Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

    Vou ali e já volto !


         Nós próximos três ou quatro dias,  não estarei tão presente aqui no blog, como habitualmente ocorre. Amanhã, dia do meu aniversário, vou viajar para Curitiba, com a esposa Ana Lucia. Vou curtir a data com os filhos Luciano (Amanda) e Zé Ivan (Taisa),  que lá residem.
 
         Permanecerei em Curitiba,  por uma razão também muito especial. É que na quinta-feira assistirei na Arena do Atlético o show do fantástico Rod Stewart, britânico de ascendência escocesa, que eu sempre tenho classificado aqui no Blog como o melhor cantor do mundo na atualidade.
 
 
          Será um momento único, que não quero perder. Rod Stewart é mesmo muito especial, com sua voz áspera, rouca e extremamente afinada. Tem um repertório maravilhoso e já sei que ele vai cantar neste show a canção "Maggie May", uma das minhas preferidas.
 
           Vou tentar postar alguma coisa, lá de Curitiba, embora já saiba que tudo será muito corrido, até porque pretendo estar de volta a Londrina no começo da tarde de domingo, a tempo de acompanhar Londrina x Tupi, no Estádio do Café.  Vou ali e volto logo !
   Vem aí outra "pedreira"



         O Londrina terá outro jogo difícil, domingo que vem no Estádio do Café, às 16 horas. Tenho ouvido algumas pessoas afirmarem que "o Tubarão não sabe jogar contra adversários fracos, como o Caxias".  Acho que esse pensamento não é correto. Penso que seja mais sensata a tese de que o LEC não sabe jogar em casa. Raramente faz uma partida realmente boa em seu reduto. E estou certo de que esse problema  vem do vestiário.

         O "bom" Tupi que vem aí merece um respeito muito maior do que o "ruim" Caxias. É o líder, tem o melhor saldo de gols e sabe se defender, pois tem a melhor defesa. Sua retaguarda é a segunda melhor dos dois grupos da Série C. Levou apenas 10 gols. Só o Vila Nova de Goiás sofreu menos: 9.  

          Juiz de Fora é uma cidade grande, tem até mais habitantes do que Londrina. O Tupi não é um time que vem do mato, mas o representante de uma grande metrópole. Portanto, precisamos ter muito cuidado respeito com ele.

           Também é preocupante saber que o Vitor não vai jogar. Ele tem falhado sim em alguns jogos, mas é um grande goleiro.  Vai fazer falta.  Só nos resta  rezar para que o técnico tenha o mesmo desembaraço que usa, quando se defende das críticas,  para posicionar e orientar melhor o seu time.  

        
Também vai em cana !




              Parece que a CPI do Romário não está conseguindo "enquadrar" o presidente Marco Polo Del Nero, mas pelo jeito o presidente não vai escapar da "lei".  Quem entrou na parada pra valer agora, foi o FBI, que está preparando tudo para que os Estados Unidos entrem com um pedido de prisão do dirigente.

               Dizem que Marco Polo não está indo nem mais ao futebol, com medo de ser preso. E também vai sobrar bronca para as empresas que negociaram com  a CBF, segundo o pessoal do FBI.
       Os delatores que fizeram acerto e assinaram 28 acordos de colaboração premiada já devolveram R$ 1,5 bilhão, garante a Procuradoria da República. É menos do que um quarto do que foi desviado da Petrobrás para pagamento de propinas.
        Acho que a proposta para a volta da CPMF não passa no Congresso.  E já tem até senador do PT garantindo que vai votar contra a medida.  É o baiano Walter Pinheiro.
 
ilustração do chargista gaúcho Tacho
 
CPMF não, presidente !




       Enquanto muitas pessoas vem pressionando o Governo Federal (até de maneira absurda), eu tenho mantido um certo equilíbrio, até por entender que a presidente não é a única culpada pelo que vem ocorrendo.  Existem muitos outros culpados, principalmente o próprio povo brasileiro. Acho que a busca por soluções coerentes seria o melhor caminho, com todos participando e enfrentando as dificuldades do momento.
 
        Mas não posso aceitar que Dilma esteja mesmo pensando em fazer retornar o tal "imposto do cheque", a famigerada CPMF.  Aí sim, a presidente estará pisando definitivamente na bola e mostrando incapacidade para buscar soluções mais inteligentes e menos dolorosas.
 
         Se hoje, 50% dos brasileiros estiverem contra a presidente, se voltar a CPMF, esse percentual passará a  ser no mínimo de 75%.
Ah ! Eu já sabia !



        A cantora londrinense Carla Casarim, que passou pelo Espaço Musical do nosso Blog recentemente (dia 27 de agosto), veio a Londrina na última sexta-feira e fez um show sensacional no Teatro Marista. Ela foi a atração da festa de 30 anos da Quadra Construtora.

      Com um repertório excelente, recordando os grandes festivais da música brasileira, Carla cantou músicas conhecidas do público, como Lapinha, Disparada, Casa no Campo, Domingo no Parque e muitas outras. Mostrou toda a sua qualidade artística e recebeu demorados aplausos.

       Carla já arrasou de cara. Visivelmente emocionada por estar voltando a sua terra, ele abriu o show com "Arrastão". Eu já sabia que seria um sucesso. E todos os shows de Carla Casarim serão assim, com muita emoção e elevado nível artístico.
    Quem ouviu ele cantar ao vivo, certamente nunca mais se esqueceu dele. Um ótimo cantor.  E um artista ainda melhor. Esse cara respirava arte. Um dos melhores que conheci

                                         I V O N    C U R I


                   


         Este vídeo gravado, em 1988,  numa das edições do programa "Fantástico" nos mostra bem a versatilidade e o talento de IVON CURI. Cantava em vários idiomas,  interpretava no cinema como poucos atores. Um artista perfeito.  Confiram.
 
 
          Ivo José Curi nasceu em Caxambu, Minas Gerais, filho de José e Maria.  José Kalil Curi e Maria Curi.  Ivon era irmão de dois famosos nomes do rádio, também já falecidos: Jorge Curi, um dos maiores narradores esportivos do País, e Alberto Curi, locutor noticiarista, também de grande prestígio no rádio carioca. E tinha outros seis irmãos.  Foi ainda adolescente que Ivon veio para o Rio de Janeiro, no início dos anos 40. E seu primeiro emprego foi na Pan American Airlines
 
 
           A carreira artística foi iniciada em 1947, contratado como cantor principal da orquestra do maestro Zaccarias, no Hotel Copacabana Palace. Mas logo notabilizou-se também como ator, trabalhando em várias chanchadas da Atlântida,  durante a década de 50.
            "E' fogo na roupa" e "Barnabé, tu és meu" foram dois destes filmes que alcançaram sucesso de bilheteria.
 
 
             Muitas canções fizeram sucesso na voz de Ivon Curi. As minhas preferidas: "Pisa na fulô", "Eu não existo sem você",  "O retrato de Maria",  "Me Leva",  "João Bôbo", "Menino de Braçanã",  "Xote das Meninas" e "Falaram tanto de mim"..
             E cantando em francês, gosto  muito de suas interpretações para  "Pigalle" e "La vie em rose".
 
 

 
 
              Em Portugal, ele recebeu a "Rosa de Ouro" e gravou o maravilhoso fado "Sempre que Lisboa Canta".
 
 
 
Na televisão, Ivon participou do programa "Adoráveis Trapalhões", com Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.   
E sua última participação na TV  foi na Escolinha do Professor Raimundo, fazendo o personagem "gaúcho Gaudêncio" (fotos abaixo.
 

 
 
 
           
 
 
 
 
Ivon Curi, que era casado com Ivone Curi, deixou quatro filhos: Ivana, Ivan, Ivna e Ivo. Ele morreu aos 67 anos,  no dia 24 de junho de 1995, de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos.
 
 
 
 
 
Foi na página da amiga gaúcha Laura Miguilina Doble de Abre que encontrei esta postagem, comparando a vida da gente com um livro que precisa ser lido