Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de março de 2016

COPA DO BRASIL
Londrina estréia com vitória !


                  Com um gol do zagueiro Mateus(foto)  de cabeça, num lance de bola parada, aos 34 minutos do segundo tempo, o Londrina estreou com vitória na Copa do Brasil 2016. O Tubarão ganhou por 1 a 0 do Parauapebas, em partida disputada lá no Estado do Pará. Um ótimo resultado, porque o time londrinense vai jogar por um simples empate no jogo de volta, no Estádio do Café, no dia 7 de abril.
 
                      Vale destacar que o Londrina jogou com todo o time reserva e até foi dirigido por Aléssio, técnico auxiliar. Mesmo assim, mostrou uma conduta muito parecida com a que é praticada pela equipe titular. Como sempre, com dificuldades para chegar ao gol, mais uma vez marcado por um zagueiro. E caindo de produção do primeiro para o segundo tempo. Mas o que importa é que venceu e ficou muito perto da classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.
 
                  
A CASA ESTÁ CAINDO
        EM BRASILIA !




                É meus amigos.  Não sei se acompanho a estréia do Londrina na Copa Brasil, lá no Pará, ou se fico com "olho pregado" em Brasília, onde tudo pode acontecer a qualquer momento. Agora, virou bagunça mesmo. Até a presidente está sendo "grampeada" e, segundo dizem, com autorização da Justiça. Se for mesmo verdade que a Justiça está agindo desta forma, então não há mais condições para  Dilma Rousseff governar.  As mudanças são necessárias, mas acho que estamos indo pelo pior caminho, o da bagunça geral.
 
               Desde que uma conversa dela com o agora ministro Lula foi gravada e divulgada publicamente pelo juiz Sergio Moro, ninguém mais segura o País. O homem "jogou merda no ventilador".  O povo está nas ruas em várias cidades grandes, e acho difícil que Dilma consiga "segurar" a barra desta vez.
 
O juiz Sérgio Moro retirou perigosamente nesta quarta-feira o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil.
 
 
     Só peço que Deus mais uma vez proteja o Brasil e nos afaste de qualquer violência !
Caça aos Racistas acaba
 prendendo um pedófilo





                     A investigação de injúria racial e de racismo cometidos contra a atriz Tais Araújo apontou que há um suspeito de envolvimento nos crimes no Rio Grande do Sul. Auxiliando a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro, a Polícia Civil gaúcha cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira — um em Cachoeira do Sul e outro em Porto Alegre.
 
                     Na Capital, a polícia foi até uma casa no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital, onde deteve um suspeito, que foi levado para prestar depoimento, e apreendeu um notebook. William dos Santos Trisch, 27 anos, acabou sendo preso em flagrante por pedofilia após serem encontrados vídeos e fotos envolvendo crianças e adolescentes no seu computador.
 
        " A prisão não foi o objeto inicial, mas como foi encontrado vasto material de pedofilia, ele foi preso" esclarece o delegado Arthur Hermes, titular da DRCI-RS, que está ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
 
           Em Cachoeira do Sul, o alvo foi uma casa no bairro Bom Retiro. De acordo com Hermes, os equipamentos de informática da residência foram vasculhados, mas nenhum indício de envolvimento nos crimes de racismo foi encontrado. "Acreditamos que a rede de internet da dona da casa foi invadida, possivelmente de forma remota. Por isso, ela foi ouvida na condição de testemunha" —  esclarece Hermes.
 
            No país, a operação cumpre um total de 11 mandados de busca e quatro de prisão nos Estados do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e São Paulo. Segundo nota da Polícia Civil do Rio, durante as investigações, os policiais descobriram que o grupo que insultou a atriz foi criado com o objetivo de praticar ataques racistas em perfis e páginas de redes de relacionamento, como Facebook, e contatos do aplicativo WhatsApp. O bando, de acordo com a polícia, incitava os ataques, criando grupos secretos e temporários na web. Também ensinavam maneiras de mascarar as conexões que usavam, para dificultar o rastreamento dos autores.
 
              O mesmo grupo teria cometido crimes contra outras pessoas, como a jornalista Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional. No entanto, a investigação pode pedir punição apenas com relação aos crimes cometidos contra Taís, pois Maju não prestou queixa à polícia, explica o delegado gaúcha.
 
             " A partir das informações colhidas hoje (quarta-feira), vamos tentar traçar as conexões e de que forma o suspeito preso aqui em Porto Alegre e os outros investigados agiam" — afirma Hermes.
Conforme o delegado, o grupo pode responder por associação criminosa, injúria racial, racismo, quadrilha e invasão de dispositivo, entre outros, como pedofilia.
 
                 Vale lembrar que Taís Araújo teve o seu perfil no Facebook atacado na noite de 31 de outubro do ano passado, como mostra a foto que abre esta postagem. Ela reagiu e anunciou que levaria o caso à polícia. E levou mesmo !

                                                                                    F   O   C   A
                                             
                                              É O 49º ANIMAL DA SÉRIE




As focas são mamíferos da família dos focídeos (em latim científico, Phocidae), super-família dos pinípedes (Pinnipedia), adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que as focas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae (leões-marinhos). Todas essas características fazem, das focas, excelentes nadadoras. Em contrapartida, as focas não têm habilidade em terra firme, sendo presas fáceis para ursos-polares e caçadores.
 
 
                    As focas são carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes. Geralmente, reproduzem-se em colónias.
 
                   As focas possuem em torno de 1,70 m de comprimento, pesam de 80 a 100 kg e o período de reprodução é entre fevereiro e maio.
 
                   Localizam-se na região do Polo Norte e são excelentes e ágeis nadadoras. Suas orelhas são internas e possuem poucos pelos no corpo, sendo que eles são grossos e curtos, tendo a coloração cinza ou marrom escuro. As focas são capazes de fechar as narinas embaixo d'água enquanto procuram comida. Geralmente, os adultos machos medem aproximadamente 2 metros de extensão. Com aproximadamente 6 meses de vida, o filhote de foca já consegue nadar sozinho. As focas se comunicam entre si através da emissão de sons graves e podem viver até 30 anos.
 


                       As focas se alimentam de peixes, moluscos e vários outros tipos de frutos do mar. Os adultos comem de 4,5 a 8,2 quilos de comida por dia 
 
 
                       Período de gestação vai de 9 a 11 meses. A fêmea costuma engravidar uma vez por ano Filhotes: Um por vez. Os machos chegam à maturidade a partir dos 2 anos e as fêmeas, a partir dos 3 anos.
 
 
                    Originalmente, a foca vivia na terra. De tanto ficar no mar, foi desenvolvendo nadadeiras e hoje passa boa parte do tempo na água. Ela até passou a andar com dificuldade. A foca pode ir a profundidades de 100 metros nadando. Ela aguenta ficar mais de 10 minutos sem respirar. A partir dos 5 meses, os filhotes conseguem acompanhar os adultos nos longos percursos que fazem no mar. A foca passa o verão e o outono distante de seu local habitat original, vivendo mais ao sul, onde encontra alimento mais facilmente.
 






As focas gostam de viver em Baías de água límpida com rochedos e areia
 
Características físicas: Elas tem uma camada grossa de gordura. A cor da pele é marrom claro com manchas pretas. Os filhotes da foca comum nascem com muito pêlo.
 
·        Quando o filhote tem cinco meses já consegue acompanhar os adultos nos passeios pelo mar;
·        Para se comunicar faz uns grunhidos e guinchos muito agudos de vários tipos;
.            Pode nadar a 100 m de profundidade.
·        Os filhotes parecem uma grande e linda bola de pêlo;
·        Se os filhotes não forem pegos por causa de sua pele, conseguem viver de 20 a 30 anos.
·        Os predadores da foca são: orca, tubarão, urso polar e o homem - os esquimós adoram a carne dela.



 As focas, os leões marinhos e as morsas
 
são muito parecidos. No Brasil só não
 
existem morsas. Abaixo, vemos as três
 
espécies:

 




LIBERTADORES
Goleiro da Seleção e muita sorte
salvaram o Grêmio na Argentina

 
                       Com uma atuação milagrosa do goleiro da Seleção Brasileira, Marcelo Grohe, e passando por um grande drama, o Grêmio manteve-se na vice-liderança do Grupo 6 da Libertadores. Depois de resistir à pressão do San Lorenzo, com defesas íncríveis de Marcelo,  obteve no final da partida o empate por 1 a 1, com o garoto Lincoln, em Buenos Aires. Agora, a sorte poderá ser decidida dia 13 de abril, na altitude de Quito, contra a LDU.
 
                            Um erro de Marcelo Oliveira permitiu que o San Lorenzo saltasse à frente com o jogo recém iniciado, aos 3 minutos. Estabanado, o lateral derrubou Belluschi dentro da área e o árbitro uruguaio Andres Cunha assinalou pênalti. A cobrança de Ortigoza, muito forte e alta, deslocou Marcelo Grohe: 1 a 0. 
 
                              A pressão dos argentinos foi enorme, e o Grêmio também muita sorte, com duas bolas batendo na trave e não entrando. O San Lorenzo esteve sempre mais perto do segundo gol do que o Grêmio de chegar ao empate. Mas, aos 44 minutos do segundo tempo, tudo mudou: Bobô embolou-se com a marcação e o predestinado Lincoln, que havia entrado 20 minutos antes,  aproveitou o rebote para empatar um jogo dramático.

                            Com o terceiro cartão amarelo recebido ontem, Marcelo Oliveira e Maicon ficarão fora do decisivo de Quito, contra a LDU, no dia 13 de abril. Faltando duas rodadas para fechar a primeira fase, o Grupo 6 está assim:  1º Toluca do México, 7 pontos;   2º Grêmio, 5;  3º San Lorenzo 3;  4º LDU do Equador, 3 pontos.


 
 O gol salvador de Lincoln contra o San Lorenzo foi também um fato histórico. Com 17 anos, passou a ser o jogador mais jovem a balançar a rede para o Grêmio na história da Libertadores. Lincoln supera Ronaldinho Gaúcho que, em 1998, marcou na vitória por 2 a 0 contra o Chivas Guadalajara com apenas 18 anos. Depois dele, vem Everton (19 anos), que anotou o seu na goleada diante da LDU por 4 a 0 nesta edição de 2016. 
 


                  E a frustração com o empate do San Lorenzo domina as páginas de esporte dos jornais argentinos de hoje. O empate nos minutos finais com o Grêmio foi capa do Deportiva, caderno de esportes do La Nácion: "Un trago amargo". No Clarín, a chamada o título é "Um erro coloca San Lorenzo na beira do abismo".
 
                   Na imprensa argentina, Cauteruccio, que desperdiçou grandes oportunidades, e o técnico Pablo Guedes são criticados pelo resultado que deixa o San Lorenzo com chances muito reduzidas de conquistar uma vaga às oitavas de final da Libertadores.
LIBERTADORES 
 Melhor time do torneio
é o primeiro classificado




                        Mas a melhor equipe da Libertadores 2016 é mesmo o Atlético Nacional da Colombia, que ontem se tornou o primeiro classificado para a próxima fase. Com 100% de aproveitamento e uma proeza incrível: meteu 4 a 0 no Penãrol, em pleno Estádio Centenário de Montevidéo.
 
                        Copete e Bocanegra no primeiro tempo, e  Berrio e Ruiz na fase final, construíram a histórica goleada que calou a torcida uruguaia. Classificados com duas rodadas de antecedência, os colombianos conseguira 4 vitórias em 4 jogos e marcaram 11 gols sem sofrer  nenhum. Procurem ver esse time jogar. É demais mesmo, um show !
 
Ainda ontem, outros dois jogos foram disputados pela Libertadores. Em Sangolqui, no Equador, o Independiente del Valle recebeu e derrotou o Melgar do Peru, por dois a zero, gols de Sornoza e Ângulo.
E no Estádio El Campin, em Bogotá, o Santa Fé local não deu chance ao chileno Cobresol. Fez 3 a 0,com Gomes (2) e Tesillo marcando os gols.
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE !

                                               " M E R C E D I T A "

de: RAMÓN SIXTO RÍOS                      com:  GAL COSTA

                            



                 Maria Julia Pasquini(foto) é uma querida amiga, filha de um grande e inesquecível amigo, o saudoso Zeferino Pasquini. Maria Julia estréia na série "Canções que ficam pra sempre", mostrando o  seu bom gosto. Ela sugere a "eterna" canção "MERCEDITA", uma música argentina que invadiu e conquistou o Brasil. No vídeo, a canção escrita por RAMÓN SIXTO RÍOS é interpretada pela nossa GAL COSTA, numa gravação extraída da série de televisão "A Casa das Sete Mulheres".  
 
 
"Merceditas" continua fazendo muito sucesso no Brasil, tendo sido traduzida em português sob o título de Mercedita, e às vezes com algumas variações na letra. Entre as versões mais difundidas destaca-se a de Gal Costa, respeitando a letra original, que se refere à localização geográfica da história ("onde crescem os trigais / província de Santa Fé"), e a versão do Grupo Querência como na música original, regravada em espanhol. Outras versões substituem as linhas como "Hoje só ficou saudade / desse amor que se desfez". Entre os músicos brasileiros que cantam e tocam "Mercedita" estão, Renato Borghetti, Dino Rocha, Belmonte & Amaraí, Quinteto Haendel, Tetê Espindola, Alzira Espindola,Luiz Carlos Borges, Os Serranos, entre muitos outros.
 
 

        Merceditas (ou Mercedita) é uma conhecida canção do folclore argentino, em ritmo de chamamé, composta e gravada com êxito por Ramón Sixto Ríos, na década de 1940. Alcançou sucesso nacional e internacional com as gravações de Ramona Galarza em 1967 e do grupo Los Chalchaleros em 1973. Trata-se de uma canção que fala de um amor não correspondido, considerada, junto a "Zamba de mi esperanza", como a mais famosa música folclórica da Argentina e uma das treze mais populares desse país
 
Uma história apaixonante e inesquecível !
 
 

Em 1939, o músico Ramon Sixto Rios, nascido na antiga cidade da Federación, era um jovem de 27 anos quando chegou na cidade de Humboldt para atuar em um grupo de teatro na Sarmiento Club.
Lá ele conheceu Mercedes Strickler Khalov (1916-2001), a quem todos chamavam Merceditas, uma bela e camponesa, loira de olhos azuis, três anos mais jovem, que vivia em um laticínio de leite localizado na zona rural em torno da cidade de Humboldt, na província de Santa Fé.  Merceditas, filha de imigrantes alemães, havia perdido seu pai quando  era uma garotinha e, desde então ele teve que assumir a pousada com a mãe e a irmã.
"Ele chegou a Humboldt com uma companhia de teatro. Uma noite depois de cantar no meio do show, pediu-me para dançar. Eu aceitei, porque não? Dançamos um tango."
 
Esse primeiro encontro teve lugar no Sarmiento Club de Humboldt. Ela usava um vestido branco e usava os cabelos longos e encaracolados. Ele tinha um terno trespassado e estava com gel penteando o  cabelo.
Merceditas chamava a atenção não só pela sua beleza, mas também pelo seu espírito independente, incomum em mulheres da época. Ela costumava sair na cidade, sozinha em uma motocicleta, com calças de tecido leopardo, botas e jaqueta de couro. Também montava num cavalo como um homem, e ia sozinha a Córdoba. Era comum ser o centro das fofocas e boatos dos moradores.
Merceditas e Ramon começaram uma relação formal, que permaneceu dois anos, alimentada pelas cartas que eles trocaram, pois ele vivia em Buenos Aires, a mais de 500 quilômetros de distância.
 
 


Enquanto o relacionamento durou, Ramon ia a Humboldt para visita-la ocasionalmente. Naqueles anos, iam brotando os versos de "Pastora de flores", onde Rios escreve:
Allá en los campos solitarios
vive la Pastorcita,
la encantada Merceditas
que es leyenda entre las flores
que su mano ha cultivado.
Ella es la rubia mía,
y todo el mundo lo sabe;
lleva en sus manos un ramo
de bellas flores silvestres
y al verla así es que parece
que son las flores sus manos
o que su manos florecen
.
 

Em 1941, Rios decidiu propor o casamento, e  viajou para Humboldt com anéis. Mas, inesperadamente, Merceditas rejeitou sua proposta:
"Eu gostei, mas em nenhum momento eu deixei a desejar. Foi o dia que veio com os anéis para se envolver. Não aceitei. Fugi de um amor que eu  queria cometer. Ele voltou com os anéis."
Em outra ocasião, também diria a respeito:
"Eu só lamento."
Eles se separaram no terminal de ônibus da Esperança. Apesar da pausa, Ramon e Merceditas continuou a escrever vários anos, até que ela parou de responder, em 1945. Ele insistiu, no entanto, mais alguns anos, passando as cartas que lhe causava dor de um amor não correspondido:
"Ao longo dos meses e anos, não respondeu as minhas cartas mais, não querendo perder tempo comigo. E então começou a enviar cartas, mas tudo parecia tão triste, que me fazia chorar. Ainda assim mantemos os Poemas:  Sad saiu, porque eu tinha deixado."
Até que ele também parou de escrever. A última carta diz:
"Vinde a mim como uma rosa muito pálida, para arrancar deixar em suas mãos e morrer e, muito suavemente, quase com prazer. Não é possível ser de outra forma, porque só as montanhas não são, mas as pessoas podem ser elas mesmas e se nós acharmos, seja nesta vida ou em outra, é sempre bom ter um lembrete amigável de tudo."

 
De qual dor veio "Merceditas", a música ?  Ramón Ríos compôs a canção na década de 1940, gravou e ela tornou-se um hit de rádio. Mercedes Strickler se recorda do momento em que  ouviu no rádio:
"Então, eu percebi: a letra frase inteira que Ramon tinha me dito pessoalmente."
 
A Argentina vivia um momento de renascimento da música folclórica no Pais, que se tornou cada vez mais popular no contexto de grandes mudanças sócio-econômicas, caracterizadas por um amplo processo de industrialização no centro de Buenos Aires, que provocou uma onda de migração interna de 1930, as áreas rurais e urbanas e as províncias (interior) para a Capital.
Ramón Ríos continuou a sua vida e se casou com outra mulher, mas acabou enviuvando apenas dois anos depois. Em 1980, uma revista de Buenos Aires, publicou uma nota, que incluiu uma entrevista com Merceditas. Rios escreveu uma carta pedindo-lhe para ir para Buenos Aires, reunião que se materializou logo depois. Ele voltou a propor casamento, mas ela se recusou novamente.

Mantiveram-se em contato estreito até a morte de Rios, 25 de dezembro de 1994, quando ele tinha 81 anos. Seu último ato foi legar os direitos da canção. Ela viveu até os 84 anos e morreu sem deixar filhos em 8 de julho de 2001. Até o último momento vivido com a sensação de que Deus lhe havia punido por seu comportamento.
 
 
M: "Eu o amava, mas não era apaixonada. Eu acredito em Deus e acredito que quando algo dá errado é porque Deus me puniu." 
 Deus te puniu?
M: "Sim, porque eu o deixei."


Em espanholTradução em português (1)Tradução em português (2)
¡Qué dulce encanto tiene
en mi recuerdo, Merceditas,
aromada florecita,
amor mío de una vez!
La conocí en el campo,
allí muy lejos, una tarde,
donde crecen los trigales,
província de Santa Fe.

Así nació nuestro querer,
con ilusión, con mucha fe.

Pero no sé por qué la flor

se marchitó y muriendo fue.

Y amándola con loco amor,

así llegué a comprender,

lo que es sufrir, lo que es querer;

porque le dí mi corazón.


Como una queja errante
en la campiña va flotando
el eco vago de mi canto,
recordando aquel amor.
Pero, a pesar del tiempo
transcurrido, es Merceditas
la leyenda que palpita,
en mi nostalgica canción.

Así nació nuestro querer,
con ilusión, con mucha fe.

Pero no sé por qué la flor

se marchitó y muriendo fue.

Y amándola con loco amor,

así llegué a comprender,

lo que es sufrir, lo que es querer;

porque le dí mi corazón.



Que doce encanto traz
a minha lembrança, Mercedita,
minha flor a mais bonita
Que uma vez tanto amei
A conheci no campo
há muito tempo, Numa tarde
onde crescem os trigais
Província de Santa Fé;

E assim nasceu nosso querer
Com ilusão, com muita fé

Mas eu não sei por que a flor

Foi murchando até morrer

E amando-lhe com louco amor

Assim cheguei a compreender

O que é querer o que é sofrer

Por ter lhe dado o coração


Como uma queixa errante
nas campinas vai sobrando
um eco vago do meu canto,
Vai lembrando aquele amor
Mas apesar do tempo
já passado, és Mercedita
a lembrança que palpita
Na minha triste canção

E assim nasceu nosso querer
Com ilusão, com muita fé

Mas eu não sei por que a flor

Foi murchando até morrer

E amando-lhe com louco amor

Assim cheguei a compreender

O que é querer o que é sofrer

Por ter lhe dado o coração



Recordo com saudades
seus encantos, mercedita
perfumada flor bonita
me lembro de uma vez
a conheci no campo
muito longe, numa tarde
hoje só ficou saudade
desse amor que se desfez

e assim nasceu o nosso querer
com ilusão, com muita fé

mas eu não sei, porque essa flor

deixou-me dor e solidão

Ela se foi, com outro amor

e assim me fez, compreender

o que é querer, o que é sofrer

porque te dei meu coração


E o tempo vai passando
e as campinas verdejando
e a saudade só ficando
dentro do meu coração
Mas apesar do tempo,
já passados Mercedita
sua lembrança palpita
na minha triste canção

e assim nasceu o nosso querer
com ilusão, com muita fé

mas eu não sei, porque essa flor

deixou-me dor e solidão

Ela se foi, com outro amor

e assim me fez, compreender

o que é querer, o que é sofrer

porque te dei meu coração




AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Postagem interessante, que encontrei na página de minha prima Marta Galvão Neves, de Pelotas, Rio Grande do Sul.