Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Canadá encosta no Brasil

Até a meia-noite, esta era a situação do Quadro de Medalhas:

                                                    Ouro      Prata     Bronze          Total

     1º Estados Unidos                     34         33           31                98

     2º Brasil                                      13         12           16               41

     3º Canadá                                   12         10           17               39

     4º Cuba                                       10           9            8               27

      5º México                                    9           10          18              37

Cielo bate o recorde pan-americano

            Cesar Cielo não apenas confirmou seu favoritismo nos 50m livres do Pan 2011, mas também quebrou o recorde da competição, com 21s58. Melhor ainda: Bruno Fratus levou a prata, ficando em segundo lugar na prova. Dobradinha brasileira. Mais uma festa da natação nacional.

                                                      BRONZE NO SQUASH
         
 Outra medalha ganha hoje pelo Brasil em Guadalajara foi no Squash. Os brasileiros Rafael Alarcon, Vinicius Rodrigues e Vinicius de Lima foram derrotados na série semifinal  com o México, mas ficaram com a medalha de bronze.

Meninas do Brasil ganham de novo

     




  O Brasil ganhou de novo no futebol feminino do Pan de Guadalajara: 2 a 1 sobre a Costa Rica, em jogo terminado agora há pouco. No primeiro tempo, três bolas na trave e defesas sensacionais de Arroyo, goleira costarriquenha . Mas, na fase final,  as brasileiras partiram com tudo e fizeram dois gols, através de Debinha e Thais. A Seleção da Costa Rica  só descontou nos acréscimos, numa linda cobrança de falta executada por Shirley Cruz A Seleção Brasileira vai fechar as disputas de grupo enfrentando o Canadá, que também derrotou a Argentina (1 a 0) e a Costa Rica (3 a 1).

Mais duas medalhas de bronze

    ***      O Brasil ganhou mais uma  medalha de bronze no Tiro Esportivo do Pan 2011. Foi na prova de Fossa Olímpica Dupla, na qual Luis Fernando Graça foi o terceiro colocado, repetindo uma conquista obtida por seu pai Luiz Carlos Graça, no Pan 99, em Winnipeg.

     ***      Outro destaque brasileiro hoje à tarde, foi o terceiro lugar obtido pelo dueto Nayara Figueira e Lara Teixeira (foto), no Nado Sincronizado. É delas a medalha de bronze. Amanhã, o Brasil participa da prova de Rotina Livre, por equipes.

         ***   A decepção do dia veio no Tenis Masculino, com a eliminação de Ricardo Mello, derrotado pelo dominicano Victor Estrela, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2

Acabou, Gaddafi está morto

       O ex-ditador líbio Muammar Gaddafi está mesmo morto. Resistiu enquanto pôde, mas a pressão era enorme. O mundo inteiro queria pegá-lo. Era um homem de muitas culpas. Mas não se pode negar que era também um homem valente, que lutou até morrer.  Caiu em Sirte, sua terra natal. Foi como os elefantes, que voltam ao lugar onde nasceram na hora de morrer. Cada vez que morre um ditador, a gente se sente um pouco mais livre. Mas é sempre muito triste ver uma foto como esta correndo o mundo inteiro.

Abertura da Copa no Itaquerão. Será ?

         O Brasil abre a Copa do Mundo de 2014, mas não se sabe contra quem. O local será um estádio que não se sabe se estará pronto até lá e como ele será realmente. Outra incerteza: não se sabe se o Brasil jogará no Maracanã, pois isso só ocorrerá se nossa Seleção estiver na final. Foi o que decidiu hoje a poderosa Fifa, que "gelou" a região sul e sudoeste na marcação de jogos importantes.
         A nossa Curitiba sediará apenas quatro jogos, todos da fase de classificação. E Porto Alegre verá apenas cinco partidas da Copa, apesar de toda a sua tradição no futebol, do bom estádio e do bom nível econômico. E mais: Curitiba e Porto Alegre não sediarão jogos da Copa das Confederações, em 2013.
          Não há a menor possibilidade da Seleção Brasileira jogar em PortoAlegre, Curitiba, Recife, Natal, Manaus e Cuiabá na Copa 2014.  Mas Fortaleza e Brasília foram contempladas com a presença da Seleção na Fase de Classificação. Rio de Janeiro e Brasilia sediarão o maior número de jogos no Mundial: sete partidas. Mas Cuiabá e Manaus, que fazem grandes investimentos, só verão quatro jogos, todos da fase classificatória.
            A Fifa está escondendo os preços dos ingressos, aguardando a aprovação da Lei Geral da Copa, mas já definiu os horários dos jogos: a partida de abertura será às 16 horas; as partidas da fase de grupos começarão às 13, 16, 19 e 22 horas; nas oitavas e quartas de final, os jogos serão às 13 e 17 horas; as semifinais e a decisão de 3º lugar estão marcadas para às 17 horas; e a final no Maracanã começa às 16 horas do dia 31 de julho de 2014.

Uma notícia muito ruim

            Assistindo o programa Show de Bola, do Gelson, Fiori e Marcio, um dia destes na TV, ouvi uma notícia que me deixou triste. Segundo o Malucelli, administrador do Londrina, a parceria para reforma do VGD ficou difícil porque o Londrina Junior Team vai mandar seus jogos futuramente, em Ibiporã. Ainda não ouvi a confirmação da notícia, mas já estou preocupado com o futuro deste clube da cidade, que vai muito bem na Terceira Divisão Paranaense e certamente vai chegar a Segundona e posteriormente a Divisão Especial do Paraná.
              Dirigido por pessoas idôneas e experientes no futebol, o Junior Team está cometendo um erro que outros clubes locais já cometeram no passado. O último caso do gênero é o da Portuguesa, que começou a pular de cidade em cidade e rapidamente caiu na inexpressividade. Enquanto esteve em Londrina, a Lusa sempre figurou nos noticiários. Foi só sair daqui e se apagou.
               Não tenho nada contra Ibiporã. Pelo contrário, sempre admirei a nossa cidade vizinha. Mas como é que um time que tem  LONDRINA no nome vai representar outro município ?  Seria o mesmo que o São Paulo mudar pra Piracicaba.

Ataque de Pitbull, outra vez

         O Portal Londrix me conta que ocorreu em Londrina mais um ataque de cão Pitbull. E desta vez  um senhor de 87 anos foi surpreendido pelo perigoso animal, que quase lhe arrancou o braço. Por ter dificuldade de locomoção, o idoso caminhava se apoiando nas grades e muros das residências.  E foi aí que a fera atacou. Não fosse a coragem de Mario Claudemir Germinari, 40 anos, que socorreu o velhinho, as consequências teriam sido piores. Mas Mario também ficou ferido nos braços. Os dois foram acudidos pelo Siate e levados para o Hospital Universitário. O fato ocorreu na rua Enoch Vieira dos Santos, Jardim Imagawa, e a vítima principal, Manoel Sobrinho Cardoso, graças à Deus sobreviveu


          Sou um defensor dos animais. Há poucos dias ainda postei aqui um apelo para que a população socorra os bichinhos que andam pelas ruas, maltratados ou abandonados.  Mas não posso imaginar que prazer sente alguém de ter uma  fera em sua casa. O Pitbull é tão perigoso quanto um leão ou uma onça. Você não pode ter um urso ou um leopardo no seu quintal.  Quando menos se espera, ele ataca. As vezes, até o proprio dono é atacado. Tem gente que argumenta: "Então temos que matar os pitbulls ?" Eu acho que, se encontrarmos um leão ou uma cobra venenosa no meio da rua, temos que eliminar o perigo. Ou vamos esperar que eles nos ataquem?
           O mais curioso é que  pessoas que criam cães da raça Pitbull sempre dizem a mesma coisa, quando criticados: "Eu tenho um Pitbull e ele é tão dócil..."
            Se o Governo tem uma política agressiva para matar mosquitos e ratos, que são realmente perigosos, por que não age com a mesma agressividade para eliminar todas as raças (e não e só Pitbull) de cães que tambem oferecem perigo às pessoas ?