Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Setenta anos de Gilberto Gil

       Pouco a pouco, os grandes nomes da música brasileira vão chegando aos 70 anos. Hoje é a vez do cantor, compositor, ex-exilado político  e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, se tornar um "setentão".
       Nascido em Salvador da Bahia, no dia 26 de junho de 1942, Gilberto Passos Gil Moreira veio ao mundo no bairro do Tororó, na capital da Boa Terra, filho do médico José Gil Moreira e de dona Claudina.  É casado com Flora Giordano, neta de italianos, e pai de duas filhas: a cantora Preta Gil e Marina Morena.
        Com mais de 50 discos gravados, Gil continua trabalhando até hoje. Recentemente gravou um CD e um DVD ao vivo, no Rio de Janeiro. E na semana que vem inicia uma turnê pela Europa.
                              É, sem dúvida, um dos maiores profissionais da música brasileira.

Fátima Bernardes perde audiência

         Sem o barulho da estréia, o programa que Fátima Bernardes está comandando na Globo já perdeu trinta por cento de audiência no seu segundo dia de apresentação. Nesta terça-feira, o "Encontro com Fátima Bernardes" conseguiu apenas 7.2 no Ipobe, empatando com o "Bom Dia & Cia", apresentado no horário pelo SBT.
        Pela Internet, surgiram muitas críticas ao novo programa. Um telespectador chegou a dizer que "o programa e a apresentadora são dois picolés de xuxú, de tão sem graça."
        Outro disse que "a Fátima consegue ser pior que a Ana Maria Braga e seu papagaio."
         Um terceiro afirmou que "Fátima está empatando com os desenhos que o Silvio Santos exibe."
         Pelo jeito a Globo vai ter que injetar dinheiro em grandes reportagens para tentar salvar o novo programa. Se repetir o padrão apresentado hoje, o fracasso total virá rapidamente. Agora é que a maior rêde de TV do País vai ter que mostrar a sua força.
        
   

Leão caiu. São Paulo quer um estrangeiro

        Ficou claro que, após a derrota para a Portuguesa no final de semana, o São Paulo mandaria Emersom Leão embora. Eu até esperava que o anúncio ocorresse ontem, mas só hoje pela manhã é que o treinador tricolor foi dispensado, depois de dirigir o time em 44 jogos, com 26 vitórias, 12 derrotas e 6 empates.
       A eliminação para a final da Copa do Brasil abalou demais. e a derrota para a Lusa foi a gota d'água. Ao confirmar sua saída, Leão mostrou-se bastante abatido.  Ninguém gosta de ser mandado embora.
      Mas o que está provocando alvoroço maior no Morumbi é a notícia de que o São Paulo está decidido a trazer um treinador de fora. O primeiro nome falado foi o do português André Villas-Boas, que brilhou no FC do Porto mas fracassou no Chelsea, da Inglaterra.
       Arrogante foi a declaração do presidente Juvenal Juvêncio: "No Brasil não existem técnicos com capacidade suficiente para comandar o time do São Paulo".
        E eu pergunto: qual é o treinador internacional de capacidade indiscutível que vai querer dirigir o medíocre time do São Paulo ?

Um dia de bons reencontros

            Pela manhã foi a amiga Elvira Alegre.  Agora à tarde, por telefone, reencontro outro grande amigo, Antonio Carlos Nascimento, o Baiano, goleiro do Monções nos bons tempos do futsal de Londrina. A terça-feira está mesmo me proporcionando bons reencontros.
             Antonio Carlos é mesmo uma pessoa especial, um cara que sempre se preocupou com os outros e procurou ajudar a todos. Agora mesmo, em franca recuperação de problemas de saúde, está participando ativamente da campanha "Adote um  metro quadrado", que visa ajudar o Hospital do Câncer na luta para ampliar suas instalações. Aliás, deixo aqui o meu pedido para que os leitores do blog acessem o site do Hospital do Câncer e entrem na campanha, contribuindo copm um metro quadrado de construção. Custa R$ 1.500 que podem ser pagos em até 20 parcelas de R$ 75.
            Valeu Baiano, fico aguardando a sua prometida visita. Um abração
 

Bellucci eliminado na estréia

        Como se esperava, Rafael Nadal derrotou o brasileiro Thomaz Bellucci, no jogo de estréia de ambos no Torneio de Wimbledon, na Inglaterra. Mas o que não se esperava é que Bellucci tivesse um início de partida tão fulminante, abrindo vantagem de 4 a 0 sobre o espanhol.
        Foi só no início. Nadal acabou ganhando o primeiro set por 7/6 e faturou também os outros dois, por 6/2  e 6/3, fechando a partida com 3 sets a 0. O tenista brasileiro está fora do campeonato.
       Mas o dia também trouxe coisas boas para Thomaz Bellucci. Ele recebeu a notícia de que a Federação Internacional de Tenis decidiu incluí-lo nos Jogos Olímpicos. Apesar de ter caído para a 80ª colocação do ranking, Bellucci recebeu um wild card (convite) para a disputa de tenis individual das Olimpíadas.
       Nas duplas, ele já estava incluido, ao lado de André Sá. A outra dupla brasileira será formada por Marcelo Melo e Bruno Soares.

Argentina tem um campeão inédito

    Deu "zebra"no Campeonato Argentino. O Arsenal de Sarandi, que já é conhecido dos brasileiros por sua participação na Libertadores e na Sul-Americana, nunca havia conquistado um título nacional mas, no último domingo, ganhou o Torneio Clausura. O título veio com a vitória de 1 a 0 sobre o Belgrano, gol marcado por Lisandro López.
        É a primeira vez que o clube de Sarandi ganha a competição, e o Tigre ficou em segundo lugar. O poderoso Boca Juniors colocou o time de reservas, por causa da Libertadores, e acabou ficando apenas em terceiro lugar. Sarandi é uma cidade da "Grande Buenos Aires".

Elvira Alegre continua a mesma

        De vez em quando, você acorda com sorte. Hoje foi um desses dias. Sai para buscar meu queijo mineiro na feira livre e, ao mesmo tempo, tomar um solzinho. De repente, aparece a amiga Elvira Alegre, com quem tive a oportunidade de trabalhar na Folha de Londrina.
        Já fazia um bom tempo que eu não via a  Elvira. Mas é como se tivesse visto ontem ou anteontem. Ela mudou muito pouco. Continua bonita, simpática, a mesma Elvira de vinte anos atrás. Foi um papo de cinco minutos, não mais do que isto. Mas o suficiente para alegrar a minha manhã.
         Elvira Alegre é uma das pessoas mais competentes que conheço na arte da fotografia. Continua trabalhando. E me passou a impressão de que continua feliz. Que bom

Todo mundo quer ser amigo do Maluf ?

       Ouço sempre falar que o Maluf não presta, que roubou e fez um monte de coisas erradas. Mas todo mundo quer estar com ele, especialmente em época de eleições. Um dia destes, fizeram  um barulho danado, porque o Lula tirou uma foto com ele. E, hoje, aí está o ex-presidente Fernando Henrique também se mostrando alegre por estar abraçado a Maluf, na foto postada no facebook pelo amigo e colega Marcos Cesar Gouveia, o Marron.
      Afinal, Paulo Salim Maluf é bom ou não presta ?