Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 13 de abril de 2014

Acredite: o Londrina é campeão !

       O resultado do jogo desta tarde ( e até a vitória nos pênaltis) não foi surpresa. O difícil é acreditar que depois de tudo que rolou neste campeonato o Londrina ainda conseguiu ser campeão. No ano passado, com um time bem melhor do que este, o Tubarão não chegou.  Foi quase um milagre. Coisa do Homem lá de cima !
     

     No jogo de hoje, aconteceu o que se previa, com chances iguais para os dois lados. Jogando em casa, o Maringá foi mais vibrante e ofensivo. Teve chance até de abrir uma grande vantagem nos primeiros minutos, quando botou uma bola na trave londrinense e obrigou o goleiro Vitor a praticar duas defesas sensacionais.
       Mas o time maringaense tem os mesmos defeitos do londrinense, e não conseguir manter a  pressão. O Tubarão foi pra cima, equilibrou a partida e até abriu o placar, aos 27 minutos, através de Maicon Silva, em jogada pessoal.  Juntamente com o goleiro Vitor e o zagueiro Dirceu, Maicon formou o trio de heróis desta decisão. Foram os melhores da equipe.
 
        O Maringá empatou três minutos depois, gol de Cristiano, artilheiro do Campeonato Paranaense. Especialmente no segundo tempo, o time da Cidade Canção esteve sempre mais perto da vitória. Mas não achou o segundo gol e acabou se complicando. Já o Londrina mostrava claramente a  sua intenção de chegar à decisão por penaltis. E conseguiu.
          Nas cobranças decisivas, a irregularidade que caracterizou os dois times esteve mais uma vez presente: Rone Dias, o homem das bolas paradas, foi o único londrinense que não marcou, permitindo a defesa fácil do goleiro Ednaldo; e o goleador maringaense Cristiano acabou desperdiçando a cobrança decisiva, jogando fora a chance de seu time.  Era mesmo um jogo em que tudo poderia acontecer.
           A renda em Maringá foi de R$ 653.910,00 para um público de 19.071, com 18.516 pagantes. O comentarista da RPC Alberto Garcia, ex-ídolo do Tubarão, garante que nos dois jogos (em Londrina e em Maringá) havia mais gente do que foi oficialmente anunciado.
            E já começou o desmanche das equipes. Maringá e Londrina estão com vários jogadores negociados. O centroavante Arthur, por exemplo, já está vendido ao Grêmio Portoalegrense, segundo informou o Grupo SM, no final do jogo de hoje.

O apaixonado "sr. Avanti"

        A gente se acostuma com os nossos seguidores do blog, mesmo quando não conhecemos alguém pessoalmente. É o caso do anônimo amigo que se assina "AVANTI". Só sei que ele é um fanático torcedor do Palmeiras, daqueles que sempre acham que seu time foi roubado ou coisas do gênero. Também sei que o homem é apaixonado por futebol, que parece ser o único esporte que presta e é sempre um injustiçado pelas autoridades e pela imprensa.
        Não sei que idade tem o AVANTI nem imagino como será sua aparência. Mesmo assim, tenho muita simpatia por ele e por suas opiniões, embora inúmeras vezes eu não concorde com elas. Mas suas colocações sempre são feitas com boa educação e elegância. As vezes, fico com pena dele, por ver que ele acredita cegamente que todos os dirigentes do Palmeiras são honestos e que o clube é sempre perseguido por arbitragens, etc.
        Desta vez, entretanto, ele está zangado com a imprensa, porque acha que os jornalistas transformaram a Copa do Mundo que vem aí numa espécie de "Geni do Chico Buarque". Ele emitiu um comentário junto a postagem que fiz ontem, intitulada "A Copa vai nos traze mais esta", abordando a chegada ao Brasil do vírus africano Chikungunya.
          Ele tem até razão quando afirma que tudo de ruim que acontece no Brasil agora, é por culpa da Copa. Em sua opinião, o Mundial vai é nos trazer um monte de coisas boas, a Fifa tem grandes programas sociais em todo o mundo e a CBF é a única confederação do Brasil que não toma dinheiro do governo. E por aí a fora. Vale a pena ler  a sua declaração de amor pelo futebol.
           Repito: o sr. Avanti tem muita razão em vários aspectos levantados. Eu também acho que a Copa vai ser maravilhosa. Só me espanto com a sua enorme ingenuidade, em se tratando de futebol profissional, dirigentes, jogadores, confederações, etc.
           Fecho dizendo ao AVANTI que não abro mão de sua continuidade como seguidor do Blog do Flávio Campos. Gosto muito dos seus comentários. Um grande abraço. E quem sabe um dia poderei conhece-lo pessoalmente.
       

A boa noite do boxe, em Las Vegas



         O jeito foi mesmo ficar acordado até às duas e meia da manhã. Não dava pra deixar de ver o boxeador filipino Manny Pacquiao em ação na MGM Grand Garden Arena de Las Vegas, tentando reconquistar o título dos meio-médios da Organização Mundial de Boxe, na esperada revanche com o americano Timoty Bradley. E valeu a pena.



          Pacquiao reconquistou o título que perdera para Bradley, há 22 meses atrás, em 2012. Não foi "tudo isso" que a imprensa mundial está falando, mas o boxeador das Filipinas, de 35 anos, mereceu a vitória. Bradley, cinco anos mais novo, até esteve superior nos primeiros quatro ou cinco assaltos, mas depois acabou sendo dominado por Manny Pacquiao, que continua sendo um dos três maiores nomes do boxe na atualidade.
           Com o cinturão recuperado, Pacquiao poderá enfrentar Floyd Mayweather, na luta que agora todo mundo quer ver.
          
  

Brasileiro Esquiva Falcão também venceu

        Dentro da programação que teve como carro chefe o combate Pacquiao x Bradley, tivemos também a presença do peso pena brasileiro Esquiva Falcão, que fez sua segunda luta como profissional, conseguindo a segunda vitória.       
           
         Lutou bem o boxeador do Espírito Santo, nosso medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres. Dominou completamente o norte-americano Publio Pena nos seis rounds disputados, como mostra a contagem dos jurados: dois marcaram 60/54 e o outro anotou 60/53.  Só faltou o nocaute, porque a superioridade foi absoluta.
        O brasileiro seguirá treinando nos Estados Unidos para seu próximo combate, que será em Macau, na China, no dia 31 de maio, contra adversário ainda não definido. Também já assinou contrato para lutar no dia 19 de julho, talvez também na China.
        
        Ainda na noitada realizada em Las Vegas, tivemos o mexicano Jessie Vargas conquistando o título interino dos super leves da Associação Mundial de Boxe. Ele derrotou o russo Kahbib Allakhverdiev por decisão unânime dos jurados. Faltou pegada aos dois pugilistas, que não conseguiram entusiasmar o público.