Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Desmatamento cresce !

                 Em  um ano, o desmatamento da Amazônia aumentou 29% , de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgada nesta quarta-feira.(30).
No período de agosto de 2015 a julho deste ano, uma área de 7.989 km² foi removida da cobertura da floresta por corte raso - tamanho cinco vezes maior que o município de São Paulo. A marca de 7.000 km² devastados não era atingida desde 2010. No levantamento anterior, de 2014/2015, tinham sido desmatados 6.207 km².

Colombianos cantam em homenagem a Chapecoense

  A tragédia com o voo da Chapecoense, que comoveu o mundo na última terça-feira, segue gerando uma onda de soliariedade no esporte. Após oficializar o pedido à Conmebol para que o título da Copa Sul-Americana ficasse com a equipe de Santa Catarina, o Atlético Nacional voltou a prestar homenagens aos heróis da Chape, desta vez através de sua torcida.
                Em um vídeo divulgado nas redes socias, os torcedores colombianos aparecerem nas ruas cantando em memória das vítimas do acidente. O Atlético Nacional ainda convidou a sua torcida para comparecer ao local onde seria realizada a primeira partida da final, vestindo branco, para acender velas e homenagear os mortos na tragédia

       "Que escutem em todo continente, sempre recordaremos a campeã Chapecoense", cantavam os torcedores colombianos pelas ruas de Medellín, na última terça-feira.

       
A emoção do velho amigo !



             Silvio Luiz foi convidado nesta terça-feira ao "RedeTV! News" para falar sobre a amizade com o ex-jogador e comentarista Mário Sérgio, que morreu no acidente envolvendo o avião da Chapecoense. Emocionado, Silvio Luiz não conseguiu dar seu depoimento sobre o amigo.
           "Desculpa. Desculpa. Um amigo, um irmão, um profissional... O melhor que teve. Desculpa, Bóris. Não dá para falar nada", se emocionou o narrador. Silvio Luiz e Mário Sérgio trabalharam juntos na década de 90, na Band. 
             Momentos antes da entrada de Silvio Luiz, o noticiário havia exibido uma reportagem com um balanço da carreira de Mário Sérgio.


                Pobres torcedores da "Chape"

Dezenas de torcedores da Chapecoense passaram a madrugada em frente à Arena Condá em Chapecó. Eles improvisaram camas nas calçadas e, enrolados em cobertores, aguardaram a chegada de novas informações sobre as vítimas do acidente aéreo. Esperam também pelo início do velório.



As notícias de hoje
 dos sobreviventes


Dos seis sobreviventes do acidente, apenas dois estão fora de perigo: a comissária e o técnico da tripulação. O jogador Neto e o jornalista Rafael Henzel têm problemas respiratórios por causa das fraturas que sofreram e estão em estado crítico na UTI. Os dois tiveram uma recuperação importante nas últimas 12 horas. Os médicos agora vão esperar por uma melhora dos índices de oxigenação pulmonar nas próximas 48 horas. Os parentes de ambos vão chegar em breve ao hospital onde eles estão. 


                   O jogador Alan Ruschel (foto) teve trauma na coluna, fraturas na perna e lesões abdominais e corre o risco de ficar paraplégico. Já o goleiro Follmann está em estado gravíssimo e teve a perna direita amputada. 
                O lateral Alan Ruschel é meu conterrâneo. Lá em Pelotas, ele vestiu a camisa do EC Pelotas em 2010. Na sequência, passou por São Paulo de Rio Grande,  Luverdense, Juventude, Internacional e Atlético Paranaense.  Esta é a segunda passagem dele pela Chapecoense. A primeira foi em 2013.
Afinal, o que aconteceu ?



        "Solicitamos prioridade para aterrissar, temos problemas de combustível". Um tripulante da companhia Avianca que estava em uma rota próxima ao voo da Chapecoense afirmou ter ouvido o piloto da aeronave da Lamia falar essa frase durante um diálogo com a torre de controle do aeroporto de Rionegro. A informação é de jornais colombianos, e há um áudio com o relato do piloto. 

       

Francisco se comove !




     Comovido, o  papa Francisco lembrou nesta quarta-feira "a dor do povo brasileiro" pelo acidente aéreo na Colômbia e rezou pelos jogadores falecidos durante a audiência geral no Vaticano.