Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dilma e Ratinho: um grande papo

                    Não acho que Ratinho seja um bom reporter. Mas ele é um curioso e não tem vergonha de fazer pergunta simplória. Certamente por esta razão, o conhecido apresentador do SBT conseguiu fazer a melhor entrevista que eu vi até hoje com a presidente Dilma Rousseff. A conversa,  marcada por absoluta descontração de Dilma, foi gravada no Palácio do Planalto (no dia 3) e apresentada ontem à noite, no Programa do Ratinho.

                    Nos limites de sua pouca cultura jornalística, Ratinho misturou assuntos e ultrapassou limites de tratamento, mas conseguiu arrancar da presidente tudo o que o povo brasileiro tinha vontade de saber. Ratinho obteve respostas que reporteres mais conceitudos não lograram obter em entrevistas anteriores. Em termos populares, foi um ótimo trabalho.
                   Dilma falou sobre tudo. Fiquei inclusive sabendo que ela torce por dois clubes brasileiros: o Internacional e o Atlético Mineiro. Falou também sobre metas da parte final do seu governo, destacando a implantação de uma nova malha ferroviária, tão necessária para o nosso País.
                    Conversou ainda sobre a tentativa de conseguir segurança para o Brasil, a partir das fronteiras. E abordou esta situação criada pelos norte-americanos, através desta espionagem virtual tão comentada nos últimos meses. Ela reafirmou que quer do presidente Obama duas coisas: um pedido oficial de desculpas e o compromisso de que ocorrido não se repetirá. E foi enfática: "Não precisamos que ninguém nos defenda do terrorismo. O Brasil sabe se defender."


                   E além do ótimo papo, Ratinho ainda caminhou com Dilma Rousseff pelo Palácio da Alvorada, visitando a biblioteca  e outros recantos da casa dos nossos presidentes. Com todas as suas limitações culturais, o Ratinho matou a pau.

Procuro alguém que me explique

       Voltei a ficar apavorado com o que vi ontem pela TV, no Rio e em São Paulo. Mais uma vez, os tais marcarados surgiram nas ruas, quebrando tudo e provocando enorme confusão com a Polícia. É sempre a mesma coisa: a manifestação começa calma, mas aí surgem os mascarados e o pau quebra pra valer.





          Estou atrás de alguém que explique por que a polícia não arranca as máscaras destes vagabundos e mete todos eles em cana ? Qual é a razão que impede que esses marginais sejam presos ?  Máscara garante imunidade ?
         E mais: gostaria de saber se o uso de máscaras em eventos públicos é legal. Qualquer um pode enfiar um trapo na cara e sair por aí, como se fosse carnaval ?
         Também acho que as autoridades deveriam punir os responsáveis por manifestações que aceitem mascarados no seu grupo, porque é a presença desta gente que está estragando até a imagem das pessoas que só gostariam de exercer o seu direito de protestar. O grupo que leva mascarados entre os participantes, está querendo aprontar.
          Por favor, insisto para que os amigos advogados, promotores, juizes e demais autoridades expliquem aqui no blog. Por que é proibido prender mascarados, mesmo que eles estejam botando fogo em tudo ? 

Pérolas que o Facebook nos traz


       Mais uma postagem interessante do amigo Guto Scalassara, lá de Ribeirão Preto. São coisas simples, mas que nos fazem muito bem