Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Não é artigo de primeira necessidade !

      Alguns londrinenses que têm mania de grandeza certamente estão contentes com a notícia de que, depois de muita conversa fiada, parece que agora vão mesmo instalar um placar eletrônico no Estádio do Café.
 
               Muito bem, tudo que for acrescentado ao estádio será bom. Mas, sinceramente, acho que existem coisas muito mais importantes a serem feitas no Café. De que adianta um placar que vai custar cerca de um milhão de reais, com arquibancadas sujas, banheiros mal cuidados e estacionamento ruim? 
 
Piada de brasileiro !



   O brasileiro faz mesmo piada com tudo. As vezes realmente engraçadas, como esta que ouvi ontem. Foi a história de um 'cara' que ouviu a informação de que o "vírus zika" poderia ser transmitido pela saliva. Insatisfeito, o homem contestou: "Isso é impossível. Quem iria beijar um mosquito ?"
Londrina vive dias esquisitos

               
               Estou achando as coisas cada vez mais esquisitas no Londrina Esporte Clube.  Ontem, elogiei aqui a atitude tomada pelo gestor Sergio Malucelli, anunciando dispensas de dois jogadores e cobrando mais empenho geral do elenco.
 
               Mas no final da tarde, me surpreendi. Justamente o único poupado por Malucelli nas críticas, o técnico Claudio Tencati veio a imprensa para contestar o dirigente, dizendo que ele não deveria ter exposto o elenco e até desmentindo que Alex Rhuan e Leandro Oliveira tivessem sido dispensados. Segundo o treinador,  Alex tinha um desacordo financeiro com o clube e Oliveira preferiu ir para o Bragantino. Ficou chato para o gestor. 
 
               Por outro lado, surge a notícia de que o atacante Keirrison está vindo para o Tubarão, para a  a sequência do Paranaense, Copa do Brasil e Série B do Brasileiro. O jogador está sem clube desde dezembro de 2015, quando rescindiu contrato com o Coritiba em razão dos salários atrasados. As inscrições para novos jogadores para o Paranaense terminam no dia 11, sexta-feira.
 
               Em 2015, Keirrison atuou em apenas cinco jogos na temporada, sendo dois como titular e três como reserva. Ele não marcou nenhum gol. Revelado pelo Coritiba em 2006, ele fez 169 partidas com a camisa alviverde e marcou 72 gols, sendo ao lado de Zé Roberto, o maior artilheiro vivo do clube. Além do futebol, Keirrison viveu um drama pessoal em 2015 com a morte do filho de dois anos.
 
                Não posso opinar, porque não vejo Keirrison jogar há muito tempo. Mas todo mundo sabe que ele é um jogador em baixa. E o que é pior,  ganhava R$ 90 mil por mês no Coxa. Não sei se dará certo a vinda para o Londrina  de mais um jogador que não conseguiu jogar no fraco time do Coritiba. O outro é Zé Rafael. Não é bom para o Tubarão, virar um  "time B" do Coritiba
.
QUE CHINEZINHO
    RAÇUDO, HEIN ?
     
 
                   Um menino de dois anos caiu de uma minivan em movimento, na província de Wujiang, na China. De acordo com o canal de notícias CNN, o caso aconteceu no último domingo e a criança não teve ferimentos.Confira no vídeo !
 
                 
Meu Deus, como tem
 gente doente por aí!


                                ( O Brasil está virando um hospital! )

            A apresentadora Fatima Bernardes recebeu alta na noite de ontem da Clínica São Vicente, na Gávea, onde estava internada desde às 5horas da manhã de segunda feira, quando deu entrada na emergência da unidade. Fatima foi atendida pelo médico Sergio Abramoff.
 
             A Globo fala em virose. Já as informações da clínica afirmam que Fatima teve crise de faringite. William Bonner ficou estes dias acompanhando a mulher no hospital e não apresentou o Jornal Nacional. A volta dele à bancada deve acontece hoje à noite. Mas Fatima só deve voltar a apresentar o seu programa na semana que vem.
LIBERTADORES
Peñarol perde em casa
e fica bem complicado


                        

                       

                    O vídeo mostra bem. Logo aos 7 minutos, o argentino Romero Gamarra marcou um golaço e calou os 20 mil uruguaios que foram ao Estádio Centenário, ontem à noite, e viram o Peñarol perder dentro de casa para o Huracán, por 1 a 0.
                              A derrota deixou o Peñarol complicado no Grupo 4, porque o Atlético Nacional (Colombia) meteu 3 a 0 no Sporting Cristal (foto abaixo) e disparou na liderança com 6 pontos. O Huracán ficou com 3 e Peñarol e Sporting Cristal têm apenas 1 ponto. Sanchez, Copete e Marcelo Moreno fizeram os gols em Medelin (foto abaixo).

 
Outra surpresa da terça-feira foi a derrota de 2 a 0 do Olímpia, em Assunção, para o mexicano UNAM (Pumas), que agora é o lider do Grupo 7. Os gols na capital paraguaia foram de Quiñones e Sosa.
 
E em Arequipa, no Peru, o Melgar local foi outro que perdeu em casa: 1 a 0 para o Independiente del Valle, do Equador. Somoza, aos 36 minutos do primeiro tempo, marcou o único gol da partida, pelo Grupo 5, que é liderado pelo Atlético Mineiro.
                                     F  L  A  M  I  N  G  O
                      

                                         é o "Bicho Amigo" da Semana 


                                Na primeira vez que eu fiquei frente a frente com o Oceano Pacífico, no Chile em 1989, na linda cidade de Viña del  Mar, minha visão foi mais ou menos esta da foto. Centenas de aves pintavam  a costa chilena de cor-de-rosa, num espetáculo inesquecível. Eram os FLAMINGOS, que aqui aparecem hoje como 47ºs participantes da nossa série "BICHO AMIGO".




                   Existem no mundo cinco espécies de flamingos, sendo que no Brasil vive apenas o flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis), que pode ser observado no sul do País.
O Zoológico de São Paulo mantinha (não sei se ainda estão lá) duas espécies que podem ser diferenciadas principalmente pelo tamanho e pela coloração. O flamingo-chileno é de menor porte e tem um tom de rosa mais claro, enquanto o flamingo-rosa (Phoenicopterus ruber), considerado a maior das cinco espécies, é de cor rosa mais intensa.


                      O flamingo é uma ave pertencente à família Phoenicopteridae da ordem Phoenicopteriformes. Anteriormente pertencia a ordem Ciconiiformes. Tradicionalmente todas as espécies eram incluidas no género Phoenicopteruss, mas atualmente o flamingo-andino e o flamingo-de-james são considerados um gênero à parte, Phoenicoparrus, por causa de certas diferenças no bico, e o flamingo-pequeno também foi incluído no seu próprio género, Phoeniconaias .
 
 
                    Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 e 150 cm. A sua plumagem pode ser bastante colorida em tons de rosa vivo. São animais que se alimentam de algas e pequenos crustáceos através de filtração.
                    Na Fundação do Zoológico de São Paulo, esses animais são alimentados com uma dieta adaptada, mas que fornece todos os nutrientes necessários, sendo composta por sardinha e verdura picadas, angu de milho, queijo de soja, ração triturada e uma pequena porcentagem de cataxantina artificial em pó ou coloral, proveniente de semente de urucum.
 
 
                 Os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusivamente habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos . São animais de hábitos migratórios que podem voar aproximadamente 500 quilometros por dia, em busca de alimento e locais para nidificação (construir ninhos).
                 Vivem em grandes colônias que variam de três a seis mil pares!  Assim, reproduzem-se em grupos, botando apenas um ovo que nasce em média após 29 dias.


         Entre 3 a 6 anos atingem a maturidade sexual e podem viver longos períodos,  tanto em vida livre (33 anos) como em cativeiro (44 anos).
          Os flamingos são animais filtradores que vivem próximos a água de onde provém sua dieta, composta principalmente de vegetais e invertebrados aquáticos. E é em grande parte desses invertebrados que está presente a substância chamada cataxantina que confere ao animal a coloração rosada. Na falta dessa substância, as penas tornam-se esbranquiçadas.

Os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusive habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos do Vale do Rift.
O flamingo é a ave nacional de Trinidad e Tobago.
 


EspéciesLocalização Geográfica
Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus)Partes da África, sul e sudoeste da Ásia, sul da Europa (mais difundido)

Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)
Região temperada da América do Sul
Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber)Da Flórida, passando pelo Caribe, Ilhas Galápagos até a costa norte da América do Sul (Cabo Orange)

Flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor)
África (p.ex. Vale do Rift) até noroeste da Índia (mais numeroso)


Flamingo-de-James (Phoenicoparrus jamesi)
América do Sul (exclusivamente nos Andes chilenos)
 

Flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus)


 

América do Sul (exclusivamente nos Andes chilenos)

 
 
 
 
 
AS MELHORES DO FACEBOOK 

       Verdadeira a mensagem desta postagem da amiga Vera Santos, que encontrei na página dela no Facebook. Os fortes geralmente ficam sem atenção !