que o "Livro da Verdade" será aberto amanhã. "A  partir do alinhamento dos planetas, tudo acontecerá. O pior será nos Estados Unidos, no Canadá e na Rússia. Aqui no Brasil, quem quiser se salvar deverá correr para as montanhas" - grita a todo o instante o ex-motorista, que largou a carreira para se dedicar a uma "causa espiritual".
         Mas quando alguém lhe perguntou a que horas ocorreria a tragédia, o homem respondeu com a maior cara de pau: "É bom acordar cedo."
      

E ainda tem gente que assiste

       Vivemos o "tempo do oba, oba" no futebol. Reclama-se o ano inteiro que o calendário judia demais dos jogadores, prejudicando os profissionais e o futebol brasileiro na sua totalidade. Mas é só acabarem os jogos oficiais, para os próprios jogadores tratarem de organizar as tradicionais peladas de fim de ano. Todo o dia estão mostrando futebol na televisão, sob as mais variadas desculpas, geralmente filantrópicas.
       Ontem mesmo tinha bola rolando pra todos os gostos. Na Bandeirante, a aparentemente decadente Seleção Brasileira Feminina  jogou novamente contra a Dinamarca, num inexpressivo  torneio. Jogo ruim a bessa.
      No SporTV, a "marmelada" arranjada por Ronaldo e Zidane, com muitos nomes famosos. A mistura é total. Tem velhos como Zico, novos como Lucas, craques que já pararam, meninos que estão começando e tem até jogador de futsal no meio, como o Falcão. É lógico que surgem jogadas bonitas, porque os caras que estão ali sabem jogar futebol. Mas não há emoção de verdade, não há jogo pra valer.
      O máximo que eu aguentei foram cinco minutos em cada partida. Não sei como é que ainda tem gente que se emociona vendo este circo do futebol.

O "abacaxi" que espera Elber

         Acompanhando o andamento desta polêmica que envolve a colocação de azulejos nos sanitários do Estádio do Café, fico imaginando como será difícil o trabalho do ex-jogador Elber, que acaba de ser nomeado pelo novo prefeito Alexandre Kireeff para comandar a FEL (Fundação do Esporte de Londrina).
       Todo este barulho que se estendeu por muitos meses foi por causa de míseros R$ 130 mil, valor orçado para a realização do trabalho. Faz mais de um ano que a Federação Paranaense de Futebol solicitou a obra, mas as autoridades londrinenses passaram o 2012 inteiro brigando com os problemas de falta de dinheiro.
        Tomara que o Elber Giovane de Souza tenha sido bem avisado sobre as dificuldades que enfrentará. Desde que foi criada a Fundação para substituir a Ametur, tem ficado a cada ano mais difícil fazer esporte em Londrina. O Elber que não seja bôbo e cobre desde agora o apoio do prefeito Kireeff, que não lhe deu um presente, mas um baita abacaxi para descascar. Trabalhar sem dinheiro é impossível.

É hora de rezar por Dominguinhos

        O cantor, músico e compositor José Domingos de Moraes, o conhecidíssimo Dominguinhos, continua internado no Hospital Santa Joana, no Recife, com um quadro sério e infecção respiratória e arritmia cardíaca. Ele está desde segunda-feira no hospital, passando por um tratamento com antibióticos e muitos "cuidados intensivos".  O artista vem lutando já há algum tempo contra um câncer de pulmão.


        A família de Dominguinhos está pedindo "orações e pensamentos positivos" e destaca que "o apoio popular é de grande importância".  O artista tem 71 anos e é autor de grandes sucessos, como "De volta pro aconchego", "Gostoso demais",  "Tenho sede" e o clássico "Eu só quero um Xodó", que faz sucesso desde 1973.
       Ainda no último dia 13, Dominguinhos homenageou Luiz Gonzaga, que lhe deu a primeira sanfona, quando tinha apenas 13 anos.  Por ocasião do centenário de seu protetor, Dominguinhos deu entrevistas, cantou e posou para os fãs (foto), mostrando a disposição de sempre. Mas quatro dias depois, teve que ser internado.

Morre mais uma artista da televisão

       O ano de 2012 levou muita gente boa embora, especialmente no campo das artes. E hoje lá se foi mais uma querida atriaz, a veterana Thelma Reston, de 73 anos, que se destacou em diversas novelas da Globo. Seu último trabalho acho que foi em "Aquele Beijo", em que ela fez a engraçada D.Violante, que era uma ladra contumaz.

    
           Thelma estava internada no Hospital São Lucas, no Rio, onde lutava contra um câncer. O velório está sendo realizado agora à tarde, no Cemitério São João Batista, e o corpo será cremado amanhã.
           O começo de Thelma na TV foi em 1975, em "Gabriela".  Depois, se destacou em muitas outras novelas, como "Toma lá, dá cá" e "Negócios da China". Também brilhou no cinema e nos teatros, incluindo "lua de Cristal", com Xuxa.
         Tomara que Thelma Reston tenha sido a última artista a nos deixar este ano.
 

Brasileira foi a 5ª no Miss Universo

        A Miss Brasil Gabriela Markus ficou na quinta colocação no concurso Miss Universo, realizado ontem em Las Vegas, no Planet Hollywood Hotel e Cassino. A gaúcha foi muito aplaudida e concedeu muitos autógrafos, após o desfile.


       A candidata da casa, Miss Estados Unidos (foto acima), foi a vencedora. Olivia Culpo é portanto a nova rainha da beleza universal. A filipina Janine Tugonon ficou em segundo, com a venezuelana Irene Esser Quintero em terceiro e a australiana Renae Ayris em quarto.


      O concurso de Miss Universo foi mais uma vez transmitido ao vivo pela  TV Bandeirantes, com o comando de Adriane Galisteu. Como sempre faço, curti tudo. Os desfiles de beleza são uma das poucas coisas bonitas que ainda se conservam charmosos e elegantes.