Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 22 de setembro de 2013

Vôlei: Brasil já é campeão

      Por antecipação, a Seleção Brasileira de Vôlei Feminino conquistou pela 18ª vez o título de campeão sul-americano. As  brasileiras aplicaram mais um 3 a 0, desta vez sobre as venezuelanas, e ainda foram beneficiadas pelo derrota do Peru diante da Argentina. Foi mais uma vitória tranquila do time de José Roberto Guimarães, com parciais de 25/20, 25/20 e 25/17.
     O Sul-Americano termina hoje. Esperava-se uma decisão de verdade, porque as peruanas também estavam invictas. Mas a derrota delas para a Argentina, na rodada de ontem, garantiu o título para o Brasil. O título garante a presença brasileira na Copa dos Campeões deste ano e no Mundial do ano que vem.

Vettel largou e chegou. É quase tetra


         Acho que o alemão Sebastian Vettel já deve estar comemorando abertamente a conquista do tetra campeonato na Fórmula 1. Ele se mostra cada vez mais superior aos seus adversários, e hoje deu mais um "banho" nos rivais, vencendo de ponta a ponta o GP de Cingapura, disputado à noite no Autódromo de Marina Bay. Agora com 60 pontos de vantagem na classificação, o piloto da Red Bull já sabe que só perderá o título se vier a sofrer um acidente ou outra fatalidade qualquer.
        O ferrarista Fernando Alonso chegou em segundo na prova de hoje, e o finlandês Kimi Raikkonen já assumiu na prática o lugar de escudeiro do espanhol, que pertencia a Felipe Massa. Kimi foi o terceiro colocado, com Roosberg em quarto, Hamilton em quinto e Massa em sexto.

Basquete Feminino começa bem


      As mulheres já fizeram mais do que os homens, que foram derrotados em todas as partidas da recente Copa América. No jogo de estréia da edição feminina da competição,  ontem à noite, em Xalapa (México), a Seleção Brasileira passou por cima da fraca equipe de Porto Rico, por 91 a 54, arrancando em busca de uma das três vagas para o Mundial do ano que vem.
      Clarissa, que aparece na foto partindo para a cesta, "matou a pau", marcando 24 pontos e conseguindo 8 rebotes e 3 assistências. No primeiro tempo as meninas do técnico Luiz Augusto Zanon já venciam por 52 a 31. Olha aí o time do Brasil, com a respectiva pontuação: Adrianinha (15), Damiris (15), Patrícia (8), Tatiane (12), Clarissa (24), Karla (3), Tainá (4), Joyce (2), Nádia (6), Fabiana (2), Patrícia Ferreira e Débora.
       É claro que é preciso levar em conta a histórica fragilidade das portorriquenhas, que nunca conseguiram disputar um Mundial de Basquete Feminino. Porto Rico só é forte no masculino. Mas ainda assim deu pra ver que o time brasileiro está bem montado e, sobre tudo, focado na competição. Uma defesa forte e um contra-ataque rápido e objetivo. Vamos ver hoje, contra a República Dominicana, às 22h45m, se a equipe mostra o mesmo comportamento.  Será o primeiro jogo das dominicanas. O SporTV mostra.
       Os outros tres jogos de ontem marcaram a vitória da Argentina sobre o México, por 67 a 53, pela chave do Brasil, o Grupo B. Já pelo Grupo A tivemos Venezuela 77 x Chile 74 e Cuba 75 x Jamaica 51. Para hoje, além de Brasil x Republica Dominicana, estão programadas estas três partidas: Canadá x Jamaica, Cuba x Chile e Porto Rico x Argentina.