Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

"Time de dono" fecha as suas
    portas já na apresentação


            O que aconteceu no Londrina, na tarde desta segunda-feira, só acontece mesmo em "time pequeno" comandado por um homem só, que paga, recebe e faz o que quer no clube. Era o dia da apresentação, mas o centro de treinamentos simplesmente ficou fechado, numa atitude grosseira para com a imprensa que tanto promove o Londrina Esporte Clube.
 
             Deu pena ver os repórteres das emissoras de rádio sem ter o que falar para a torcida. O jeito foi "enrolar" com supostas notícias ainda não confirmadas e anunciar para amanhã à tarde uma entrevista coletiva com alguém que seja autorizado pelo "dono" a falar pelo Tubarão. 
 
             O Londrina subiu para a Série B Nacional, mas enquanto acontecerem coisas como esta ocorrida hoje, nunca conseguirá voltar a ser um "clube grande", como já foi no passado.  Que pena !
COPA SP - JUNIORES
Clubes "grandes" ainda invictos



             Os chamados clubes "grandes" do futebol brasileiro continuaram sem perder na rodada de domingo da Copa São Paulo de Juniores. Mas o paulista Palmeiras e o mineiro Atlético estrearam apenas empatando.  Só o Flamengo venceu; 2 a 1 sobre o  Red Bull Brasil.

              Os palmeirenses não conseguiram superar o Sampaio Correia do Maranhão, ficando no 2 a 2.  E levaram um grande susto, porque os maranhenses chegaram a abrir 2 a 0 no placar. Kaue fez ois gols (foto) e salvou o Verdão.
 
              E o Galo Mineiro também se enrolou no confronto com um time do Norte do País: 1 a 1 com o River do Piauí.




    
       E eu que estava certo de que
     o Foz ia deslanchar  em 2016




        Vice campeão do Interior no ano passado, o Foz do Iguaçu passou a todos a impressão de que poderia se tornar uma das maiores forças do Campeonato Estadual. Mas parece que vai ficar "na promessa". O Azulão apresentou hoje cedo (foto) um elenco modesto para a disputa do Estadual 2016.
 
       Um técnico que está nas categorias de base do clube desde 2003 vai comandar o time no Paranaense. Ivan Carlos Mororo Alves tem 42 anos e vai contar com apenas 5 remanescentes do bom time do Estadual do ano passado: Carlão, Baiano, Cícero, Safira e Pequi. 
 
        A estréia do Foz será no dia 31, em Toledo. E a torcida verá o time em casa na segunda rodada, contra o Coritiba.
 
 
Mas o Adriano ainda existe ?
 
             Chegando aos 34 anos e longe do futebol desde 2014, quando deixou o Atlético Paranaense, o centroavante Adriano (aquele mesmo, o "Imperador") deu uma "corridinha", perdeu 9 quilos e já está falando em voltar a jogar. Será ?
 
             Nem tanto pela idade ou pela ausência dos campos há tanto tempo, mas muito mais pela falta de juízo, Adriano dificilmente conseguirá retornar em boa forma. Já pode ser considerado um ex-jogador. Vamos parar de brincadeira ...

                   Sinto no ar o começo de uma mudança no pensamento dos brasileiros. Até trinta dias atrás, todas as notícias e opiniões eram de críticas ao governo e à situação do País. Hoje, já se encontra diariamente notícias positivas, como esta de que o Brasil tem o maior saldo na balança comercial desde 2011. De repente, as pessoas vão descobrindo que nem tudo está perdido. Um ótimo sinal !
"VAI EMBORA CELSINHO,
         MAS  VAI  LOGO !"



                   No final da tarde deveremos ter as primeiras novidades do Tubarão 2016. O time se apresenta esta tarde, com a possível apresentação dos 26 jogadores que estão sendo esperados. E$ aí que a gente realmente vai começar a ficar sabendo quem fica e quem vai embora.
 
                   Uma coisa é certa: a grande maioria da torcida alviceleste deseja que o meia Celsinho, retornando de empréstimo ao Figueirense, nem volte a treinar. É um jogador mal visto na cidade e de condições técnicas discutíveis. Mostra boa habilidade, mas não consegue se firmar em lugar nenhum.
 
                     Nas redes sociais chovem manifestações pedindo o desligamento imediato de Celsinho que, segundo algumas informações, ainda estaria pedindo um bom aumento de salário pra ficar. Vai procurar a sua turma Celsinho. Ninguém está querendo você por aqui !
 
 Já tivemos o primeiro
 acidente aéreo do ano



             Mal o ano começou e já temos a lamentar a morte de pessoas por conta de um acidente aéreo ocorrido ontem em Paraty, na Costa Verde do Rio. Caiu um bimotor pertencente a rede de supermercados Shibata, que atua no Estado de São Paulo.
 
              O avião saiu do Campo de Marte, em São Paulo, no começo da tarde do domingo, às 13h34m, com previsão de chegada a Paraty prevista para às 14h14m. Pessoas chegaram a ver o bimotor voando no sentido do mar e  depois fazendo a volta e passando baixinho por morros da região. E logo depois outros habitantes da área telefonaram para os bombeiros, informando que a aeronave havia caído numa mata existente no bairro Corumbé, em Paraty.
 
               Ainda sem identificação, já se sabe que piloto e o segundo ocupante do avião morreram no local. Os destroços só foram localizados nesta segunda-feira cedo. 
( As fotos são do g1.globo.com)

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

       " DESENCONTRO   DE  PRIMAVERA"
                   H e r m e s      A q u i n o


                      

 
A música une mesmo um país. E aqui está um atestado disto. A ótima amiga Rilar Aquino (foto),  professora lá do Rio Grande do Norte, solicitou a inclusão na série "Canções que Ficam Pra Sempre" de uma canção escrita lá no Rio Grande do Sul: "DESENCONTRO DE PRIMAVERA".
 
O autor ficou famoso por outra canção lançada no mesmo álbum, em 1976: "Nuvem Passageira", que fez enorme sucesso e foi tema da novela "O Casarão". E o nome do talentoso compositor é HERMES AQUINO, gaúcho da cidade de Rio Grande, carinhosamente conhecida como "Noiva do Mar".
                                                        

                                Uma linda canção de amor. É assim que pode ser considerada "DESENCONTRO DE PRIMAVERA".  Veja que letra bem feita e cante junto com o vídeo:

                                Uma andorinha no céu passou e disse /  Que o amor que eu tinha foi-se embora /  Ai, desacerto que cruza nossas vidas tão normais /  É solidão que já vem, é alegria que vai...
 
                                  Uma tristeza que corta a vida da gente / Antes que a primavera se decida / A pôr as flores nos campos / E o verde nas folhas com banhos de mar /  O sol por sobre a cidade, o vento vai cessar / O sol por sobre a cidade, o vento vai cessar...
 
                                   Ai, a solidão é uma canoa /  Navega o corpo e a alma voa / Além do céu, além do mar /  Ai, no pensamento a gente voa / Qualquer problema é coisa à toa /  Fica tão fácil de se amar...
 
                                    E me recordo dos beijos, rosto e tudo /  E dos amores que praticamos juntos / O sal do corpo esquecido / Nas noites tão doces de beijos e bar / Realidade é uma sombra, eu começo a sonhar /   Realidade é uma sombra, eu começo a sonhar
 
Entre os vários cantores que regravaram "Desencontro de Primavera" está LEONARDO, com uma ótima interpretação
                           
 
 
O compositor, cantor, poeta, músico e publicitário HERMES AQUINO nasceu numa cidade vizinha a minha Pelotas. Ele é de Rio Grande, cidade importante, único porto de mar gaúcho e extremamente tradicional.
 Está na música desde os 20 anos de idade (1969) e fez trabalho muito importantes. O seu maior sucesso foi mesmo "Nuvem Passageira", que um dia recebeu um comentário especial do famoso Tom Zé, que disse numa entrevista em 2010: "Eu gostaria de ter sido o autor de Nuvem Passageira."
 
Ótimo violonista, Hermes foi autor de outras lindas canções, como "Longas Conversas" e "Desencontro de Primavera" em 1976. "Santa Maria", "Chuva de Verão" e "Senhorita", que vieram em 1978.
 


                      O primeiro sucesso de Hermes Aquino como intérprete foi  com "Flash" uma parceria com sua prima Lais Marques. A canção participou do 4º Festival Internacional da Canção. Com Lais ele fez também "Planador".  Outra boa parceria sua foi com Tom Zé, a canção "Você Gosta ?".
 
                        Hermes morou por algum tempo em São Paulo, mas voltou ao Rio Grande do Sul onde também atua como produtor de jingles.  Aos 66 anos, Hermes Aquino é um profissional realizado.                                







AS MELHORES DO FACEBOOK
 

                                       Olha a boa amiga Gigi Duarte, lá de Pelotas-RS, aparecendo com outra linda postagem em sua página no Facebook.  Um empurrãozinho ajuda mesmo !