Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Marcelinho troca Sport pelo Barueri

               Aos 36 anos, Marcelinho Paraíba recebeu uma ótima proposta do Gêmio Barueri, por dois anos de contrato,  e se mandou do Sport Recife. Trocou a Série A do Brasileirão (domingo tem Sport x Flamengo)  pela Série B do Barueri.
               O Sport concordou em liberar Marcelinho Paraíba por algumas razões específicas. Ele andava reclamando muito dos companheiros dentro de campo, e isto atrapalhava o rendimento do grupo.Também andou chegando atrasado em alguns treinamentos. E ainda tem um problema para resolver na Justiça, porque há pouco tempo foi acusado de estupro, após uma festa realizada em sua chácara.
                Mas tem o seguinte: melhor ter um jogador como o Marcelinho Paraíba, que decide uma partida do que ficar dependendo de jogadores de pouca qualidade. Podem estar certos, ele vai incomodar na Série B, jogando pelo Grêmio Barueri.

Celso Roth é o novo técnico do Cruzeiro

         A menos de uma semana da estréia no Campeonato Brasileiro, o técnico Celso Roth vai assumir o Cruzeiro, tentando colocar a casa em ordem. Em poucos dias, a Raposa sofreu dois duros golpes. Primeiro foi a eliminação no Campeonato Mineiro, não chegando nem a final do certame, que acabou sendo vencido pelo maior rival cruzeirense, o Atlético. E, logo em seguida, outra eliminação, desta vez na Copa do Brasil. O time perdeu duas vezes para o Atlético Paranaense. Foi demais para Wagner Mancini, que pediu a conta e foi embora.
          Não vai ser fácil unir o grupo e levantar o Cruzeiro. Celso Roth sabe disso. Ele começa a trabalhar amanhã, já tentando armar o time para enfrentar o Atlético Goianense, no começo do Brasileiro. Mas Roth sempre se sai bem no início de um trabalho. Ele consegue ser disciplinador e agregador. O seu problema sempre tem sido depois de alguns meses. Por seu estilo, ele se desgasta e aparentemente perde o comando.
           Para complicar ainda mais, o Cruzeiro tem algumas "figuras" difíceis de lidar. Wellington Paulista, por exemplo que só bate-boca em campo. Parece que está sempre de mal com a vida. É um baita de um "ignorante". Mala no duro.  Roger também tem suas manhas. Não será fácil, não. Celso Roth vai sofrer. Mas gosto dele e torço para que tenha sucesso. Entender, ele entende.

Ferrari aumenta a pressão sobre Massa

           Parece que a bomba está prestes a explodir. A Ferrari não segura mais a sua insatisfação com o rendimento do piloto brasileiro Felipe Massa, que não sobe ao pódium numa corrida desde 2010. O contrato de Massa vai até o fim do ano, mas poderemos ter novidades bem antes. No seu site, a Ferrari deixa claro que está "de saco cheio" com a produção de Felipe.
             O problema não é o carro da Ferrari, porque enquanto Fernando Alonso lidera o campeonato ao lado de Vettel, com 61 pontos,  Massa só fez dois pontos até agora. Alonso ganhou na Malásia e foi segundo em Barcelona.

            Já há bastante tempo que a situação é esta. Em 2010, Alonso foi vice-campeão, com 67 pontos. E em 2011 o espanhou ficou em quinto, com 51 pontos. Por seu turno, Felipe Massa fez 49 pontos em 2010, 24 em 2011 e somente 2 até agora em 2012. Só não vê quem não quer ver, que tem alguma coisa errada com o nosso piloto.
              Parece que o limite final será o GP de Mônaco, na semana que vem. Felipe mora lá, mas nunca venceu o GP de Mônaco. Fernando Alonso ganhou em 2006, com a Renault, e em 2007, com a McLaren.
              Quando vejo toda esta pressão, aumenta a minha preocupação com a integridade física do piloto brasileiro. E lembro que Nelson Piquet já disse várias vezes que, depois de um acidente como o que Massa sofreu, um piloto tem queda nos seus reflexos e no seu raciocínio. Piquet fez esta afirmação baseado em experiência própria.  Esta foi uma das razões que anteciparam o seu encerramento de carreira.
               Agora, imaginem com que cabeça estará Felipe Massa para enfrentar toda esta pressão correndo pelas ruas de Monte Claro. Que Deus cuide muito dele !

A linda bunda de Bündchen

        A top model brasileira Gisele Bündchen, de 31 anos, agitou a Europa inteira com sua pose na capa da revista francesa Voigue Paris, edição de junho/julho. Só com a parte inferior do biquini, ela mostrou o bumbum coberto de areia numa praia da França. O tempo vai passando, mas Gisele ganha cada vez mais popularidade em todo o mundo. Há quem assegure que ela é a pessoa mais popular do Brasil no Planeta.

"Brincadeira" sem graça

           O jogo de quinta-feira, lá na Argentina, entre Velez Sarsfield e Santos pelas quartas-de-final da Libertadores, já está pegando fogo. Entrevistas de lá, entrevistas de cá, a cada momento este choque entre brasileiros e argentinos cada vez esquenta mais.
          Ontem, entrevistado por um jornal de Buenos Aires, Gino Peruzzi (foto), o homem que vai marcar Neymar já botou suas manguinhas de fora. Perguntado como reagirá se Neymar der uma "pedalada" na sua frente, ele respondeu: "Se pegá-lo, eu quebro ele todo." E acrescentou: "Se ele não tem idéia de quem eu sou, ele vai me conhecer na quinta-feira".
           Depois, certamente se dando conta de que estava sendo muito agressivo, o meio-campista do Velez procurou levar a resposta como uma brincadeira e desviou o assunto, dizendo que "Neymar é o terceiro melhor jogador do mundo, abaixo apenas de Messi e Cristinao Ronaldo, e será lindo marcá-lo."
            Como Neymar, Gino Peruzzi é também um garoto, tem apenas 19 anos, e já começa a mostrar um certo nervosismo, diante da responsabilidade de marcar o craque santista. Eu não acho que ele tenha brincado quando falou em "pegar" Neymar. E se estava mesmo brincando, convenhamos que foi uma brincadeira muito sem graça.

E Branco não "emplacou"

,            No meio do Campeonato Catarinense, destaquei aqui no Blog que o Branco, ex-lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, estava indo bem no Figueirense, que liderava o certame com destaque. Ele havia assumido o lugar deixado por Jorginho, o outro lateral da Seleção do tetra, em 94, e que havia brilhado com o time catarinense no Brasileiro do ano passado. Branco seguia no mesmo rumo e já estava até falando em "um dia, dirigir a Seleção Brasileira".
              Mas o futebol é traiçoeiro. Depois de ganhar os dois turnos (que na verdade de nada valiam), o Figuera teve que decidir o Estadual como Avaí e perdeu os dois jogos. Aí, Branco deixou de servir para os dirigentes, que resolveram trocar o comando técnico. E o "grande"Branco está outra vez desempregado.

Paraná disparado. Cincão é o segundo

                O Cincão Esporte Clube conseguiu boa vitória, ontem à noite no Estádio do Café, pela Segundona Paranaense. Com apenas 70 pagantes, o time da Zona Norte de Londrina derrotou o Grêmio Maringá, por 3 a 1, de virada, e assumiu a segunda colocação do campeonato.
               Os maringaenses sairam na frente com um gol de Rafael, mas os londrinenses reagiram e "mataram" o jogo na fase final. Vitória merecida, gols marcados por Getterson, Zé Lucas e Wanderson. A nota lamentável da partida foi a séria lesão sofrida pelo jogador Pimenta, do Cincão, que fraturou a perna numa disputa com o gremista Paraíba, expulso após a jogada.

******    E o Paraná Clube continua absoluto na Segundona. Ontem à noite, goleou o Grêmio Metropolitano, em Maringá, por 4 a 1, na Cidade Canção. O ex-londrinense Warley abriu o marcador para o Alvinegro, e o primeiro tempo terminou com 1 a 0.
                No segundo tempo, entretanto, o Paraná virou o jogo. Dieguinho empatou, o ex-londrinense Arthur fez 2 a 1 e Wendell e Maicon (de penalti) completaram a goleada, que levou o Tricolor aos 15 pontos, na liderança folgada do campeonato.

******   Depois destas duas partidas, a classificação do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão passou a ser a seguinte: 1º - Paraná Clube, 15 pontos em 5 jogos. 2º - Cincão, 8 pontos em 4 jogos. 3º - Junior Team, 7 pontos em 4 jogos. 4º - Foz do Iguaçu, 6 pontos em 4 jogos. 5º - Cascavel, 5 pontos em 5 jogos. 6º - Grêmio Metropolitano (3 jogos),  Serrano (3 jogos) e Nacional (5 jogos), todos com 4 pontos. 9º - Grêmio Maringá, 3 pontos em 3 jogos. 10º - Grecal, 2 pontos em 5 jogos.

******   E os treinadores que não estão conseguindo bons resultados na Segundona já estão perdendo seus empregos. O "lanterna" Grecal mandou embora o ex-goleiro Ricardo Pinto que não conseguiu ganhar nenhum dos cinco jogos que disputou. O auxiliar Ageu Gonçalves assumiu interinamente  o cargo.

******   O Serrano também dispensou o inexperiente técnico Joel Cavalo. Assumiu Carlos Nunes que  já trabalhou no clube com bons resultados, em temporadas passadas. O time de Prudentópolis tenta contratar o atacante Fumaça, que estava no Iraty.

Colégio Londrinense deslancha na Liga

          Depois de um "sobe e desce" em várias rodadas, parece que o Colégio Londrinense começa a deslanchar na Liga de Futsal. Ontem à noite, no Moringão, o time dirigido por Sergio Benatti goleou o Umuarama Futsal, por 4 a 1, com gols bonitos e ótima movimentação. O jogo foi visto pelo Brasil inteiro, pela televisão. Com a vitória, o Londrinense chegou ao sexto lugar, com 18 pontos.
          Dario, Kumano, Diego (artilheiro do campeonato) e Oitomeia construiram a goleada, com Caio Junior descontando para o Umuarama. O próximo jogo do Colégio Londrinense será sábado, contra o Copagril, de Marechal Cândido Rondon (5º colocado), novamente no Moringão.

Dátolo é o craque do Gauchão 2012

            Numa festa muito bonita, a Federação Gaúcha de Futebol e a RBS premiaram ontem à noite os destaques do Campeonato Gaúcho, encerrado domingo, com o Inter bicampeão.  O Colorado dividiu com o Caxias (vice-campeão) a maior parte dos prêmios distribuidos. A Festa de Encerramento foi realizada na sede do Grêmio Náutico União, com grande frequência.
             O meia argentino Dátolo (foto) foi escolhido o craque do campeonato, e o volante Wangler, do Caxias, é o craque revelação do Gaúchão 2012. A Seleção do Campeonato tem quatro jogadores do Inter e quatro do Caxias. GOLEIRO - Paulo Sergio (Caxias). LATERAIS - Raulen (Veranópolis) e Fabinho (Caxias). ZAGUEIROS - Lacerda (Caxias) e Indio (Inter). VOLANTES - Fernando (Grêmio) e Sandro Silva (Inter). MEIAS - Eduardinho (Veranópolis) e Dátolo (Inter). ATACANTES - Leandro Damião(Inter) e Vanderlei (Caxias).
              O goleador do Gauchão foi Leandro Damião, que marcou 11 gols, um número baixo. O melhor técnico foi Paulo Porto, que levou o Caxias à final, e o melhor dirigente também é caxiense: Osvaldo Voges. E pra fechar, Marcio Chagas da Silva foi eleito o melhor árbitro da competição.