Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 2 de junho de 2012

Tropeço do Uruguai nas Eliminatórias

         A Seleção Uruguaia que vinha liderando as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2014, sofreu um tropeço inesperado, hoje em Montevidéo, só empatando com  a Venezuela, por 1 a 1. Os charruas estavam vencendo por 1 a 0, com gol de Diego Forlan, mas quase no final da partida, aos 39' do segundo tempo, tomaram o gol de empate marcado por José Salomón Rondon.

      A torcida uruguaia deixou o Estádio Centenário bastante decepcionada com o resultado, mas a Celeste continua bem colocada nas Eliminatórias, mesmo porque jogou uma partida a menos que os outros principais concorrentes. E o próximo jogo, marcado para sábado que vem, também será em casa, contra o Peru.

A liderança agora é da Argentina

        Não é só a Seleção Brasileira que está jogando bem. A Argentina também mostrou um excelente futebol, agora à noite no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, goleando o Equador, por 4 a 0,  e assumindo a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas. Foi talvez a melhor partida de Messi pela Seleção Argentina, que sábado próximo enfrenta o Brasil num promissor amistoso.
         Messi fez um  gol e participou dos outros três, que foram marcados por Aguero, Higuain e Di Maria. Em meia hora, o time dirigido por Alejandro Sabella fez 3 a 0 e liquidou o jogo. Os equatorianos se perderam totalmente em campo e escaparam de uma goleada maior. Os 48 mil torcedores platinos que foram ao jogo festejaram a vitória e a obtenção da liderança, com 10 pontos ganhos.
      

Chilenos ganharam em La Paz

        Quem também conseguiu uma ótima vitória, neste sábado, foi o Chile, que foi a La Paz, enfrentou a altitude e derrotou a Bolívia (lanterna das Eliminatórias) por 2 a 0. Os bolivianos começaram atacando e ameaçaram os andinos em diversas oportunidades. Mas ainda no primeiro tempo, aos 47 minutos, Aranguiz passou por dois zagueiros e marcou o primeiro gol  dos chilenos.
        A Bolívia ainda tentou uma reação na fase final, mas logo aos 8 minutos perdeu Gutierrez, expulso por reclamação. Ficou mais fácil para o Chile administrar a vantagem e jogar só no contra-ataque. Deu certo, porque aos 38 minutos Arturo Vidal marcou o segundo gol.
         Com a vitória, o Chile ultrapassou o Uruguai na classificação, chegando aos 9 pontos. Mas também tem uma partida a mais, em relação aos charruas.
         Amanhã, complementando esta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, jogarão Peru x Colômbia.

O campeão foi pra cadeia

        Floyd Mayweather Jr. de 35 anos, é um dos melhores pugilistas da atualidade. A menos de um mês, destaquei aqui no blog a sua vitória sobre o portorriquenho Miguel Cotto, dia 5 de maio em Las Vegas, pelo título mundial dos médios-ligeiros. Mas o fato de ser um campeão não livrou Mayweather da prisão, por violência doméstica.
        Em dezembro, o boxeador se declarou culpado por ter agredido a ex-namorada, diante de dois dos seus filhos. Ele deveria ter começado a cumprir a sentença de 90 dias a partir de janeiro mas,  por causa da luta programada pelo título, o juiz adiou o cumprimento da sentença.
        Ontem, o pugilista que já ganhou oito títulos mundiais (43 vitórias em 43 lutas) se apresentou pela manhã ao tribunal de Las Vegas, onde foi algemado e depois conduzido  a prisão do condado de Clark. É lá que ele vai passar os próximos três meses. Apesar do prêmio recorde que ele levou recentemente, de 32 milhões de dólares.

Olha a lateral-direita do Brasil aí

          Maurine, a moça da foto, ficou conhecida no futebol feminino durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro de 2011. O pai dela morreu na véspera da semifinal que a Seleção Brasileira teria que disputar. Maurine foi dispensada, mas decidiu ficar no México. No dia seguinte, ela marcou o gol que colocou as brasileiras na final.
         Continuou jogando futebol e destacou-se no bom time que o Santos tinha no ano passado. Agora, enquanto se prepara para defender novamente a Seleção nos Jogos Olímpicos de Londres, ela aceitou o convite do fotógrafo Thiago Solano e fez um lindo ensaio sensual. O resultado aí está.

Brasília é tri no campeonato do NBB

        As semifinais e as finais do NBB (Novo Basquete Brasil) foram realmente muito boas. O campeonato terminou hoje, com Brasília derrotando São José por 78 a 62 e conquistando o título pela terceira vez. A decisão até que foi fácil, com os brasilienses mostrando uma superioridade que nos jogos anteriores não havia sido tão clara. O jogo foi disputado em  Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo.
        Uma pena que a final tenha sido num jogo só. Foi exigência  da Globo, que sempre dá um jeitinho de atrapalhar o nosso esporte. Flamengo e Pinheiros, eliminados nas semifinais, também brilharam no campeonato, que não ficou devendo nada aos jogos dos Estados Unidos que a TV mostra.
        A Seleção dos melhores do NBB : Fúlvio (São José), Alex (Brasília), Marquinhos (Pinheiros), Guilherme Giavannoni (Brasília)  e Murilo (São José).  A foto é dos campeões na festa final.

Nova Seleção volta a campo amanhã

      Os torcedores brasileiros terão a chance de ver amanhã, pela terceira vez em dez dias, a nova Seleção que Mano Meneses está armando para os Jogos Olímpicos. Quem ainda não viu, que  aproveite a chance. Num domingo, às quatro da tarde, um programa impérdível. O adversário será o México, que nos últimos anos tem dificultado as coisas nos confrontos com  o Brasil.
      Os oitenta mil ingressos colocados a venda foram rapidamente vendidos. Existem muitos mexicanos na região de Dallas, onde a partida será disputada. O Cowboys Stadium Dallas certamente estará lotado.
      Mano ainda não confirmou a escalação, mas a base é esta da foto, que goleou os norte-americanos na quarta-feira. Pato também tem boas chances de começar jogando. Eu não tiraria Leandro Damião do time.

Paulo Baier volta e levanta o Furacão

      Foi só Paulo Baier voltar ao time e o Atlético Paranaense já fez as pazes com a vitória. Na Vila Capanema, ontem à noite, o Furacão ganhou por 3 a 0 do Barueri.  Não foi uma grande apresentação do Furacão, mas a categoria do veterano Paulo Baier desequilibrou o jogo. Ele fez os dois primeiros gols, um em cada etapa, e coordenou as ações da equipe dentro do campo. Foi o rei do jogo. O Barueri também tinha um veterano conhecido, Marcelinho Paraíba, mas ele pouco fez. O time continua na lanterna da Série B Nacional.
                              Festa para Paulo Baier, após o golaço que abriu o placar
      Um público de 3.315 torcedores viu o jogo, que foi o último do Atlético na Vila.Os próximos terão como local a cidade de Paranaguá. O primeiro gol de Baier, aos 38' do primeiro tempo, foi um golaço. O segundo ele marcou aos 12 da etapa final. E coube a Fernandão fechar o marcador, no ultimo minuto da partida.
       Nos outros dois jogos de ontem pela Série B, o Guaratinguetá perdeu em casa para o América-RN, por 2 a 0, e o Goiás finalmente conseguiu sua primeira vitória: 1 a 0 sobre o CRB, no Serra Dourada.