Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bonita festa no Estádio do Café

         Apesar de alguns deslizes de organização e comportamento, foi um sucesso a festa realizada agora à noite no Estádio do Café, aqui em Londrina, no amistoso em que o São Paulo derrotou o Tubarão por 2 a 1. Os jogadores londrinenses receberam suas faixas de campeões do interior paranaense  e foram muito aplaudidos pelo público que, mais uma vez, compareceu em grande número.
        Na verdade, o Londrina não merecia a derrota, porque foi até superior em boa parte do jogo. O São Paulo fez um a zero no primeiro tempo, gol de Luis Fabiano, que no intervalo deixou claro que está insatisfeito no Tricolor. Acho que o Tubarão só perdeu a partida porque voltou muito lento para a etapa final, sofrendo um gol, marcado por Roni, logo no começo desta fase. Aí o time acordou, foi pra cima e dominou as ações. Fez o seu gol, através do artilheiro Neilson e por muito pouco não chegou ao empate, que teria sido o resultado mais justo.


       A festa teve muitos momentos bonitos, como a execução do Hino Nacional no violino e a gritaria da torcida. Como pontos negativos, destaco uma faixa com a palavra "vergonha", enderaçada para a torcida do São Paulo, que era numerosa e vibrante, apesar de estar mal acomodada num espaço limitado das arquibancadas. E também não gostei da invasão ocorrida no final do jogo, por torcedores dos dois times. E importante que o torcedor londrinense se acostume a não invadir o campo, nem mesmo para festejar. São ações que, amanhã ou depois, podem trazer prejuizos e dissabores para o clube.

Cuidado que o bicho vai te pegar !

        De repente, os animais passaram a ser um grande problema em Londrina. Já faz anos que lutamos contra os pombos, que continuam ganhando de goleada das nossas autoridades. Agora, parece que estão experimentando mais uma maneira de, pelo menos, eliminar as fezes e o mau cheiro que os pombinhos espalham pela cidade. Vamos ver se desta vez funciona.
        Mas não são só os pombos e os mosquitos da dengue que estão nos preocupando. Vamos ter que enfrentar agora uma superpopulação de capivaras que estaria tomando conta do Parque Arthur Thomas.  Tá no jornal de hoje. Entretanto, não é tão "super" assim essa população que se instalou no nosso melhor Parque. Afinal, não são mais do que 34 simpáticas e preguiçosas capivaras, que diretamente não chegam a fazer mal pra ninguém. O problema é que elas são hospedeiras do carrapato-estrela. E esse sim é uma ameaça, pois traz a febre maculosa, que pode atingir as pessoas. Já se fala em mandar as coitadinhas das capivaras lá pras bandas do Rio Tibagi.
 
                     
 
          E não pensem que não temos mais ameaças. O secretário municipal do meio ambiente, Cleuber  Brito,  já avisou que estamos também com superpopulação de quatis e macacos, e que eles igualmente transmitem a doença.  Mas o que é isso?  Parece que nossa região está virando uma selva.
          Logo, logo, quando nossas crianças sairem de casa, vamos ter que recomendar : "Cuidado que o bicho vai te pegar."

Olha os corinthianos aí de novo !

       Aí está o Corinthians envolvido em novos  problemas, porque seus torcedores entraram na Vila Belmiro com sinalizadores dentro da cueca e proveram uma grande esculhambação durante o jogo de domingo passado, com o Santos. E depois, o amigo Hamilton Nassif ainda quer que eu seja bonzinho e destaque os feitos corinthianos.  Não dá mesmo, Hamilton. Pelo menos enquanto os dirigentes alvi-negros não punirem de maneira exemplar esse bando de loucos perigosos.
       Eu sei que tem muita gente boa torcendo para o Corinthians. Como você Nassif e tantos outros londrinenses que gostam do Timão. Mas não são vocês que representam oficialmente o clube, em termos de torcida. São aqueles marginais, que já fizeram de tudo para enxovalhar o nome do Corinthians. Eles são os representantes oficiais do clube, que parece gostar de ter gente assim nas suas fileiras. Eles já acabaram com o carnaval de São Paulo, já mataram um menino na Bolívia e continuam desrespeitando as leis e aprontando. Depois eles vão ao Pacaembu, aplaudem o time após uma derrota, como aconteceu na semana passada, e estão perdoados. Mais do que isso, ainda são apontados como exemplo de torcida.

Pérolas que o Facebook nos traz


       O Facebook me deu mais uma alegria. Me trouxe esta imagem atualizada da cidade portuguesa de Águeda, onde nasceu o meu bisavô materno Antonio Jesuino dos Santos, que veio ao mundo no dia 4 de abril de 1853, e que faleceu aqui no Brasil, em Pelotas, em fevereiro de 1932, antes portanto do meu nascimento. Estive em Portugal, realizando coberturas jornalísticas, mas não conheci Águeda, que fica no Distrito de Aveiro, na região Centro, longe de Guimarães (localizada no Norte), onde fiz meu trabalho.  A postagem que me deixou tão feliz foi feita pelo amigo Florival De Matos Mariano, que já morou aqui em Londrina e hoje reside em Curitiba.