Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 6 de setembro de 2015

   MAIS UM EXAGERO
      DA IMPRENSA ?


          Vendo o meia do Santos Lucas Lima jogar na Seleção Brasileira, começo a desconfiar de que ele talvez seja mais um exagero da imprensa paulista.  Ele tem personalidade e fez um bom primeiro tempo, contra a Costa Rica. Mas não tem aquela elegância que sempre caracterizou os nossos grandes craques. Me passa a imagem de "um caipira cheio de tatuagens". E sumiu no segundo tempo do amistoso.

Um novo Neymar
 é demais pra mim !
 
 
         
        Já temos um clone do Valdívia, que por sinal joga mais do que o chileno. E agora estão inventando um "novo Neymar" com a camisa do São Paulo ?  Aí já é demais.  O futebol tem que voltar a ser sério aqui no Brasil, se quisermos  recuperar nosso prestígio.  Olha a cara da "peça"!
Resultado confirmado
 e a alegria de Massa




           A vitória do britânico Lewis Hamilton no GP da Itália foi confirmada neste começo de tarde em Monza, após uma breve investigação sobre a baixa calibragem do carro da Mercedes. Com isso, ele está cada vez mais perto da conquista do título da temporada 2015 de Fórmula 1.

           Mas o mais alegre no pódio, depois da corrida, foi sem dúvida o brasileiro Felipe Massa, muito festejado pelos amigos que deixou na Ferrari. Em meio a festa, Massa brincou: "Estou muito velho pra tanta emoção".

    É COISA NOSSA !

           Está cada vez melhor o "Jornal Blitz", publicado aqui em Londrina. Recebi a última edição, sempre com novidades em vários assuntos. Curti  muito a coluna "Blitz Gramatical", assinada por Dílson Catarino.  Uma verdadeira aula de português.

            Tem bastante coisa interessante pra gente ler no "Jornal Blitz", que é  distribuído gratuitamente. Quem quiser receber o seu exemplar de graça,  só precisa se cadastrar, acessando jornalblitz.com.br

             Um abraço a todo o pessoal da redação e distribuição do jornal. E parabéns. Fiquei fã do Blitz !
GP da Itália
A melhor prova de Massa em 2015

            Lewis Hamilton ganhou fácil o GP da Itália, mas  gostei da performance cumprida por Felipe Massa, que fez a sua melhor prova na temporada. O brasileiro conseguiu o terceiro lugar nos momentos finais, beneficiado com a quebra do alemão Nico Rosberg, a duas voltas do final.  Em segundo chegou Sebastian Vettel, muito aplaudido pelos ferraristas que estiveram no circuito de Monza.

                        Mas a vitória de Hamilton está sendo investigada,  porque os pneus de seu carro estavam com calibragem abaixo do limite permitido. Pode surgir alguma punição, nas próximas horas.

                         Felipe Massa segurou a pressão exercida por seu companheiro de equipe Valterri Bottas, que foi o quarto colocado, com Kimi Raikkonen chegando em quinto. Já o brasileiro Felipe Nasr não fez uma boa corrida e ficou no 13º lugar.

     Apesar do bom terceiro lugar de Massa no GP da Itália deste domingo, o Brasil continua muito por baixo na Fórmula 1.  Basta lembrar que o último piloto que venceu uma corrida da categoria foi Rubens Barrichello.  Faz tempo, hein ?  Até parece o time do Vasco !
  Bellucci nunca será
 um grande campeão !




            Fiz questão de assistir o jogo inteiro de Thomaz Bellucci com Andy Murray, ontem à noite pelo US Open.  Afinal, era o "jogo da vida dele". Nosso tenista precisa de uma vitória assim. E até deve isso ao povo brasileiro, que há tanto tempo vem sofrendo com ele.  Pela última vez, acreditei que Bellucci pudesse chegar ao nível dos grandes jogadores. Desisto, ele nunca será um grande campeão de tênis. Já tem 27 anos. Djokovic (28 anos) e Nadal (29) já estão cansados de tanto ganhar, enquanto Thomaz Bellucci nem começou ainda.
 
           A diferença na quadra foi muito grande. Bellucci é um jogador previsível, sem velocidade e sem a persistência dos campeões. Bate forte, é verdade. Mas é só. Já Murray tem um leque enorme de grandes jogadas, surpreende em todos os lances do jogo. É muito mais tenista. Mereceu os três sets a zero (6/3, 6/2 e 7/5). 
 
          O terceiro foi o melhor set de Bellucci, mas na hora de decidir, pipocou como sempre. Levou o set até 5/5 e então fez um game horrível e teve seu serviço quebrado. Aí, é pedir pra perder mesmo. A sua falta de velocidade é mesmo impressionante.  Sempre chega atrasado na rede.
 
           Duro foi perder pra um britânico debochado, que solta risadinhas irônicas a toda hora, fala sozinho e xinga todo mundo. Que cara nojento !  E enquanto isso, o nosso Bellucci fica lá, comendo banana e bebendo água o tempo inteiro. Foi humilhante !
GALO É "CAMPEÃO CARIOCA"

        Os torcedores do Atlético Mineiro estão comemorando.  Eles dizem que "o Galo é campeão carioca", pois já havia ganho da dupla Fla-Flu e ontem ganhou também do Vasco. Tudo no Maracanã !
 
       Acho que ele foi a maior vítima da ditadura militar. Foi o compositor que teve mais músicas censuradas, entre as quais "Cavaleiro da Esperança", em que homenageava o comunista Luis Carlos Prestes. Mas também escrevia lindas canções de amor. O Brasil tem saudade dele !

                                          T   A   I   G   U   A   R   A


                          


                                       Na verdade, TAIGUARA  nasceu no Uruguai, durante uma temporada que seu pai - o bandoneonista e maestro Ubirajara Silva - realizava pelo vizinho país, em 1945. Quando seu pai parou de viajar, em 1949, a família mudou-se para o Rio de Janeiro. E posteriormente, em 1960, para São Paulo, quando Taiguara tinha 15 anos.
 

                                      Além de cantar, Taiguara tocava piano, violão, mellotron (uma espécie de teclado inglês) e inúmeros instrumentos de origem africana. Ele tornou-se um cantor, compositor e instrumentista ligado a Bossa Nova, ao Samba e a MPB. Um artista praticamente completo.

 
                                     Escolhi para o vídeo de apresentação de Taiguara, uma linda canção composta pelo saudoso Sérgio Bitencourt: "MODINHA", que foi um dos seus maiores sucessos. Observem a maneira sensível e apaixonada como nosso astro tocava e cantava os versos maravilhosos de uma das melhores músicas da época. Sérgio Bitencourt, que era filho do famoso Jacob do Bandolim, estava muito inspirado no dia em que escreveu "Modinha".  Vários outros cantores gravaram a canção, mas nenhum deles com a força e o talento de Taiguara.


                           Foi significativo o sucesso alcançado por Taiguara nas décadas de 60 e 70, época em que ele participou de vários festivais, sempre com destaque. Largou a faculdade de Direito para se dedicar à música. Seus dois primeiros LPs foram gravados na Philips, pelo produtor Armando Pittigliani.
 
                            Entre os grandes sucessos de Taiguara destaco   Universo do teu corpo,  Hoje,  Piano e Viola,  Amanda,   Tributo a Jacob do Bandolim,  Viagem,  Berço de Marcela,  Teu sonho não acabou,  Geração 70, Que as Crianças Cantem Livres e a maravilhosa canção Universo do Teu Corpo.

                             Mas, vivendo naquele clima de resistência à Ditadura,  Taiguara escreveu algumas canções duras contra a revolução, acabando por ficar marcado pelos militares. Passou a ser sistematicamente censurado. Nada menos do que 68 canções suas foram barradas, o que levou Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra, em meados de 1973. 



                             Em Londres, estudou no Guidhall School of Music and Drama, e gravou a canção "Let the Children Hear the Music", que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.
 
                    Na volta ao Brasil, em 1975,Taiguara gravou o disco "Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara" juntamente com grandes músicos e uma orquestra sinfônica de 80 músicos. Era um tributo aos indígenas.  Mas 72 horas antes do lançamento, todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar, que cancelou o espetáculo de lançamento.   E lá se foi Taiguara, deixando o País de novo, desta vez para a Afríca e depois Europa.

                      Quando conseguiu finalmente voltar a cantar no Brasil, em 1980, já havia uma nova geração. E Taiguara não obteve mais o grande sucesso de outros tempos, embora suas músicas tenham permanecido e sejam executadas até hoje.

                         TAIGUARA morreu em 1996, de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer na bexiga. Tinha então 50 anos.


AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Com esse feriadão gostoso, minha querida  sobrinha Cristina Costa, lá de Pelotas, postou isto na sua linda página. Muito boa !