Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

 
XUXA ESTÁ DE LUTO
 
          Xuxa não apresentará seu programa de hoje na TV Record. Está de luto. Seu irmão Cirano Rojabaglia foi sepultado ontem. Ele era psicólogo, tinha 60 anos e morreu de infarto. Tinha três filhos, entre os quais Nicole, atriz que trabalha na novela da Record "Os Dez Mandamentos", interpretando a egípcia Merity.
 
          Xuxa tem outros três irmãos: Solange Aldaiz, Mara Rúbia e Bladimir.
US Open teve uma final
brilhante. Deu Djokovic




 
                 Fechei o meu domingo assistindo a empolgante decisão do US Open de Tenis, em Nova York. Mesmo com Roger Federer jogando muito bem, a vitória foi do sérvio Novak Djokovic, por três sets a um, com parciais  de 6/4, 5/7, 6/4 e 6/4.
 
                 Este foi o décimo torneio Grande Slam vencido por Djokovic, que tem 28 anos. O maior ganhador é justamente Federer, que já ganhou 17 vezes.

A VOLTA DO MENGO EMPOLGA


              O Flamengo está em todas as capas dos jornais cariocas, com fotos e muitos elogios. A entrada do Rubro-negro no G4 do Brasileirão reanimou o futebol do Rio de Janeiro, que andava bem por  baixo. 
 
               A vitória de ontem em Chapecó (3 a 1) foi importante, completando cinco vitórias seguidas. Mas acho melhor esperar mais um pouco, para colocar o Flamengo entre os  favoritos.

  Uma grande surpresa !



            Em meio a tanta coisa ruim que vem rolando no futebol brasileiro, de vez em quando a gente se surpreende com alguma surpresa boa que surge. É o caso do atacante Alexandre Pato. Venho observando o seu crescimento nos últimos jogos, e sua grande atuação contra o Grêmio, ontem em Porto Alegre me convenceu de que ele está definitivamente reabilitado.
        
            Depois de vários fracassos no  Corinthians e no próprio São Paulo, eu não acreditava mais que Pato desse a volta por cima. Parecia mais interessado no seu sucesso com  as mulheres, e a cada jogo rendia menos. De repente, porém, parece ter acordado. Voltou a jogar com força e talento. Se continuar assim, pode até voltar à Seleção Brasileira
     O vice-presidente Michel Temer disse hoje na Rússia que tem certeza absoluta que Dilma Rousseff irá até o final do seu mandato, em 2018.  E eu também acho. É claro que ela não está sendo  a presidente que todos desejávamos que fosse, mas tem mostrado uma incrível coragem, enfrentando esta pressão (as vezes até desonesta) de parte da Oposição.
        A morte de Betty Lago



          A notícia triste do final-de-semana foi a morte da atriz e modelo Betty Lago, conhecidíssima em todo o País. Acho que todo mundo gostava dela. Uma mulher bonita, talentosa e extremamente simpática.

           Betty morreu domingo, em decorrência de um câncer de vesícula surgido há três anos. Tinha apenas 60 anos, e enfrentou a doença e a morte com grande coragem. Falou sobre o problema e se deixou fotografar várias vezes, mesmo sem cabelo em função do tratamento.  Dispensou o velório e está sendo cremada nesta segunda-feira.
      Há pouco mais de uma semana, destaquei aqui o ótimo Dick Farney. E hoje trazemos o seu grande amigo e parceiro de palco. Os dois cantando juntos eram sensacionais, como bem mostra o vídeo abaixo, gravado em 1954. Depois de Dick Farney , teria mesmo que vir

                                 L  Ú  C  I  O        A  L  V  E  S

                          

                         A canção TEREZA DA PRAIA foi escrita por Tom Jobim e Billy Blanco, contando a história (fictícia) de dois jovens que disputavam a mesma mulher. A gravação de Dick Farney e Billy Blanco marcou a união de dois grandes cantores que até então eram concorrentes.  Eles se tornaram grandes amigos e gravaram juntos outras belíssimas canções. Ouça o vídeo, lamentavelmente sem imagem.


                                          LÚCIO ALVES era mineiro de Cataguases e morreu no Rio, aos 66 anos, no dia 3 de agosto de 1993. Seu pai era maestro da Banda de Cataguases e foi quem mais estimulou Lucio a começar a aprender violão. A família mudou-se para o Rio de Janeiro, quanto o garoto tinha 7 anos. E foi na Cidade Maravilhosa que tudo aconteceu.
                       
     A carreira começou cedo, aos 14 anos, quando Lúcio formou o grupo vocal e instrumental "Namorados da Lua", que só se desfez em 19047, quando já tinha 20 anos. Ele era o cantor, o violonista e o arranjador do grupo, que até ganhou um concurso carnavalesco com a marchinha "Nós, os carecas"
 
 
 
É incrível o número de músicas de qualidades que Lúcio gravou em sua carreira. Só pra citar algumas:  Dindi,  Ah se eu pudesse,  O barquinho, Doralice,  Bolinha de Papel,  Nunca Mais,  Terminemos agora,  Amargura, Só Deus,     Tormento, Rugas,  o bolero "Brumas", Se todos fossem iguais a você,  Fim de Caso,  Noite de Paz,  Samba Triste,  O samba da minha terra, De conversa em conversa e muitas outras.

 
 
Em dupla com Dick Farney, além de "Tereza da Praia", Lúcio gravou coisas maravilhosas: "Sábado em Copacabana" (Dorival Caymmi/ Carlos Guinle), "Valsa de uma cidade (Ismael Neto / Antônio Maria),  Xodó (Jair Amorim /  JM de Abreu) e mais uma meia dúzia de boas canções.
Cantou também algumas músicas com Dóris Monteiro, grande cantora da época (foto acima).  

 
 
Uma curiosidade sobre Lúcio Alves: ele tinha uma enorme coleção de flâmulas (foto abaixo). Amigos seus, aviadores principalmente, traziam de todos os lugares. Eram centenas de flâmulas, que nosso cantor curtia muito.

 
Mas na vida particular, Lúcio Alves era bastante reservado. Acreditem que, em 1960, ele casou-se em absoluto segredo com Sandra Cordeiro Ciribelli Alves. Mesmo seus amigos mais íntimos só ficaram sabendo no dia seguinte. Ele não queria um casamento cheio de fãs. Lúcio era na época um dos cantores mais populares do País.
A união com Sandra durou 13 anos. Depois da separação, ela sumiu. E só em 1996 foi encontrada, morando embaixo de um viaduto, com mais sete mendigos. Estava parcialmente cega, desdentada, doente. E Lúcio já havia morrido três anos antes, em agosto de 93.
A última gravação de Lúcio Alves foi feita ao vivo, no restaurante paulista "Inverno & Verão", em 1986. 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
                     Nada escapa do Facebook. Quando os refugiados dominam o assunto no mundo inteiro, o amigo Antonio Santiago postou na sua página esta foto. E brincou: "Este barco de refugiadas suecas, dinamarquesas e norueguesas ficou a deriva e veio parar aqui no nosso litoral. Alguma boa alma pode acolher uma imigrante destas em sua casa ? Conto com a solidariedade dos amigos e amigas. Grato !