Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Arapongas ganhou com sobras

              Não há o que contestar. O Arapongas ganhou do Londrina, por 3 a 1, agora há pouco no Estádio do Café, e mandou a torcida londrinense pra casa, de cabeça quente. Mais uma vez, ficaram claras as limitações do Tubarão que, pelo jeito, vai ter que brigar muito para não voltar para a Segunda Divisão. O Arapongão fez 2 a 0, com Thiago Adam e Léo Itaperuna. O LEC teve a sua chance no final do primeiro tempo, quando o árbitro marcou um penalti discutível e Rodrigo diminuiu o marcador.
                Veio o segundo tempo, o técnico Tencatti mexeu na equipe, mas a reação não apareceu. Ao contrário, o Arapongas é que continuou dominando o jogo, até que aos 28 minutos o zagueiro londrinense Rogério cometeu um penalti e foi expulso. O "craque" do Arapongas, Edu Amparo, cobrou e fez o terceiro e decisivo gol.
                                              Edu Amparo 'matou a pau' no Estádio do Café                
  Metade da torcida foi embora e a outra metade vaiou, chegando a gritar "olé", quando o Arapongas começou a tocar a bola. O final foi melancólico para o Tubarão, com críticas aos jogadores e à SM Esportes, responsável pela montagem do time alvi-celeste.
                  Para acalmar tudo isso, vamos esperar que a SM Esportes confirme a vinda dos garotos Douglas e Mateuzinho, anunciados hoje, e que mostraram muita qualidade na recente conquista do Corinthians na Taça São Paulo de Juniores.

 ******   No mesmo horário, em Cianorte, uma vitória histórica do Leão do Vale do Ivai, que meteu 7 a 1 no Rio Branco, de Paranaguá. É isso mesmo, sete a um. Jackson(2), Valdir, Paulinho(2), Marquinhos e Pablo fizeram os gols do Cianorte, Denis fez o do Rio Branco.

 ******   Ainda no começo da noite, o Toledo conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Paranaense: 1 a 0 sobre Operário, de Ponta Grossa, gol de Jerônimo.   

Vasco vence, sem dinheiro e sem concentração

             O Vasco esqueceu os problemas financeiros e, mesmo sem concentração, foi a Moça Bonita e ganhou bem do Bangu, agora à tarde, por 3 a 1. Alecsandro, Thiago Feltri e Bernardo marcaram os gols vascaínos, descontando Tiano para os banguenses. Com o resultado, o Vascão manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, com 9 pontos em 3 jogos.
              A partida chegou a ser interrompida por 5 minutos, porque houve uma confusão do lado de fora do estádio e a Polícia teve que utilizar gás lacrimogêneo, que chegou até o gramado e incomodou os jogadores dos dois times.

*****    Pelo Paulistão, tivemos hoje à tarde empate entre São Caetano e XV de Piracicaba (1 a 1) e a vitória do Guaratinguetá sobre o Botafogo-RP, por 2 a 1. Esta partida marcou a estréia de Vilson Tadei no Guará, que até então não havia marcado nenhum  ponto no campeonato.

*****     Pelo Gauchão, em Porto Alegre, o Cruzeiro goleou o São José (no clássico Zé-Cruz), por 4 a 1. E pelo Campeonato Alagoano, o ASA, de Arapiraca,  derrotou o CSA por 1 a 0.

Furacão vai acertando o seu time

             Para um clube que caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro há menos de três meses, o Atlético Paranaense vai começando o ano muito bem. Acabei de assistir, pelo Pay per View, a goleada que o Rubronegro aplicou no coitadinho do Roma, por 4 a 0, na abertura da 4ª rodada do Campeonato Estadual. Com muitos meninos no time e a experiência de Paulo Baier e mais dois ou três mais tarimbados, o Furacão ganhou com uma facilidade incrível. Chegou aos 12 pontos em 4 jogos, marcou 9 gols e não sofreu nenhum. E terminou o jogo de hoje com oito "pratas-da-casa" em campo.  Fica aguardando os resultados de Cianorte (contra o Rio Branco) e de Coritiba (joga em Paranavaí).
                      O 'capitão' Paulo Baier deu show no Parque Barigui. Foi o melhor do jogo           
  O jogo desta tarde foi no Ecoestádio Janguito Malucelli. Só assim  mesmo para o pequeno e lindo estádio do Corinthians Paranaense ficar cheio de gente.  Foram 3.474 pagantes  para R$ 31.490. A decepção foi o time do Roma, que é fraquíssimo. Não consegue segurar uma bola. Não cria nada. Não tem nenhum jogador que se destaque. Deste jeito, é candidato ao rebaixamento. Tem até um jogador que se chama "Pacato". Parece até brincadeira.
               Bruno Mineiro fez os dois gols do primeiro tempo e já está entre  os artilheiros do certame, com 5 gols. Na fase final, Bruno Furlan e Harrison (de penalti) completaram a goleada.

*****   Na outra partida já disputada hoje à tarde pela quarta volta do Campeonato Estadual, Iraty e Corinthians-PR não sairam do zero a zero, no Estádio Emilio Gomes, em Iraty. O time da SM Esportes continua sem ganhar na competição.

Olha o Chico aí, levantando outra vez

         Nos últimos meses, a imprensa de todo o Brasil deve ter preparado um grande volume de matérias, contando a vida inteira de Chico Anísio, para publicar logo após a sua morte. Trabalhei durante 30 anos em jornal e sei como é que funciona isso. Fica tudo pronto, só esperando o cara morrer.
           Em pelo menos três oportunidades as notícias sobre o estado de saúde do grande Chico nos deixaram alarmados. A impressão é de que ele iria embora mesmo. O último alarme foi dado há umas duas ou três semanas. Chico parecia estar mesmo se despedindo da gente.
            Pois com muita alegria registro que mais uma vez Chico Anísio está reagindo. Ele continua na UTI, mas já respira sem a ajuda de instrumentos, durante alguns instantes do dia. A pressão arterial também já não requer tantos cuidados. E até a função renal já apresentou "discreta melhora", segundo os médicos do Hospital Samaritano, no Rio.
            Deixa eu botar uma dose de otimismo nisso: "Coleguinhas dos jornais de todo o País. Podem rasgar todas as matérias feitas sobre a vida do Chico. Ele ainda vai nos contar muitas coisas engraçadas. Se Deus quiser."

O fim das férias mata o Verão !

             Leio no Portal Londrix que as aulas das escolas municipais recomeçam amanhã, com  mais de 35 mil alunos voltando aos colégios. Também as escolas estaduais já estão se movimentando para a volta às aulas. No setor da Educação, o ano já está começando. E o Verão já está morrendo.
             Já escrevi sobre o assunto em outras oportunidades e volto a fazê-lo agora. Acho que as férias escolares estão ficando cada vez mais curtas, e não gosto disto. Primeiro, porque não é necessário, nunca foi. No passado, escola só em março, depois do carnaval e do calor mais forte do verão. Mandar uma criança para a escola num dia como o de hoje, é um erro. Judia da criança, que também fica privada de curtir o clube, a piscina, a praia ou pelo menos da sensação de vestir pouca roupa nesta época de temperaturas altas.
              E há também o outro lado da situação. O fim das férias provoca o esvaziamento das praias e também dos clubes. E depois cobramos maior investimento no litoral. Quem é que vai enfiar dinheiro num     negócio que dá prejuízo o ano inteiro, para ter retorno de apenas 45 dias em média, como está ocorrendo agora ?
             E os donos das lanchonetes instaladas nos clubes, como é que ficam ? É claro que com a volta às aulas a frequência cai noventa por cento em todos os clubes.  E quem vai cobrir o prejuízo ?
              Independente, dos problemas financeiros que o fim das férias causa aos comerciantes, há o lado turístico da coisa. Quem é que gosta de chegar a uma praia e encontrar apenas meia dúzia de gatos pingados pelas areias ?  E será que o turismo não é importante para o Brasil ?

Mão na bola ou pé na bola ?

           Cidade "grande" é assim. A escolha é sua. Voleibol pela Superliga, às oito no Moringão, ou futebol pelo Paranaense, às oito e meia no Estádio do Café ? O vôlei é mais barato e tem estréia de novo técnico no Londrina/Sercomtel. Mas o futebol, apesar dos ingressos custarem R$ 30, oferece aquela emoção preferida do torcedor brasileiro.
           A estréia do treinador Toninho deve motivar o sexteto londrinense na parada dura contra o tradicional Minas. O tal do André Donegá já estava sem tesão. Vinha tocando o time de saco cheio. Seu pessimismo contagiou os jogadores. Com sangue novo, é possível que todos cresçam de produção, embora a gente saiba que existem muitas limitações técnicas. Mas tem o seguinte: se a equipe vencer hoje, vai ficar muito chato para o tal  Donegá.
            Já o Tubarão deve encontrar algumas dificuldades mas, jogando no Estádio do Café, é favorito contra qualquer equipe do Interior. Até mesmo contra o Cianorte. Na sua casa, o Londrina só não é favorito contra Coritiba e Atlético Paranaense. Só que na partida desta noite, é preciso que a torcida tenha um pouco de paciência. O time deve estar muito tenso. Vamos deixar os meninos jogar. Que as cobranças fiquem para o final do jogo.

Desta vez, a Globo botou pra quebrar !

          Saca só a escalação deste time. Em pé, da esquerda para a direita, como no futebol: Sophie Charlotte, Mariana Ximenes e Cléo Pires. Sentadas, na mesma ordem: Dira Paes, Glória Pires e Bruna Linzmeyer. Um time como esse só pode jogar no ataque. É a série "As Brasileiras", que estréia amanhã à noite na Globo, e que pretende mostrar a diversidade de nossas fêmeas.
           Mas tem muito mais. O diretor Daniel Filho convocou 22 atrizes (são dois times de mulheres bonitas) que vão participar de histórias diferentes. Juliana Paes será a protagonista de "A Justiceira de Olinda", episódio de amanhã. Que futebol, que nada !