Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Corinthians e Vasco vencem

         Corinthians e Vasco ganharam seus jogos de hoje à noite pela Copa Libertadores da América. No Pacaembu, com 31mil torcedores, o Timão derrotou o Cruz Azul, do México, com um gol marcado por Danilo (foto) no primeiro tempo. O Corinthians foi muito melhor mas não conseguiu ampliar o marcador. E no final, os mexicanos pressionaram. O importante é que o Alvinegro agora é o lider do Grupo 6, com 8 pontos.
         Em São Januário, de uniforme azul, o Vasco ganhou do Libertad do Paraguai (foto à direita), por 2 a 0. O jogo estava difícil, mas Juninho marcou o primeiro e aí ficou mais fácil. O segundo foi de Alecsandro. Com a vitória, o time carioca igualou-se ao próprio Libertad na liderança do Grupo 5, com 7 pontos.

Palmeiras ganhou com sobras

         O Pameiras está na segunda fase da Copa do Brasil. Ganhou do Coruripe, de Alagoas, por 3 a 0, esta  noite no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, jogando um futebol tranquilo e muito superior ao que foi mostrado pelo adversário. Mas no primeiro tempo não tivemos gols.
    Como sempre, Marcos Assunção(foto) cobrou uma falta e fez 1 a 0, abrindo o caminho para a vitória, aos 10 minutos do segundo tempo. Quatro minutos depois, Barcos já fez 2 a 0, e o terceiro foi marcado por Juninho. Está num bom rítmo o time de Luis Felipe Scolari.


*****  No Canindé, depois de um apagão que quase impediu a realização do jogo, a Portuguesa finalmente fez uma boa partida, goleando o Cuiabá por 4 a 0 e se classificando para seguir na disputa da Copa do Brasil. Na próxima etapa, a Lusa enfrenta o Juventude, de Caxias do Sul.


*****   Em Fortaleza, com três gols de Jailson, o Fortaleza eliminou o Comercial, do Piauí, vencendo por 3 a 0 e se classificando para a segunta etapa da Copa do Brasil.


*****  Outro time que se classificou esta noite foi o ASA, de Arapiraca, que jogando em casa derrotou o Santa Quitéria, do Maranhão, por 2 a 1, com gols de Lucio Maranhão e Didira, descontando Galvan para os maranhenses. O Asa já havia vencido o primeiro jogo, por 3 a 2.


***** Também o Goiás vai para a próxima fase da CB. Esta noite em Goiania, fez 3 a 0 no Paulista de Jundiaí. Ramon, Ricardo Goulart e Rafael Toloi marcaram os gols. Na etapa seguinte, o Goiás pega o America Mineiro.


***** E a Chapecoense também se garantiu hoje, derrotando em seu reduto o São Mateus, do Espírito Santo, por 3 a l. Os catarinenses haviam perdido o primeiro jogo por 2 a 1. Agora, a Chapecoense vai pegar o forte Cruzeiro de Belo Horizonte.

Grêmio complica, mas se classifica

     O Gremio escolheu o caminho mais complicado, levou um gol logo aos 11 minutos, marcado pelo centroavante Lelê, em mais uma falha de Victor, e teve que correr atrás do prejuizo. Mas acabou empatando aos 34', através de Marcelo Moreno(foto) e, logo em seguida as coisas ficaram mais fáceis, porque Lelê foi expulso por uma jogada violenta, e o River Plate, do Sergipe, ficou com um homem a menos.
     No segundo tempo, mesmo com a superioridade numérica, o Grêmio só desempatou aos 31 minutos, através de Werlei. E Léo Gago, de falta, fechou o placar aos 39'. Porém, o Tricolor Gaúcho mais uma vez não jogou bem.


***** A Ponte Preta, jogando em Campinas, goleou o Sapucaiense-RS, por 5 a 2, e também passou a segunda fase da Copa do Brasil. Enrico (3), Roger e Rodrigo Pimpão marcaram para a Macaca. Rodrigo e Dudu fizeram os gols do time de Sapucaia do Sul.

Inter arranca um bom empate

          O Inter conseguiu um bom resultado, agora à noite em La Paz, empatando em 1 a 1 com o The Strongest, que ganhava até os 43 minutos do segundo. A altitude pesou e o time gaúcho parecia preso, especialmente no começo do jogo. Mas acabou se soltando quando foi preciso, e volta lider da Bolívia, com 7 pontos. O The Strongest também tem 7 pontos, mas o saldo do Inter é melhor. O Santos é o terceiro deste Grupo 1, com 6 pontos, e amanhã na Vila Belmiro pega o lanterna Juan Aurich, que não ganhou nem um ponto até aqui.
    Ramalho fez o gol boliviano, aos 45 segundos da etapa complementar, e o tento de empate dos brasileiros foi de autoria de Gilberto, num cruzamento de Nei. Leandro Damião, que aparece aqui entre dois bolivianos, desta vez não marcou.

Oscar é do São Paulo. Será que é justo ?

         No jogo que o Inter realizará está noite em La Paz, o meia Oscar provavelmente estará fazendo a sua despedida do clube. É que o Tribunal Regional de Trabalho de São Paulo (talvez até alguns tricolores) deu ganho de causa ao clube do Morumbi neste rumoroso caso que envolve o jogador. E mandou a CBF  e a Federação Paulista restabelecerem o contrato de Oscar com o São Paulo.
         Tão logo a CBF altere os registros, Oscar não poderá mais defender o Inter. Talvez o jogo de hoje, com o The Strongest, seja o último dele com a camisa colorada.
          Pode ser até que a Justiça esteja certa, mas existe um aspecto sacana em tudo isso. O São Paulo nunca deu valor a Oscar quando ele estava no Morumbi. Em 2009, o jogador entrou na Justiça e ganhou. Foi embora. Agora que se tornou um jogador de Seleção Brasileira, o São Paulo briga por ele e a Justiça lhe dá razão. Moralmente, não parece ser uma decisão justa.

Atlético perde goleiro por 3 semanas

         O goleiro Rodolfo (foto), único jogador do Atlético Paranaense que jogou todas as partidas que o Rubronegro disputou no Campeonato Paranaense, sofreu uma lesão na mão e deve desfalcar o time por três semanas. O técnico Juan Carrasco provavelmente escalará Vinicius com a camisa 1 nos próximos jogos. Formado nas categorias de base do Atlético, Vinicius foi emprestado a outras equipes e voltou este ano. Mas é um jogador "marcado" no Furacão, porque na final de 2008 ele falhou no gol que deu o título daquele ano ao Coritiba.

          Particularmente, acho que será bom para o técnico Carrasco testar outro goleiro. O Rodolfo não me passa confiança. Reclama de toda a bola que é chutada contra o seu gol.  Não é para defender as bolas chutadas contra seu gol que ele está ali ?  Aqui em Londrina, nos 3 a 0 que o Furacão levou do Londrina, ele também não foi bem.  Vamos ver como está o Vinicius.

São Paulo parou para ver

        As mulheres estão fazendo qualquer coisa para ganhar dinheiro. Hoje, em plena quarta-feira movimentada, a ex-panicat Aryane Steinkopf tirou a roupa e saiu caminhando, completamente núa, entre os carros, numa rua de grande movimento de São Paulo.  A ousadia faz parte de um ensaio para a revista "Playboy" do mês de abril.


       No local, não havia figurantes, mas apenas pessoas comuns, que se surpreenderam e pararam para ver aquela baita loura caminhando entre os carros em movimento. Também fez pose retocando a maquiagem e posou sobre um viaduto.

Muamba melhora e Bolton volta

        Com as notícias de que o jogador Fabrice Muamba começa a melhorar, inclusive fazendo alguns movimentos e dizendo algumas palavras, seu pai Marcel e sua noiva Shauna solicitaram aos dirigentes do Bolton que o time siga suas atividades no Campeonato Inglês e na Copa da Inglaterra. E o pedido foi atendido pelos diretores do clube.
        O Bolton já anunciou que dará sequência à partida com o Tottenham, que foi paralizada quando Muamba teve o mau súbito, aos 41 minutos do primeiro tempo, com o placar de 1 a 1. A partida pertence a Copa da Inglaterra.
         Também está confirmado que o Bolton enfrentará o Blackburn, sábado às 12 horas (de Brasília), contando pontos pelo Campeonato Inglês. Os jogadores do elenco já estão mais animados, certos de que Muamba voltará ao convívio de todos.
         

Veja aqui como andam as torcidas

         O site ParanáOnline publicou uma pesquisa  sobre os clubes de maior torcida no futebol paranaense. Os times do Interior nem aparecem na matéria. Segundo a Pluri Consultoria, o Atlético tem 1,2 milhão de torcedores (100 mil moram fora daqui) e o Coritiba 1,1 milhão, também com 100 mil morando em outros estados. Já o Paraná Clube teria apenas 300 mil torcedores.
                                        Os atleticanos são a maioria no Paraná
         Certamente, os dados anunciados são discutíveis, mas a matéria traz detalhes importantes, como o fato de que dos 192 milhões de habitantes do Brasil, 151 milhões já têm seu time do coração. Os clubes curitibanos utilizam slogans para tentar alcançar mais torcedores. O Atlético adota o "Te sigo em toda a parte". E o Coxa diz "Amo minha terra, torço pelo meu Estado", certamente tentando impedir que os paranaenses torçam por equipes de outros estados.
           Dos 10.400 milhões de habitantes do Paraná, 4.500 milhões torcem por times de fora e 3.400 milhões não torcem por time nenhum. Portanto, só 2,5 milhões são torcedores de equipes paranaenses. Considerando-se que 2,3 milhões são adeptos dos clubes da Capital, sobram apenas 200 mil para torcer pelo Londrina e demais clubes interioranos.
          Nosso universo é muito pequeno, quando se recorda que o Flamengo tem 29.200 milhões de adeptos e o Vasco 8,8 milhões. O Corinthians tem 25.100 milhões de torcedores. O São Paulo 16.200 milhões e o Palmeiras 12.300 milhões na sua galera.

Viva Elis, com Maria Rita

        Para músicos, atores, amigos e jornalistas, a cantora Maria Rita fez anteontem a pré-estréia do show que homenageia sua mãe, Elis Regina. No palco do Viva Rio, ela lembrou a trajetória da maior cantora que o Brasil já teve. Cantou, brincou, lembrou os grandes sucessos e, quando começou a cantar "Se eu quiser falar com Deus", chorou pra valer. Foi um momento de rara emoção, que certamente será revivido muitas vezes no show, quem tem estréia nacional marcada para este sábado em Porto Alegre, terra de Elis.

       Maria Rita e seu irmão João Marcello Bôscoli decidiram que a hora certa para dar forma ao projeto "Viva Elis", patrocinado pela Nívea, é esta, quando se completam três décadas da morte da grande cantora.
        Na pré-estréia, toda de branco, Maria Rita abriu o show com "Imagem", música de Luiz Eça e Aloysio de Oliveira. A emoção já tomou conta da platéia, quando ela cantou os versos"É de vocês o meu cantar, só pra vocês nosso cantar".
         De show para show, as músicas podem variar mas, basicamente, o repertório é este: Imagem, Arrastão, Como Nossos Pais, Vida de Bailarina, Bolero de Satã, Águas de Março, Saudosa Maloca/Agora Tá, Ladeira da Preguiça, Vou Deitar e Rolar, Querelas do Brasil, O Bêbado e o Equilibrista, Menino/Onze Fitas, Me Deixas Louca, Tatuagem, Essa Mulher, Se Eu Quiser Falar com Deus, Zazueira, Alô Alô Marciano, Aprendendo a Jogar, Doce de Pimenta, Morro Velho e O que Foi Feito/Maria Maria.
          Dá para perder um show como este ?
         
       

As "festinhas" de Jô acabam na Polícia

        O atacante Jô, aquele mesmo que se formou no Corinthians, foi para o Exterior e hoje joga no Internacional, completou 25 anos na segunda-feira. Talvez esta tenha sido a razão dele ter abandonado a delegação horas antes da viagem para a Bolívia, onde o Inter joga hoje. Ninguém entendeu a princípio o gesto do jogador, que tem tido oportunidades de entrar no time em quase todos os jogos
                            Jô não quis conversar com o imprensa, ontem no Beira-Rio
        
             Mas Jô queria mesmo é comemorar o seu aniversário. Ele fez uma festa tão barulhenta que os seus vizinhos, na Vila Jardim, em Porto Alegre, chamaram a Polícia. E aí todos no clube ficaram sabendo que já existiam quatro ocorrências na Polícia Militar, com queixas dos vizinhos pelas constantes festinhas.
          Na casa em que Jô mora, residiu a ex-governadora Yeda Crusius, o que dá uma idéia do elevado nível do imóvel. E esse rapaz vai acabar perdendo esta vida confortável, porque o diretor técnico do Inter, o ex-jogador Fernandão, garante que vai ter uma conversa definitiva, "olho no olho", com Jô. Pelo jeito, "sujou".

É aqui que se aprende a ser presidente

         O Colégio Militar de Porto Alegre completa amanhã 100 anos de existência. Quem entra no Colégio se depara com letreiros extremamente significativos: "CMPA - Colégio dos Presidentes".
 E não há nenhum exagero, pois a escola formou cinco presidentes da República. A primeira turma tinha 80 alunos , que ingressaram em 1912. Dois deles viriam a ser presidentes do Brasil: Humberto de Alencar Castelo Branco e Arthur da Costa e Silva, ambos marechais do Exército. Nesta primeira turma estava também o marechal Amaury Kruel, que depois seria ministro da Guerra (comandante das Forças Armadas). E a cada turma o Colégio Militar de Porto Alegre formava novos futuros presidentes, como Emílio Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.
     O CMPA é o segundo mais antigo do gênero. Perde em antiguidade apenas o CM do Rio de Janeiro, fundado em 1889, com a República. Mas hoje tudo é bem diferente na escola portoalegrense. Os tempos são outros. Desde 1989, o Colégio aceita meninas. Dos 1.100 alunos atuais, 43% são do sexo feminino. Quem sabe qualquer dia sai uma mulher presidente de lá ?