Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Natação deu 10 medalhas de ouro ao Brasil

        Terminou a natação de piscina dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Falta apenas a maratona aquática, que é disputada no mar. E o Brasil superou até o que havia conquistado no Rio 2007. A modalidade deu 10 das 16 medalhas de ouro que o Brasil ganhou até agora neste Pan 2011. Um feito sensacional.
        A última prova foi o revezamento 4 x 100 medley, com novo show brasileiro, através de Guilherme Guido, Felipe França, Gabriel Mangabeira e melhor nadador da atualidade, Cesar Cielo. O tempo foi de 3m34s58.
        Thiago Pereira ganhou os 200 metros costas e conquistou sua 11ª medalha de ouro, em Jogos Pan-Americanos. É o maior ganhador de ouro do Brasil na história da competição.
         A Natação assume definitivamente a condição de modalidade que mais ganha medalhas de outo para o País em competições internacionais.

                         QUADRO DE MEDALHAS

Até  às 23h30m, a situação do quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara era a seguinte:    1º - ESTADOS UNIDOS - 41 de ouro, 41 de prata e 33 de bronze - Total - 115 medlhas
                 2º - BRASIL - 17 de ouro, 13 de prata e 19 de bronze - Total - 49 medalhas
                 3º - CABADÁ - 14 de ouro, 12 de prata e 17 de bronze - Total - 43 medalhas

Os resultados da Série B

      A vice-lider Ponte Preta deu mais um passo importante para subir para o Brasileirão 2012. Esta noite, em Campinas, a Macaca derrotou o Paraná Clube por 4 a 3. Os outros resultados de hoje pela Série B foram: Duque de Caxias 0 x Guarani 2, ASA 0 x Salgueiro 1, Vila Nova-GO 2 x Grêmio Barueri 2 e Boa Esporte 1 x Bragantino 2. A lider Portuguesa joga amanhã em Americana, contra o time local.

Boxe: estréia com nocaute

          O boxeador brasileiro Everton Lopes (foto), que há três semanas brilhou no Campeonato Mundial disputado na Europa, justificou sua medalha e estreou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara como um verdadeiro campeão. Ele nocauteou o dominicano Ricardo Garcia, no segundo assalto.
          Nas quartas-de-final da categoria meio-médio ligeiro (até 64 Kg), Everton vei enfrentar o portorriquenho Antonio Ortiz.

Futebol decepciona de novo

          A Seleção Brasileira que disputa o futebol masculino do Pan 2011 voltou a decepcionar, jogando ainda pior do que na estréia, quando empatou com os argentinos (1 a 1). Hoje, contra a inexpressiva Cuba, o time dirigido por Ney Franco não saiu o 0 a 0, ficando numa situação difícil na competição. Está em terceiro lugar, com 2 pontos, enquanto a Argentina tem 4 e Costa Rica tem 3 pontos. No domingo, a nossa  Seleção terá que vencer a Costa Rica, para continuar na competição.
          O técnico Mano Meneses esteve no Estádio Omnilife e deve ter ficado horrorizado com  a produção da equipe, que falhou em todos os setores. Depois de duas partidas, já da para afirmar que o time que o Brasil mandou ao Pan é fraquíssimo

Pelotense surpreende e leva a Prata

          Na prova dos 50 metros livres da natação, uma surpresa: a brasileira Gracielle Herrmann, uma gaúcha de Pelotas, 19 anos, largou mal, porém se recuperou e bateu praticamente junto com a norte-americana que venceu a prova. Gracielle levou a medalha de prata e aparece como grande promessa já para os próximos Jogos Olímpicos de Londres.

Volei de Praia: um ouro já veio

         Numa partida sensacional, Juliana e Larissa (foto) conquistaram para o Brasil a primeira medalha de ouro neste Pan2011. Sob um sol de 39 graus, elas venceram as mexicanas  Garcia e Candelas por 21/15, 22/24 e 22/20. O tie brake foi realmente incrível, com muitas emoções. No final, prevaleceu a maior experiência das brasileiras.
          No masculino, também hoje à tarde, Emanuel e Alisson chegaram a condição de finalistas, derrotando os mexicanos Miramontes e Virgen, por 21/19, 20/22 e 15/6. A final será amanhã, contra a República Dominicana, tambem em Puerto Vallarta.

      É muito bom poder comentar vitórias como as que o Brasil está conseguindo no volei de praia. Muito melhor do que abordar assuntos como este da postagem seguinte, que de tão ruim nem título terá.
              Acho que os Estados que foram sumariamente eliminados da Copa das Confederações terão problemas para concluir seus estádios até a Copa 2014.  E não só os estádios, mas todas as demais obras direcionadas ao Mundial. O que sempre justificou a realização da Copa das Confederações, um ano antes da Copa do Mundo, é que este torneio possibilita uma melhor avaliação sobre o que está sendo construido ou reformado. Agora, quem não participa dele terá mais um ano para trabalhar. E é aí que mora o problema.
               Muita gente já está botando o pé no breque. O rítmo das obras nas cidades que não verão a Copa das Confederações já está caindo. E muitos  "perderam a tesão", por se sentirem prejudicados pelas decisões tomadas pela Fifa. O presidente do Internacional, por exemplo, já não passa nas entrevistas a mesma certeza de que o Beira Rio estará com suas obras finalizadas a tempo de receber os cinco jogos do Mundial que para ele estão marcados. As obras já estão paradas há quatro meses.
                Em Manaus e Cuiabá, o desânimo é grande. Tão grande quanto os gastos com as obras. E os torcedores já falam em dar um jeito de viajar para ver a Seleção Brasileira jogando na Copa. Acham que valerá mais a pena do que ficar em Manáus e Cuiabá para ver seleções inexpressivas. Considerando o custo dos investimentos com dinheiro público, cada partida disputada em Manaus na Copa custará R$ 125 milhões. E serão quatro, portanto R$ 500 milhoes.
                 Em compensação, os beneficiados pela partilha deverão acelerar o rítmo de suas obras. Só que, mesmo em São Paulo, está faltando dinheiro para erguer o tal "Itaquerão".
                  E ainda tem gente que acha que a Fifa é boazinha e que a Copa será um grande negócio para o Brasil.

ONU quer saber como morreu Kadafi

        Afinal, Gaddafi ou Kadafi ? Cada agência noticiosa escreve de um jeito. Mas o mais importante é que sua morte precisa ser devidamente esclarecida. A ONU já pediu aos Direitos Humanos que investiguem profundamente os detalhes do fato. As imagens que a televisão espalhou pelo mundo mostram que o ex-ditador da Líbia ainda estava vivo, e que alguns rebeldes o espancavam bárbaramente. Uma violência semelhante a que Kadafi é acusado de ter cometido contra o povo líbio. Pouco depois, ele já aparece morto, e ninguém sabe de onde veio o tiro fatal.
          É possivel compreender a revolta que aquele povo vinha sentindo há muitos anos, mas a nova Líbia não pode ser erguida com base em cenas de tamanho barbarismo. Ou será que mais violência vai suceder o terrível Kadafi ?

Mal cheiro desvia avião

          O voo Frankfurt/Madri, da companhia alemã Lufthansa transcorria normalmente, quando de repente um cheiro muito desagradável começou a provocar problemas respiratórios em alguns membros da tripulação. A  situação ficou tão ruim que o avião foi levado para Zurique, onde pousou sem maiores dificuldades.
          Ainda não se sabe o que realmente ocorreu com o Airbus A320, que viajava com 6 tripulantes e 85 passageiros. Três tripulantes tiveram que ser levados para um hospital. E membros do grupo de socorro que entrou para examinar a aeronave, também passaram mal.

Basquete teve estréia fácil

         A Seleção de Basquete Feminino teve estréia muito fácil, agora há pouco, no Ginásio Domo Del Code, em Guadalajara. As brasileiras ganharam tranquilamente do Canadá, por 78 a 53. Já no primeiro tempo abriram 18 pontos de vantagem (43x25) e o técnico Enio Vecchi teve chance de realizar muitas mudanças, utilizando todas as jogadoras do grupo.
         Apontada como favorita, a Seleção Brasileira terá como próxima adversária a Jamaica, que tem uma boa equipe e deve oferecer maior resistência.

Tiro ao Arco masculino foi mal

         O Brasil não tem mesmo tradição maior no Tiro ao Arco. Hoje, a equipe masculina foi eliminada nas quartas-de-final do Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ao ser derrotada pelos cubanos, por 218 x 211.Também nas disputas individuais, os brasileiros não passaram das quartas, cumprindo pálida participação na competição. Voltam sem medalhas.

Meu conterrâneo Vitor Ramil

           O pelotense Vitor Ramil - cantor, compositor, poeta, escritor - canta amanhã aqui em Londrina, no Teatro Ouro Verde.  O Jornal de Londrina publicou em sua edição de hoje uma página inteira sobre Ramil, sua carreira, suas predileções musicais, etc. E o que mais estranhei é que em momento algum ele falou nos seus irmãos Kleiton e Kledir. Muita gente de Londrina certamente não sabe que Vitor é irmão dos músicos gauchos mais conhecidos nacionalmente na atualidade. Em outras palavras, a melhor referência para Vitor Ramil é o fato de ser irmão de Kleiton e Kledir.
            Mas Vitor Ramil tem seu caminho próprio, já fez muita coisa boa no campo das artes. É um cara muito respeitado lá em Pelotas. E merecidamente. Eu só acho que esse desejo explícito de ser ele mesmo, as vezes atrapalha. Vitor foge até do gauchismo, que poderia levá-lo a um encontro maior com o público. Falta-lhe aquele jeito simples de seus irmãos. É um elitista, não é simpático, mas tem uma característica  e um talento que merecem  ser observados no show de amanhã. Que o meu conterrâneo seja bem recebido por aqui.
              Em tempo: sua música "Desgarrados" é uma jóia. E em seu repertório figuram outras músicas muito boas. Como a maravilhosa "Vento Negro".

Ouro com gosto de revanche

          O Brasil ganhou o título do volei feminino do Pan 2011. E a vitória teve o sabor de revanche, porque foi obtida em cima de Cuba, e da mesma maneira que o título de 2007 foi definido, naquela ocasião em favor das cubanas: 3 a 2, depois de uma partida incrivelmente emocionante.
          As brasileiras venceram o primeiro set por 25/15, dando a impressão de que ganhariam com facilidade. Mas Cuba empatou (21/25) . O Brasil ficou outra vez na frente, fazendo 25/21, porém novamente as cubanas empataram (21/25). E aí veio tie brake decisivo, que terminou com a definitiva vitória brasileira por 15/10. Um jogo digno da tradição dos dois países na modalidade. O Brasil não ficava com a medalha de ouro desde Winnipeg 99.