Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agora, é pensar na decisão


     Mesmo com um time bem desfalcado, o Londrina eliminou o Criciúma e se classificou para enfrentar o Grêmio Barueri, na sequência da Copa do Brasil. Muito bom. Mas agora é hora de focar unicamente a decisão do Campeonato Paranaense, marcada para domingo em Maringá. É outra competição, outro adversário, tudo completamente diferente do jogo de Criciúma.

      Psicologicamente, esse jogo em Santa Catarina acabou sendo muito bom para o Tubarão. O time vai para Maringá num astral muito maior do que aquele que se registrou após o empate com os maringaenses no Estádio do Café. E essa história de desgaste de viagem é tudo papo furado. Os jogadores só fazem isto na vida. Que cansaço, que nada.
 
                                                00- 00- 00- 00- 00
     
       Com relação ao Maringá, achei que a equipe foi muito bem no jogo de ida. Certamente vai jogar ainda melhor dentro da sua casa, onde só perdeu uma partida, para o Prudentópolis, numa tarde de grande infelicidade. E o técnico Claudemir Sturion terá a volta de Max, que me impressionou muito na vitória maringaense sobre o Coritiba, quando ele abriu o marcador com um golaço.
                            
         Já tenho dito que Londrina e Maringá não possuem times fortes. Desde que eu moro em Londrina (1964), tecnicamente esta é a final mais fraca do Campeonato Paranaense. Mas o momento é bom e as equipes poderão se superar no Willie Davids.
        Só não concordo para esse apelido de "Zebra" que deram ao Maringá. No futebol, zebra é sinal de time que só ganha de supresa.  Se depender da força do apelido, vai dar Tubarão.

Brasileiros vão pegar dureza

 
 
 
                 Os três brasileiros que conseguiram passar pela Fase de Grupos da Libertadores não terão moleza nos mata-matas das oitavas de final. Penso que as melhores chances estarão com o Cruzeiro, que faz o segundo jogo em casa, contra o Cerro Porteño. Já o Galo e Grêmio terão que abrir vantagem na partida de ida, o não me parece muito fácil, pois Atlético Nacional e San Lorenzo serão duros rivais.
                  Excluido os times brasileiros, não encontro outro confronto que realmente me chame a atenção. O Velez deve passar fácil pelo paraguaio Nacional.  O também argentino Lanús é outro que vai se dar bem, diante do mexicano Santos Laguna. E os jogos Defensor x The Strongest, Bolívar x Leon e Union Española x Arsenal certamente só valerão a pena pelo equilíbrio de forças.
                 Muitos times grandes caíram fora cedo. Já vi Libertadores bem melhores !

A Foto do Dia

                                                                                         Agência O Globo
         Uma policial a paisana sai de seu carro com uma arma na mão, para tentar conter um grupo de pessoas que estava na tumultuada Avenida Leopoldo Bulhões, na altura da Favela do Jacarezinho. A cena ocorreu hoje pela manhã. A favela fica próxima ao prédio da antiga Telerj, que havia sido invadido por cerca de 6 mil pessoas e que hoje foi desocupado. Houve confronto com a polícia e muita violência.  É a nossa FOTO DO DIA  de hoje.

O mundo vai seguir cobrando o Brasil


          Quem pensa que esta época de cobranças em cima do Brasil acaba com a próxima chegada da Copa do Mundo, está profundamente enganado. A única mudança é que, de agora em diante, quem vai nos cobrar todo o dia na imprensa mundial é o Comitê Olímpico Internacional (COI), que já está até admitindo ter que tirar os Jogos Olímpicos 2016 do Rio de Janeiro. Os homens que comandam a poderosa organização vieram ao Rio e ficaram apavorados com o que viram, em termos de preparativos  para as Olimpíadas.  E já estão anunciando praticamente uma intervenção na preparação da cidade carioca.
                                                            
            Assim como a Fifa nomeou seu secretário-geral, o gestor francês Jérôme Valcke, para "apertar" o Brasil nas obras para a Copa do Mundo, o COI já designou seu diretor executivo Gilbert Felli para vir regularmente ao Rio de Janeiro afim de  controlar o andamento dos preparativos e das obras para os Jogos Olímpicos. Vai começar tudo de novo, certamente com muitas cobranças. Afinal, as obras estão profundamente atrasadas e o presidente do COI, o alemão Thomas Bach (foto) quer uma solução rápida para o problema.
             Outro detalhe que está preocupando o presidente Bach é a falta de apoio da população brasileira aos Jogos do Rio-2016.   A insatisfação pelos problemas da Copa fizeram com que o povo perdesse também a simpatia pelas Olimpíadas. O COI pretende criar um grupo de trabalho para tentar engajar a população no evento.

              PODEM ESTAR CERTOS DE QUE OS PROBLEMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS SERÃO MUITO MAIORES DO QUE OS PROBLEMAS DA COPA !

Esse eu não conhecia

 
        Rodrigo Moreno, filho do lateral Adalberto, que jogou no Flamengo, na década de 80 fez os dois gols do Benfica, anteontem no Estádio da Luz,  na vitória sobre AZ Alkmaar, da Holanda. Tenho por hábito acompanhar os filhos de jogadores brasileiros que jogam futebol no Exterior. Mas desta vez passei batido. Esse atacante Rodrigo Moreno eu não conhecia.
       Pois o filho do Adalberto fez gols importantes, colocando o Benfica com estes dois a zero na  Semifinal da Copa Europa, ao lado de Juventus, Sevilha e Valência. Rodrigo Moreno é naturalizado espanhol.