Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vasco vence. Corinthians empata

       O Vasco obteve uma vitória muito importante, esta noite,  pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Derrotou o Lanus, da Argentina, em São Januário, por 2 a 1. Mas a vantagem poderia ter sido maior, porque o time carioca fechou o primeiro tempo ganhando por 2 a 0, com gols de Alecsandro e Diego Souza. No segundo tempo, os argentinos reagiram e conseguiram descontar, através de Regueiro. Apesar do triunfo, o time vascaíno saiu do gramado vaiado.


        Já o Corinthians, jogando em Guayaquil, no Equador, empatou com o Emelec (foto) sem abertura de contagem. O Timão até poderia ter conseguido um resultado melhor, mas Jorge Henrique irresponsavelmente recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso, aos 18 minutos do segundo tempo, deixando seu time em situação difícil. O Emelec botou pressão no final, mas o time paulista segurou o empate. Muito boa a atuação do goleiro Cássio, que estreou no Corinthians.

Copa do Brasil: Furacão bate o Cruzeiro

        O Atlético Paranaense continua brilhando na Copa do Brasil. Agora à noite, na Vila Capanema, em Curitiba, ganhou do Cruzeiro de Belo Horizonte, por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas-de-final. Edgar Junio marcou o gol da vitória atleticana, no primeiro tempo. O Furacão só precisa de um empate no jogo da volta, dia 9 em Minas Gerais.

****** Em Campinas, o São Paulo foi derrotado pela Ponte Preta, por 1 a 0. O gol foi  de Roger e o Tricolor vai precisar da vitória no jogo da volta, que será disputado no Morumbi.


****** No outro jogo da rodada, no Barradão em Salvador, Vitória e Botafogo empataram por 1 a 1 (foto). Melhor para o Fogão, que só precisa empatar de zero a zero no jogo da volta para garantir a classificação.

Boca Juniors ganha no fim

          Com um gol marcado por Santiago Silva (ex-Corinthians) no último minuto, o Boca Juniors venceu o Unión Española, do Chile, por 2 a 1, na primeira partida da rodada desta noite pela Libertadores da América. Riquelme abriu o marcador, no primeiro tempo, mas Sebástian Jaime empatou para os chilenos. E o gol do alívio só veio no fim do dramático jogo disputado em La Bombonera, em Buenos Aires. O jogo da volta será na quarta-feira que vem, no Chile.
                   Santiago Silva (nº19) comemora o seu gol, que deu a vitória ao Boca

Grêmio está quase nas quartas

          Acho que nem o técnico Vanderley Luxemburgo esperava. Em pleno Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Grêmio fez dois gols nos primeiros 12 minutos e derrotou o Fortaleza por 2 a 0, agora há pouco, ficando muito perto das quartas-de-final da Copa do Brasil.
                              Marcelo Moreno comemora o primeiro gol gremista
          Com um início fulminante, o Grêmio surpreendeu o time cearense, que errou na defesa e permitiu que os gaúchos marcassem dois gols seguidos, aos 10 e aos 12 minutos. Marcelo Moreno fez o primeiro. Recebeu livre no interior da área e chutou rasteiro, no meio do gol. E o segundo foi de Marco Antonio, que acertou um chute sensacional, de fora da área.
          No jogo da volta, dia 10 em Porto Alegre, o Grêmio pode até perder para o Fortaleza, por um gol de diferença, que ainda assim estará classificado.

Real Madri, campeão espanhol

       O Real Madri ganhou agora a pouco do Atlético de Bilbao e conquistou pela 32ª vez em sua história o título de campeão espanhol. Higuain, Ozil  e Cristiano Ronaldo fizeram o placar de 3 a 0. O jogo foi Bilbao, no Estádio San Mamés. E aí pergunto eu: "Mas o bom não era o Barcelona "?

Sai La Niña, vem aí o El Niño

      Um boletim divulgado segunda-feira pela NOAA (Administração Nacional e Atmosférica), repartição do governo dos EUA para estudos metereológicos e climáticos, anunciou oficialmente que o ciclo do fenômeno La Niña, que provocou a estiagem em algumas áreas do Sul do Brasil, está acabado. O La Niña provoca o resfriamento das águas do Pacífico Central e responde por uma série de disturbios no clima de todo o planeta.
      Mas há o lado ruim das previsões. É que o "primo-irmão" do La Niña está chegando. Trata-se do El Niño, que provoca um efeito inverso, aquecendo as águas do Pacífico Equatorial. Ele traz outro tipo de desarranjo no clima planetário. Em suma, no segundo semestre poderemos ter chuva em excesso, com a volta das terríveis enchentes.  Mas isso só deve ocorrer no final do inverno

Chegou a Ioninha, que é de Tramandaí

          Com alegria registro a inclusão de mais um seguidor. Melhor dizendo, mais uma seguidora. Não conheço a Ioninha, mas ela me conta que mora em Tramandaí, um dos mais bonitos balneários do Rio Grande do Sul. É aposentada e me anexou a foto abaixo, com um lindo nenê no colo. Seja muito bem vinda, Ioninha !

O que fazer com nossa política ?

      Londrina inteira está preocupada com os rumos tomados pela política da Cidade. E com razão. Agora, é todo o dia políticos na cadeia. De manhã cedo já tem gente perguntando: "Quem vai em cana hoje?" Passou mesmo dos limites. E o pior é que todos sabemos que tem mais gente "habilitada" para se mudar para a Penitenciária Estadual.
      Comentando uma postagem que fiz ontem, sobre as novas prisões ocorridas, um leitor anônimo escreveu que "o ideal para Londrina seria ter um interventor, por quatro ou oito anos, até que acabe esta geração do rouba mas faz".
       Uma pena que ele não se identificou, porque o comentário foi inteligente e oportuno. Ele acha que "este interventor deveria ser escolhido pelas associações OAB, ACIL, Rural, Igreja e outras."  Diz que não é um expert no assunto mas afirma que alguma coisa tem que acontecer.
        Coloca também que "do jeito que está, se entrar um prefeito honesto, ele certamente encontrará resistência de sindicatos, servidores desonestos que nunca trabalham e só fazem política, principalmente assessores de alguns vereadores, de empresários que são favorecidos, do pessoal que não paga impostos, enfim, de um monte de gente."
          No final, pergunta o que eu acho de tudo isso ?
          Pois eu acho que aí está sintetizado o pensamento das pessoas sérias de Londrina. Confesso que tenho um certo receio quando se fala em "interventor". Acho que é porque esta palavra me lembra os tempos da ditadura. Mas que alguma coisa tem que acontecer rapidamente em Londrina não há a menor dúvida.
           É por isso que estou repassando a pergunta que me foi feita: O que é que os senhores acham de tudo isso ?  Por favor, me respondam.
      

Fora da final, Náutico promove vassourada

         Em todos os clubes é a mesma coisa. Perdeu ?  Vai pra rua. Com Santa Cruz e Sport Recife fazendo a final do Campeonato Pernambucano, a diretoria do Náutico já dispensou quase um time inteiro.  O técnico Waldemar Lemos foi embora no começo de abril, e hoje cedo, o Timbu mandou embora oito jogadores: o lateral-direito Marquinho, o lateral-esquerdo Jefferson, o zagueiro Ronaldo Conceição, os volantes Tozo e Lenon e os atacantes Doriélton, Henrique e Léo Santos.
              Ronaldo Conceição, Jefferson e Doriélton estão entre os dispensados
         E o falado "time inteiro" vai se completar nas próximas horas, porque a diretoria já anunciou que vai emprestar mais três jogadores que têm passe preso ao clube. São eles o zagueiro Diego Bispo, que deve ser cedido ao Ypiranga, do interior pernambucano; o volante Hélder e o meia Philip, pelos quais o Náutico está esperando propostas. A torcida exigiu e o Timbu vai entrar no Campeonato Brasileiro com um time novo.

Com qualquer roupa, ela é uma gracinha

      A cantora Paula Fernandes foi escolhida no mês passado, a celebridade mais mal-vestida, por um estilista de uma emissora de TV aberta. Alguns fãs de Paula ficaram revoltados. Ontem, durante a festa de 1º de Maio da Força Sindical, no Campo de Bagatelle(SP), ela rebateu as críticas, logo após deixar o palco: "O que importa é que, com as roupas que visto, eu me sinto bem quando saio de casa. Eu sou uma cantora, não sou modelo."

"Bonequinha" finalmente vai pra casa

      Carolina, o bebê que nasceu com apenas 360 gramas e medindo 27 centímetros está finalmente deixando o Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, para conhecer a sua casa. Ela nasceu no dia 16 de novembro do ano passado, com apenas cinco meses de gestação,  e era tão pequeninha que ficou conhecida no hospital como a "Bonequinha".
       O pediatra neonatologista Oswaldo Trindade, um dos que cuidaram de Carolina, disse que "é o menor bebê sobrevivente em peso do Brasil de que nós temos informação".  Carolina nasceu após sua mãe, a psicóloga Alexandra Terzi, com 24 semanas de gestação, apresentar elevação arterial, chegando a 24/13, e sofrer convulsão.  O pai, Thiago Fernandes Antunes, lembra que "um dedo da Carolina era da finura de um cotonete."
          No mundo, há registros de aproximadamente 70 casos de bebês que sobreviveram com peso abaixo ao de Carolina. Segundo os médicos, de 10 anos para cá, as chances de sobrevivência aumentaram, muito.
            A "Bonequinha" está indo pra casa hoje (foto), pesando 3,65 quilos e medindo 47 centímetros.
            Posso imaginar a alegria destes pais. Como já contei aqui no blog, meu filho caçula, Zé Ivan, nasceu com cinco meses e dez dias de gestação. Suas medidas não eram muito diferentes das de Carolina.

O ranking mais fajuto do mundo

       Uma tal de IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) ataca de vez em quando com seu ranking de clubes, invariavelmente cheio de absurdos. Hoje foi divulgado o novo ranking e como sempre, as primeiras posições são ocupadas por clubes europeus, ultimamente os espanhois. A surpresa é que desta vez a Universidad de Chile (LaU) aparece em terceiro lugar. A gente até fica imaginando que os chilenos pagaram  para sair lá em cima na lista.
        O ranking da IFFHS existe desde 1991. O Barcelona já liderou 44 vezes, o Milan 37 e o Manchester United 33. A informação é de que eles somam o número de pontos obtidos por cada clube e a cada 12 meses classificam de acordo com o total de pontos somados. Quem tem mais pontos é o primeiro do ranking e assim por diante. Um critério injusto, sem dúvida. Se o Cincão EC jogar todos os dias, sempre contra equipes fracas, logo ele estará entre o melhores do ranking mundial.
                                Para a IFFHS, o Vasco é o melhor time do Brasil
         Além da LaU, uma outra equipe sul-americana figura entre os dez primeiros: o Velez Sarsfield, da Argentina.  O melhor brasileiro está 10º lugar e não é o Santos, como se deveria imaginar. É o Vasco, que soma 235 pontos. O Santos está em 12º, com 217. O Flu é o 40º, Corinthians 44º, Inter 45º, Flamengo 68º, Botafogo 130º, Coritiba, 135º, São Paulo 193º, Palmeiras 213º, Grêmio 303º, Atlético Mineiro 328º e Atlético Paranaense 378º colocado.