Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE


     " E U   S E I   Q U E   V O U  T E   A M A R "

de: Vinicius de Moraes e Tom Jobim   
                                            com: A n a   C a r o l i n a                   

                       



                              Um verdadeiro clássico popular aparece hoje na série "Canções que ficam pra sempre", por sugestão da querida amiga Sandra Marcori (foto). "EU SEI QUE VOUTE AMAR" é considerada a 24ª melhor música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil.
 
            Pra muita gente, ela é maior composição da dupla VINICIUS DE MORAES E TOM JOBIM, autores de outras canções maravilhosas.
 
            Em meio a muitas gravações, escolhi para abrir esta postagem a versão interpretada por Ana Carolina, que foi o tema de abertura da tele novela "Em Família", da Globo.
 
 
A letra é do nosso maior poeta músico-popular

Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes[1] (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso
 
 
 
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

                             E vejam que letra escreveu para
                                "Eu sei que vou te amar"

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente eu sei que vou te amar
E cada verso meu será pra te dizer
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida

Eu sei que eu vou chorar
Em cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
Eu sei que vou te amar...
 
 

E a melodia foi genialmente composta por nosso eterno maestro
 
 
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.



Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (na época Distrito Federal), Tom mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência,  lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.
O trisavô paterno do compositor, José Martins da Cruz Jobim, era natural de Jovim, Gondomar, Portugal. O sobrenome de Jobim alude a essa localidade. A bisavó do compositor, Maria Joaquina, era meia-irmã do barão de Cambaí, Antônio Martins da Cruz Jobim. Era descendente, também, do bandeirante Fernão Dias Pais.
Sua carreira nacional e internacional o Brasil inteiro conhece. Tom Jobim é mesmo um dos maiores nomes da nossa música



Ana Carolina Souza, popularmente conhecida como Ana Carolina (Juiz de Fora, 9 de setembro de 1974), é uma cantora, compositora, empresária, arranjadora, produtora e instrumentista brasileira. Conquistou 4 vezes o Prêmio Multishow de Música Brasileira, 3 vezes o Troféu Imprensa e 1 vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro disco foi lançado em 1999: nove álbuns e cinco Digital Versatile Disc, vendendo cinco milhões de disco; consagrando-se como uma das cantoras que mais vendeu na década de 2000.
O primeiro álbum, Ana Carolina, lançou o single "
Garganta", marco na carreira. Com os sucessivos álbuns lançados, Ana Carolina conta com inúmeras canções de sucesso, dentre as quais: "Quem de Nós Dois", "Encostar Na Tua", "Uma Louca Tempestade", "Rosas" e "Carvão". Em 28 de novembro de 2005, a partir do projeto promovido pela casa de espetáculos "Tom Brasil", Ana Carolina e Seu Jorge lançaram, juntos, um álbum, Ana & Jorge: Ao Vivo, desse, foram extraídas as canções "Pra Rua Me Levar" e, o grande sucesso, "É Isso Aí (The Blower's Daughter)".
Em 2009, a cantora completou 10 anos de carreira, lançando o álbum Nove, no qual destaca-se a canção "Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)", num dueto com o cantor, compositor e pianista americano
John Legend. A canção alcançou o topo da Billboard Hot Songs (Rio de Janeiro), e o 34° na Billboard Hot 100 Airplay. No mesmo ano, lançou a coletânea de canção, Ana Carolina + Um, com duas canções inéditas e participação de vários cantores, entre eles, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Totonho Villeroy, entre outros. Nesse mesmo ano, a cantora iniciou a turnê mundial do álbum.

A interpretação de Ana Carolina em  "EU SEI QUE VOU TE AMAR" só valorizou ainda mais a maravilhosa canção !
Violência, como nos malditos
  tempos da Ditadura Militar



                  Segundo o repórter do jornal "O Globo", Bernardo Tabak, o motivo de ter apanhado foi estar filmando a ação contra foliões, sábado [último na Praça Mauá, no Rio. Ele contou que viu guardas batendo em pessoas gratuitamente e indiscriminadamente. "Afirmo: não vi qualquer depredação durante todo o desfile, não vi pichações e não vi ninguém lançando garrafas contra a GM-Rio (nem em nenhum dos vários vídeos que já assisti até agora)"- contou o jornalista no seu Facebook.
 
                 Seu aparelho celular foi arrancado de suas mãos e após quase ser sufocado por um mata-leão, o homem foi preso por desacato aos guardas. "Pra que isso?! Eu não estou resistindo a nada!" - questionou ele ao guarda. Ao que um dos agentes respondeu: "Cala a boca! Tá preso por desacato!".
 
                O jornalista foi encaminhado para a a 5ª DP (Mem de Sá) e em um boletim de ocorrência feito pelos agentes Souza e Gomez estava escrito que foi necessário o uso de "força moderada" durante a prisão. Para Bernardo Tabak  e para os presentes na praça, a ação fez lembrar a época da Ditadura Militar.

"Os últimos imortais" de Julio Maria

 
Em seu blog no "Estadão", Júlio Maria(foto) mostra-se preocupado com a sobrevivência dos astros que ele considera como "os últimos mortais". E fez esta lista:

Paul McCartney: 73 anos. Eric Clapton: 70. Elton John: 68. Mick Jagger: 72. Keith Richards: 72. Roger Waters: 72. Jimmy Page: 72. Chuck Berry: 89. Little Richard: 82. David Gilmour: 69. Ringo Starr: 75. Neil Young: 70. Pete Townshend: 70. Roger Daltrey: 71. John Fogerty: 70. Jeff Beck: 71. Robert Plant: 67. Brian Wilson: 73. Bob Dylan: 74.
 
Acho que faltou Rod Stewart nesta lista. Não Faltou ? 
É Noite de Grammy !


            A 58ª edição do badalado Grammy acontece hoje no Staples Centert, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
     
             Há dois brasileiros no páreo. Gilberto Gil (foto) concorre na categoria de melhor álbum de World Music pelo disco "Gilberto's Samba ao Vivo" e Eliane Elias, que concorre com “Made In Brazil”, ao prêmio de melhor álbum de jazz latino.
 
 

Começa tudo de novo !

      Passadas as férias e o Carnaval, recomeça esta se semana aquela lenga-lenga envolvendo dois corruptos que tentam sobreviver:  Eduardo Cunha e Delcídio do Amaral. Um assunto que já encheu o saco do povo e, pelo jeito, vai se arrastar por mais um tempão.
 
      No plenário da Câmara, há duas medidas provisórias trancando a pauta de votações. Uma é o pacote de ajuste fiscal do governo e reduziu de 39 para 31 o número de ministérios do governo Dilma Rousseff.  E a outra é a Medida Provisória que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a adquirirem participação em instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil.

         E a gente aqui, esperando alguma coisa que faça o Brasil decolar de novo !

Em israel, ex-chefe de governo vai pra cadeia !


 
                             Em Israel, o ex-primeiro-ministro (equivalente ao nosso presidente) Ehud Olmert começou a cumprir nesta segunda-feira (15) uma pena de cerca de 19 meses de prisão por corrupção e obstrução à justiça. Ele entrou na prisão de Maasiyahu na cidade de Ramla, no centro de Israel (foto), um pouco antes das 10 horas (6 horas de Brasília), informou a AFP.

                             Assim, Olmert, de 70 anos, tornou-se o primeiro ex-chefe de governo israelense a ser preso, ao começar a cumprir uma pena de cerca de 19 meses por corrupção e obstrução à justiça.
Este ex-advogado, amante do luxo, de roupas caras e de boa comida, permanecerá detido em uma ala reservada a certos presos.  O único tratamento especial que receberá se refere a sua segurança, já que, como ex-chefe de governo, é depositário de informações sensíveis, segundo uma fonte penitenciária.

               Olmert, ex-membro do Likud - partido de direita do atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu - ficará detido nesta ala do centro, um setor especial de 18 vagas reservado aos que "não podem ficar com o resto da população carcerária".Esta zona conta com seis celas, cada uma com três camas, ducha e vaso sanitário, armário, mesa, cadeiras e um televisor, mas com um número limitado de canais. No corredor há telefones e a ala dispõe de uma sala de descanso, um pátio, salas, uma sinagoga, uma biblioteca e um refeitório.
 
             Olmert se vestirá como quiser no interior da prisão, mas utilizará o uniforme laranja de presidiário se precisar sair do complexo penitenciário. O ex-chefe de governo dividirá seu espaço com o ex-presidente Moshé Katsav, que cumpre uma pena de sete anos por estupro.

              Olmert foi condenado por receber subornos no âmbito do faraônico projeto imobiliário Holyland de Jerusalém quando era prefeito da cidade (1993-2003). Além disso, foi condenado em maio de 2015 a oito meses de prisão por ter recebido sem declarar dezenas de milhares de dólares do empresário americano Morris Talansky quando era ministro de Comércio e Indústria (a partir de 2003). A apelação por este caso ainda deve ser examinada pelo Tribunal Supremo, em uma data que ainda não foi fixada.

Não aguento esse papo !

            O Barcelona meteu seis no Celta de Vigo, ontem. E jogará de novo depois de amanhã (Sporting Gijón), no sábado (Las Palmas), e logo na outra terça lá na Inglaterra, contra o Arsenal. E eu não vejo jogador do Barça reclamando de cansaço. Nem os brasileiros que jogam por lá.
     
             Mas aqui em Londrina, tem gente dizendo que o Tubarão jogou mal contra o Cascavel porque estava cansado por ter enfrentado o Coritiba na quinta-feira. Quanta frescura, hein ?

Ruindade tem limite !

       O Londrina tem quatro zagueiros de área no seu elenco. Qualquer um deles é melhor do que o tal Lucão, do São Paulo. O que ele fez ontem contra o Corinthians foi de horrorizar. Que guri ruim de bola esse, hein ?
 

Está parecido com 2015 !

     Tomara que seja diferente, mas no ano passado o Londrina também se comportou desse jeito, tanto no Paranaense como na Série C. Começou com duas vitórias convincentes. E aí começou a cair de produção e se  enrolar. Depois, foi um sufoco pra buscar a classificação. O sinal amarelo está aceso !

E o Kleber já me deu razão

            Tô dizendo que esse time do Coritiba é ruim. Até o Kleber Gladiador já percebeu isso. Irritado com a conduta da equipe, ontem lá em Toledo, o destemperado atacante já disparou: "Se o time não melhorar rapidamente, na defesa e no ataque, vamos ter que brigar de novo para escapar do rebaixamento no Brasileirão".
 

Será o ano do Paraná Clube ?


                                                                                                                    foto-gazetadopovo

                      Será que Paraná Clube vai "chegar" esse ano ?   Pelo menos, o início está sendo muito bom, com quatro vitórias em quatro jogos, o único time com 100% de aproveitamento no Campeonato Estadual. Ontem, na Vila Capanema, foi 2 a 0 em cima do Rio Branco, como nova atuação destacada de Lúcio Flavio, que fez um gol cobrando um pênalti de "cavadinha" e deu o passe para o outro, marcado por Robson.
 
                       E o próximo jogo também será em casa, contra o Toledo, que ontem "comeu" o Coritiba.  E depois aqui, com o Londrina.   Vejam como ficou o campeonato:
 
                  1º Paraná Clube 12; 2º Londrina 10; 3º Atlético 10; 4º Coritiba 7; 5º J.Malucelli 7; 6º Foz do Iguaçu, 6; 7º PSTC 4; 8º Maringá, 4; 9º Toledo 4; 10º Cascavel 3; 11º Operário l; 12º Rio Branco 0.
 
AS  MELHORES DO FACEBOOK

      Linda mensagem que encontrei em postagem feita na página do amigo Bhall Marcos.