Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 6 de março de 2012

Juiz empurra e o Vasco vence

          O árbitro argentino Diego Abal expulsou um jogador do Alianza Lima e marcou três penaltis para o Vasco, que ganhou do time peruano, agora à noite no Estádio São Januário, por 3 a 2. Foi um drama, mas o time brasileiro conseguiu sua primeira vitória na Libertadores da América. Pode se dizer que foi um jogo maluco, por tudo o que aconteceu. Renda de R$ 541.285, para um público total de 14.327 torcedores (11.439 pagantes).

          Dos três penaltis anotados, Alecsandro desperdiçou dois, acertando a trave peruana em ambos os lances. Mas o Alianza colaborou com um gol contra de Christian Ramos. Os outros dois do Vasco foram marcados por Dedé e Juninho Pernambucano (de penalti). Para os peruanos, Charquero e Ibañez foram os marcadores. Vale ressaltar que o Alianza jogou todo o segundo tempo com um homem a menos, já que o zagueiro Carmona foi expulso logo aos dois minutos, porque meteu a mão na bola dentro da área, no primeiro penalti que Alecsandro perdeu.

****** No Uruguai, no Estádio Centenário, o Peñarol só empatou com o Universidad do Chile, por 1 a 1, complicando-se definitivamente, porque esse foi o primeiro ponto que marcou em três jogos.          

Shakira vem para a Copa 2014

           A cantora Shakira, que é namorada do zagueiro espanhol Gerard Pique, campeão do mundo, garante que virá ao Brasil para a Copa de 2014. Shakira foi a intérprete da música tema da última Copa do Mundo e cada vez está mais ligada ao futebol.
                                    Shakira com o namorado, o craque espanhol Pique
           Depois de elogiar Ivete Sangalo e Pelé, a cantora colombiana lembrou seu encontro com a presidente Dilma Rousseff, a quem presenteou com um violão. Ela garante que não perde a Copa no Brasil "por nada neste mundo".

Whitney ainda não descansa em paz

       A cada astro norte-americano que morre, surge sempre a possibilidade de que se trate de um assassinato. Como se os grandes artistas não tivessem o direito de morrer em paz. Vejam o que está acontecendo agora em Los Angeles. Uma delegacia tem recebido seguidas ligações e e-mails de pessoas que afirmam ser familiares de Whitney Houston e que acreditam que ela tenha sido assassinada.
   Uma destas pessoas garante que tem base para fazer a afirmação. Outra afirmou que Whitney foi morta por um parente. Mas o delegado responsável pelo caso já afirmou que não havia nenhum sinal de crime. Apesar disto, ele garante que a causa oficial da morte não será determinada  até que os resultados toxicológicos de exames realizados sejuam analisados.
        O fato é que Whitney Houston, que foi encontrada morta dentro de uma banheira, no quarto do hotel onde estava hospedada, em Los Angeles, no dia 11 de fevereiro, ainda não descansa em paz.

Marco Aurélio Garcia exagerou

      Nesta lamentável episódio provocado pela descompostura do secretário-geral da Fifa, tenho ouvido as mais diversas reações do povo brasileiro. Todo mundo se revoltou quando Jérôme Valcke disse que "os brasileiros precisam levar um chute na bunda". Desde então, o governo está tomando as providências cabíves e até exigindo o afastamento deste francês, que aqui se transformou em "personna non grata".
       Mas acho que o secretário especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, passou da conta quando disse ao jornal "O Estado de São Paulo" que "esse cara é um vagabundo". Sei que todos no País tiveram vontade de chamar Valcke de "vagabundo" ou até de coisa pior. Porém, para um secretário de governo, a expressão não pegou bem. Não vamos nos nivelar a esse empregadinho do presidente da Fifa.

Fifa pede desculpas ao Brasil

         Chegou a carta que o Brasil esperava, do presidente da Fifa Joseph Blatter, pedindo desculpas pelo destempero do seu secretário-geral Jérôme Valcke. O Blatter não fez mais do que sua obrigação. Mas o que eu quero saber é se esse mal-educado secretário vai continuar vindo ao nosso País para tratar de assuntos da Copa 2014.
          O governo brasileiro tem que manter a sua posição, exigindo um outro interlocutor para as negociações. Blatter diz na carta que pretende vir ao Brasil, para conversar com a presidente Dilma. Particularmente, eu acho que ela tem mais o que fazer do que ficar discutindo com esse "negociante do futebol." E quanto mais longe desta gente, melhor para o governo brasileiro. Não se iludam, esse Blatter é um "baita vaselina". Cheio de conversa fiada.

Paranavaí muda o técnico de novo

        O Paranavaí, desesperado para escapar do rebaixamento, resolveu trocar outra vez de treinador. Richard Malka será apresentado amanhã, como terceiro técnico do Vermelhinho nesta temporada. Ele já trabalhou no clube, como fisicultor, mas seu destaque maior foi obtido como treinador do Roma Apucarana, chegando ao título da Segundona em 2010. Até recentemente, ele estava trabalhando no Rondonópolis (MT).
        Tenho muita simpatia pelo Atlético Clube Paranavaí mas, pelos jogos que assisti até agora, acho que ele tem escassas chances de escapar da queda para a Segundona. Aquela defesa que a gente viu domingo, contra o Londrina, não segura ninguém.

Inter se fecha; Muricy pressiona o juiz

             O técnico Dorival Junior, que não é bôbo nem nada, já sentiu que o Santos está afim de jogo e vai fechar o meio-campo do Inter, quinta-feira na Vila Belmiro, quando os dois times se enfrentarão pela Libertadores da América, no primeiro grande jogo do torneio que o Brasil assistirá.
             Os argentinos Guiñazu e Bolatti estão escalados, e o garoto Elton será o terceiro volante, com Oscar e D'Alessandro atuando pelas meias e Leandro Damião lá na frente. Mas Dorival Junior garante que além do avanço constante de Oscar e D'Alessandro, o Colorado dará liberdade para os laterais Nei e Kleber apoiarem o tempo todo.
          Já o Santos manterá o time que derrotou o Corinthians no domingo. Borges, que sofreu um corte na cabeça, já está bom e vai jogar. Mas o técnico Muricy Ramalho já começou a chorar. Ele reclama da escalação pela Conmebol do árbitro Evandro Rogério Roman (foto) para apitar a partida. Pura bobagem pois Evandro viveu a vida inteira no Paraná, apesar de ter nascido no Rio Grande do Sul. Acho que toda a vez que um treinador fizesse uma insinuação maldosa como esta, ele deveria ser punido. No fundo, Muricy está é pressionando antecipadamente o apitador da Federação Paranaense. É mau-caratismo puro.

A Nova Gabriela

        Juliana Paes será a Gabriela na nova versão da novela que fez tanto sucesso em 1975. Ontem, ela roubou a cena, durante a festa de apresentação da nova programação da Globo, em São Paulo. Com uma saia vermelha, uma blusa transparente e um sutiã de oncinha, ela chamou a atenção por onde passou. Juliana se prepara com capricho para dar vida a Gabriela no remake da novela.  Vai emplacar.

As novas Damas de Ferro

        Em meio as discussões dos últimos dias, sobre protecionismo e defesa comercial, as chefes de governo do Brasil, Dilma Rousseff, e da Alemanha, Angela Merkel, mostram que são as mais legítimas sucessoras de Margaret Thatcher. São as novas "Damas de Ferro" do Mundo. Inteligentes, fortes e muitas vezes até atrevidas, elas têm dado um show e mostrado aos homens como se governa no Mundo Moderno.

          Repito o que já afirmei algumas vezes neste blog: não sou petista e nunca fui fã de Dilma. Mas assim como já me orgulhei de algumas conquistas de Lula, me sinto também orgulhoso em relação ao comportamento de nossa atual presidente.
           Imagino se fosse um homem que estivesse nos representando nesta visita a Alemanha, enfrentando dirigentes germânicos. A esta altura já estaria abraçando os alemães e se desculpando por ser contrário as posições deles. Dilma, entretanto, vem sustentando nossas posições nossos interesses, como uma verdadeira estadista.
            Abrindo um parênteses, faço questão de destacar o incidente ocorrido na Alemanha, logo após a chegada da presidente brasileira. Nas solenidades iniciais, uma barra de ferro caiu sobre o pé de Dilma, provocando uma pequena lesão. Coisas que acontecem.  Mas imagino se tivesse acontecido no Brasil, como teria sido a reação.       

Libertadores terá dois clássicos

               Os seis clubes brasileiros que estão disputando a Copa Libertadores têm jogos marcados para esta semana. Mas duas partidas chamam a atenção: Boca Juniors x Fluminense, amanhã na Bombonera, às dez da noite no nosso horário, e Santos x Inter, quinta-feira na Vila Belmiro, às 20 horas. São verdadeiros clássicos que colocam em ação tradicionais forças da America do Sul.
                Os outros clubes brasileiros enfrentam adversários que não têm a mesma tradição. Hoje já tem jogo: Vasco x Alianza de Lima, no Rio. Corinthians x Nacional do Paraguai é  o jogo de amanhã. E na quinta, o Flamengo recebe o Emelec, do Equador.
                 Pra falar bem a verdade, não senti pegada nos times brasileiros na primeira rodada. Vamos ver se eles se explicam a partir de agora. Afinal, brigaram tanto para entrar no torneio.

Sexta economia do Mundo

             O  PIB brasileiro cresceu menos do que a média mundial que, segundo o FMI, foi de 3,8%.  O Brasil cresceu apenas 2,7%, (R$ 4,1 trilhões) mas isso foi suficiente para elevá-lo à condição de sexta economia do Mundo. Crescemos mais que países  como  Estados Unidos (1,7%), França (1,7%), Reino Unido (0,8%), Espanha (0,7%), Itália (0,4%) e Portugal (-1,5%).
            Se entendi bem, o que na realidade nos levou a ser a sexta potência mundial foi muito mais a queda dos grandes do que a nossa própria evolução. De qualquer forma, passamos a frente da Grã-Bretanha, com toda aquela pose dos ingleses. Quer melhor do que isso ?
               Todos estes dados foram anunciados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o tão badalado IBGE.