Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

      "O   M U N D O   É   U M   M O I N H O "

  de  C A R T O L A      --          com  N E Y    M A T O G R O S S O 

                   

                   A querida amiga de muito anos, Vilma Nápoli (foto) foi quem me sugeriu a inclusão "O MUNDO É UM MOINHO" nesta série "Canções que ficam pra sempre". Uma pedida de extremo bom gosto. Esta é realmente um música que veio há 40 anos e nunca mais será esquecida, até porque veio assinada por um dos gênios da composição brasileira, o inesquecível CARTOLA. E pra completar, a nossa Vilma escolheu também o intérprete perfeito, NEY MATOGROSSO. Confira o resultado no vídeo acima.
















O Mundo é um Moinho é uma canção composta pelo cantor e compositor de samba Cartola,  e gravada por ele em 1976, tendo sido regravada anos depois por Cazuza, Ney Matogrosso, Beth Carvalho e outros intérpretes.

                               Reza a lenda que Cartola teria feito essa música para sua enteada, filha de Dona Zica, que teria o propósito de sair de casa para se prostituir. Ao ouvir os versos escritos pelo mestre, percebe-se o quão plausível pode ser essa versão da lenda. Contudo, há quem defenda também que a letra de Cartola seja mesmo para a enteada, mas motivada por uma decepção amorosa.
                   
                              Muitos cantores, como o próprio Cazuza, cantam essa música, na seguinte parte: "preste atenção, o mundo é um moinho" com a frase seguinte: "vai triturar teus sonhos tão mesquinhos", ou seja, os sonhos são mesquinhos. Porém, na versão original de Cartola e na cantada por Ney Matogrosso, o correto é "mesquinho", no singular, para designar que o mundo é mesquinho e não sonhos da pessoa para qual a música é cantada.

              O Mundo é Um Moinho

 
 
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés


             Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980), foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro. Tem como maiores sucessos, as músicas As Rosas não Falam e O Mundo É um Moinho.
 
             Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão.
 
              Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar para o morro da Mangueira, onde então começava a despontar uma incipiente favela. Lá na Mangueira,  Cartola logo conheceu e fez amizade com Carlos Cachaça — seis anos mais velho — e outros bambas, e se iniciaria no mundo da boêmia, da malandragem e do samba.


              Com 15 anos, após a morte de sua mãe, abandonou os estudos — tendo terminado apenas o primário. Arranjou emprego de servente de obra e passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía de cima. Por usar esse chapéu, ganhou dos colegas de trabalho o apelido "Cartola".
 
               Junto com um grupo de amigos sambistas do morro, Cartola criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Ele compôs também o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda". Os sambas de Cartola se popularizaram na década de 1930, em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Sílvio Caldas.
 
                Só em 1974, aos 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos-solo e sua carreira tomou impulso de novo com clássicos instantâneos como "As Rosas não Falam", "O Mundo É um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço", "Alvorada" e "Alegria". No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até a morte, em 1980.
 
 



                  Ney de Souza Pereira (Bela Vista, 1 de agosto de 1941), mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor, diretor e ator brasileiro. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu - Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo terceiro maior artista brasileiro de todos os tempos.
 
                    Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade. Em 1983, completava dez anos de estreia no cenário artístico e já possuía dois Discos de Platina e dois Discos de Ouro, inclusive pela enorme repercussão da canção "Homem com H" de 1981.
 
                       Como iluminador de espetáculos, tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show Ideologia (1988) de Cazuza e no show Paratodos de Chico Buarque em 1993, ao que afirma: "quero que as luzes provoquem sensações nas pessoas". Matogrosso também tem atuado recentemente no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez.
 
 
                       Distinguido por sua rara voz de contratenor, Ney Matogrosso também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70 uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil. Segundo Violeta Weinschelbaum, "o magnetismo de sua figura, a atração decididamente sexual que Ney Matogrosso produz sobre o palco é algo inimaginável." A biógrafa Denise Pires Vaz também escreve: "Dos cantores brasileiros, Ney Matogrosso é um dos poucos, senão o único, que pode merecer o título de showman."

                      Atualmente considerado um dos intérpretes brasileiros mais produtivos, o nome artístico Ney Matogrosso foi adotado somente em 1971, quando se mudou para São Paulo.  Desde cedo demonstrou dotes artísticos: cantava, pintava e interpretava. Teve a infância e a adolescência marcadas pela solidão, e ao completar dezessete anos deixou a casa da família para ingressar na Aeronáutica, Ney ainda estava indeciso quanto à futura profissão. Gostava de teatro e cantava esporadicamente, mas acabou indo trabalhar no laboratório de anatomia patológica do Hospital de Base do Distrito Federal, a convite de um primo.

                      Tempos depois foi convidado para participar de um festival universitário e chegou a formar um quarteto vocal. Depois do festival, fez de tudo um pouco, até atuou em um programa de televisão. Também concentrou suas atenções no teatro, decidido a ser ator. Atrás deste sonho, ele desembarcou no Rio de Janeiro em 1966, onde passou a viver da confecção e venda de peças de artesanato em couro. Ney adotou completamente a filosofia de vida hippie. Mas a vida levou Ney Matogrosso para a condição de cantor sólido que é hoje !
 
 
 
 

 

Vai virar moda !


 
A vitória de Maria Bethânia na Mangueira com um bom enredo, fez com que outras escolas de samba passassem a pensar em enredos biográficos para o Carnaval 2017. A primeira foi, que já anunciou ontem que vai homenagear Ivete Sangalo. O lançamento oficial do enredo será já agora, em março.
 
E outras escolas também pensam em destacar grandes artistas brasileiros em seu desfile do próximo ano. A União da Ilha deve levar à Sapucaí um enredo sobre Tim Maia. Um dos enredos que o Salgueiro analisa para 2017 é sobre o salgueirense Jorge Ben Jor. A Portela trabalha com três possibilidades de enredo, sendo que dois deles biográficos: a atriz Fernanda Montenegro e o fotógrafo Sebastião Salgado. A Beija-Flor, segundo Laíla, seu diretor de Carnaval, disse aqui na coluna, poderá vir com enredo sobre Anísio Abraão Davi, seu patrono. Já a Mocidade Independente abriu em sua página do Facebook uma enquete sobre qual enredo os internautas gostariam que a escola levasse pra Sapucaí. Até agora está dando Elza Soares na cabeça! Elza, diga-se de passagem, nasceu na Vila Vintém.
 
Só tem um detalhe: conseguir destaque com Maria Bethânia como homenageada é uma coisa. Com Ivete Sangalo é outra ! 
Por favor, não cometam
   um erro ainda maior


                         Ouço dizer que o Londrina vai mesmo recorrer ao Supremo para anular esta punição que fez seu time perder seis pontos no Campeonato Paranaense. Rezo para que isto não ocorra. A punição foi justa, o Londrina errou ao escalar um jogador sem condições. Acho justo recorrer, quando a gente se sente prejudicado por uma punição injusta. Mas sabemos que não é o caso.
 
                         Recorrer ao STJD lá do Rio de Janeiro pra se livrar de uma punição merecida, será um erro maior do que o cometido por quem permitiu a escalação do Germano contra o  PSTC. O campeonato pode até não terminar, por causa desta atitude. E o Londrina vai ficar mais famoso, como "o time que escala jogadores irregulares e chama gente lá do Rio para destruir o campeonato do seu Estado".
Chega de cometer erros !
 
Velório de boêmio !


 
                                         Não é fácil acreditar, mas aconteceu no Espírito Santo, como mostra a foto. O corpo de um famoso boêmio de Cachoeiro de Itapemirim foi velado em um bar, com samba, amigos e cerveja liberada. Gleisson Silva, de 68 anos, era há mais de 30 anos dono do comércio. Segundo seu filho, Glaucio Fragoso da Silva, de 42 anos, a festa para quase três mil pessoas ocorreu a seu próprio pedido, no último sábado.
 
               "Meu pai, quando ia ao velório de algum amigo, voltava triste e cabisbaixo. E sempre dizia: 'no meu velório não quero tristeza, quero samba, quero ser velado dentro do bar'"- revelou Glaucio à imprensa.    Atualmente, é ele quem cuida do bar.
 
                 Gleisson  foi vítima de um acidente vascular cerebral na terça-feira de Carnaval e foi internado em um hospital local. Após isso, ele sofreu três paradas cardíacas e morreu na manhã da sexta-feira seguinte.
 
                   "Acho que ao todo, entre idas e vindas, umas três mil pessoas passaram pelo velório          para ver meu pai. É muito bom saber que seu pai quando morre é bem quisto" - falou Glaucio emocionado. Os amigos e familiares saíram de Vitória, do Rio de Janeiro, além de Cachoeiro. Foram tantas pessoas reunidas que a Guarda Municipal teve que intervir para orientar o trânsito.
 
 
                            O boêmio Gleisson (foto) teve o velório que queria, como conta o jornal carioca "O Dia".  Foram consumidas 11 caixas de litrão de cerveja, 20 caixas de latão e 15 litros de cachaça. "Foi uma pena que ele não pode aproveitar com a gente"- lamentou o filho.
LIBERTADORES
A bola rolou até a madrugada !




                        Dois jogos na noite de ontem e mais um na madrugada de hoje deram sequência a disputa da Copa Libertadores da América, em sua Fase de Grupos.  Na partida mais importante, pelo Grupo 4, o poderoso Peñarol do Uruguai estreou arrancando um empate no Peru, diante do Sport Cristal, por 1 a 1. Aguiar para os uruguaios e Rodrigues para os incas marcaram os gols do jogo(foto), que teve arbitragem brasileira de Wilton Sampaio. Dezesseis mil pessoas viram o jogo em Lima.
 
                       Outro "grande" que empatou por 1 a 1 fora de casa foi o Colo-Colo do Chile, contra o Independiente del Valle, do Equador, pelo Grupo 5.  Só 2.500 torcedores no Estadio Municipal Rumiñahui, em Sangolqui. Os gols foram de Paredes (Colo-Colo) e Orejuela (Independiente).
 
                        E em jogo que só terminou às três da madrugada (no Brasil),  vinte mil mexicanos apoiaram o Pumas UNAM na vitória de 4 a 2 sobre o Emelec do Equador, valendo pelo Grupo 7. Sosa, Veron, Alcobe e Mina(contra) fizeram os gols dos astecas, com Mena marcando os dois do time equatoriano, na Cidade do México. 
 
                      
Sempre as torcidas organizadas !



                         Uma confusão envolvendo duas torcidas organizadas do Internacional gerou punição para as mesmas. Antes da partida diante do Avaí, no Beira-Rio, a "Guarda Popular" e a "Nação Independente" entraram em confronto. A medida válida para as duas organizadas é a probição de faixas, instrumentos e uniformes que as identifiquem nos estádios pelo período de 90 dias, ou até que todos os envolvidos sejam apontados.
 
                        A confusão, com a utilização de paus e pedras por membros das organizadas, ocorreu nesta quarta-feira (17), na Avenida Borges de Medeiros, em ponto próximo ao Parque Marinha do Brasil. O saldo da briga generalizada foi de dois levados ao Hospital de Pronto Socorro. Eles foram atendidos e liberados em seguida. Foram identificados, até agora, nove torcedores maiores de idade e dois menores, que estão proibidos de frequentar estádios e precisarão ir à delegacia nos horários de jogos do Internacional.
 
                        O Juizado do Torcedor aceitou o pedido do Ministério Público pela medida cautelar, que cria sanções aos torcedores envolvidos e às duas organizadas. A Guarda Popular já estava sob medida cautelar por conta de uma confusão antes do Grenal de 23 de novembro do ano passado. A punição foi ampliada recentemente por conta das férias do futebol, que enxugariam as sanções pelo calendário vazio em jogos.
 
                        Outra briga envolvendo as duas organizadas, a Popular e a Nação Independente, foi registrada em julho de 2014, em tarde em que o Internacional enfrentou o Flamengo no Beira-Rio. Na ocasião, a confusão ocorreu em um posto de gasolina e resultou em destruição parcial do mesmo.
 
                       No Beira-Rio, o próximo compromisso colorado é no sábado (20), às 17h, em partida contra o Cruzeiro-RS, pela 5ª rodada do Campeonato Gaúcho. Bem situado na tabela da Copa Sul-Minas-Rio, ao assumir a liderança, o Internacional busca melhorar de posição no Gauchão. Atualmente, é o quinto colocado com 8 pontos ganhos.
 
 
OPEN RIO DE TENIS
Um jogo gostoso de ver !





               Minha melhor curtição da noite de ontem na TV foi assistir a vitória de Rafael Nadal sobre o também espanhol  Nicolas Almagro. Joguinho gostoso de assistir, sem a preocupação de torcer por um ou por outro. 
 Nadal deu mais uma mostra de que não veio ao Rio Open para passeio. Depois de uma firme vitória na estreia, o cabeça de chave número 1 do torneio garantiu vaga nas quartas de final ao derrubar o compatriota Nicolas Almagro em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/5, depois de 1h40 de confronto.
 
 
     CONFIRA AS QUARTAS DE HOJE
 
          As quartas de final de simples masculina e feminina do Rio Open serão disputadas a partir das 14h30m desta sexta-feira no Jockey Club Brasileiro. Daqui a pouco, portanto. A nossa Paula Gonçalves enfrenta uma americana.
Três duplas nacionais tentam vaga na semifinal.  Os dois principais jogos do dia acontecem no final da tarde. Por volta das 17h30, o atual campeão David Ferrer enfrenta o vencedor do Torneio de Buenos Aires, Dominic Thiem e, às 19 horas, Rafael Nadal reencontra Alexandr Dolgopolov. Veja a programação completa:

Quadra principal - 14h30
Daniel Gimeno (ESP) vs. Guido Pella (ARG)
Não antes das 16h
Pablo Cuevas (URU) vs. Federico Delbonis (ARG)
Dominic Thiem (AUT) vs. David Ferrer (ESP)
Não antes das 19h
Rafael Nadal (ESP) vs. Alexander Dolgopolov (UCR)

Quadra 1 - 14h30
Cindy Burger (HOL) vs. Francesca Schiavone (ITA)
Não antes das 16h30
Shelby Roger (EUA) vs. Paula Gonçalves (BRA)
Thomaz Bellucci/Marcelo Demoliner (BRA) vs. Jo-Wilfried Tsonga/Paul Henri-Mathieu (FRA)
Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) vs. Dusan Lajovic (SER)/Dominic Thiem (AUT)

Quadra 2 - 14h30
Mariana Duque (COL)/Tatjana Maria (ALE) vs. Veronica Cepede (PAR)/Maria Irigoyen (ARG)
Petra Martic (CRO) vs. Lara Arruabarreña (ESP)
Sorana Cirstea (ROM) vs. Danka Kovinic (MNE)

Quadra 5 - 14h30
Rogério Silva/João Souza (BRA) vs. Pablo Carreño/David Marrero (ESP)
Não antes das 17h
Alizé Lim (FRA)/Francesca Schiavone (ITA) vs. Tara Moore (EUA)/Conny Perrin (SUI)
Federico Delbonis (ARG)/Paolo Lorenzi (ITA) vs. Juan Sebastian Cabal/Robert Farah (COL)
 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
Realmente uma sábia reflexão, que vale não apenas para o Lula, mas para centenas de homens e mulheres brasileiros que estão com o "rabo preso".  Eu não consigo entender o que adiantou estas pessoas ganharem um dinheiro (legal ou ilegalmente) que não podem gastar livremente. Melhor continuar pobre. Parabéns pela postagem, Luiz Victor Val Myszkowski