Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 4 de setembro de 2016

Rejeição a Temer continua grande





                  Manifestantes ocupam a Avenida Paulista na tarde deste domingo (4) em protesto contra o governo Michel Temer. A concentração começou por volta das 15 horas em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e ocupou as duas pistas da Paulista. Eles começaram caminhada no sentido Consolação e, por volta das 18horas, já entravam na Avenida Rebouças.

                 Em várias outra capitais, como Rio e Salvador, também ocorreram protestos contra o presidente recem empossado. Acho que Temer e seus correligionários deveriam ter aceitado a idéia de uma eleição imediata, ao invés do impeachment. A dificuldades para governar o País agora, deverão ser grandes.
Santa Madre Tereza !



            O Papa Francisco declarou santa neste domingo (4) a madre Teresa de Calcutá, em uma missa de canonização celebrada na praça de São Pedro, no Vaticano, frente a 100 mil fiéis. "Declaramos a beata Teresa de Calcutá santa e a inscrevemos entre os santos, decretando que seja venerada como tal por toda a Igreja" - afirmou Francisco.

          Conhecida em vida como  "a santa das sarjetas", Madre Teresa de Calcutá foi transformada em santa pela Igreja Católica 19 anos após sua morte. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, ela foi uma das mulheres mais influentes dos 2 mil anos de história da religião, aclamada por seu trabalho com os mais pobres nas favelas da cidade indiana de Calcutá.
         Nascida em 26 de agosto de 1910 numa família albanesa em Skopje, capital da atual república da Macedônia – que na época pertencia à Albânia –, Gonxhe Agnes Bojaxhiu entrou em 1928 para a ordem religiosa Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, que tem sede na Irlanda, e passou a usar o nome Teresa em homenagem a Santa Teresa de Lisieux.
        Enviada a Calcutá, na Índia, foi professora durante muitos anos em uma escola para meninas de classe alta, antes de receber o "chamado dos chamados" - a vocação de servir a Deus através dos pobres. No início de 1948, se mudou para os bairros pobres de Calcutá, onde suas ex-alunas se tornaram, a seu lado, as primeiras Missionárias da Caridade.
           Em 1952, ao observar uma mulher agonizante, abandonada na rua e com os pés atacados por ratos, ela sentiu uma profunda comoção e decidiu assumir uma nova tarefa: ajudar os mais pobres entre os pobres.
                 A missa para o canonização começou às 10h18m deste domingo (horário local, 5h18m em Brasília) com o canto do hino do Jubileu da Misericórdia. Em seguida, Francisco entrou na praça de São Pedro na habitual procissão. Participam da cerimônia 70 cardeais, 400 bispos e 1,7 mil sacerdotes. O Papa conheceu Teresa pessoalmente, por ocasião de um sínodo de bispos em 1994, em Roma.



FÓRMULA 1
Mais uma "dobradinha" 
  da Mercedes, na Itália




                      Líder do campeonato, Lewis Hamilton havia sobrado nos dias anteriores nos treinos para o GP da Itália, palco da 14ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1. Mas quando as luzes vermelhas se apagaram para a largada deste domingo, toda a soberania do inglês no clássico circuito de Monza foi por água abaixo.



Sem arrancar bem, o britânico da Mercedes despencou da pole para o sexto lugar. Quem agradeceu foi seu companheiro Nico Rosberg. Sem concorrência, o alemão venceu a corrida com facilidade e somou mais 25 pontos no campeonato, chegando aos 248. Hamilton ainda conseguiu recuperar parte do prejuízo e cruzou em segundo, o suficiente para se manter na ponta do Mundial de Pilotos, com 250 pontos. 


   Em termos esportivos, a 
"Folha FDS" ficou devendo 


            Até por ter trabalhado por cerca de 30 anos na "Folha de Londrina", sou um apaixonado por este que considero o melhor jornal do Paraná de todos os tempos. Desta forma, criei uma forte expectativa em torno do anúncio das mudanças implantadas a partir de ontem. A empresa lançou a  #FOLHAFDS, eliminando uma das duas edições e fazendo circular uma única, englobando o sábado e o domingo.

           A edição trouxe algumas matérias de bom nível, como a esplendida reportagem sobre a carreira do colunista Oswaldo Militão. Muito boa. Também mostrou os candidatos a prefeito em Londrina, bem como alguns outros bons artigos. 

           Mas em termos esportivos, decepcionou bastante. Pouco material e nada que pudesse realmente chamar a atenção. Lamento que a Folha, que sempre foi tradicionalmente foi forte no esporte, esteja minimizando a importância do setor. Como leitor/assinante, deixo aqui registrado o meu protesto.


Morre o ex-árbitro
  Braulio Zanotto

      Está sendo cremado neste domingo, em Curitiba, o corpo de um dos homens mais conhecidos da arbitragem paranaense. Morreu ontem aos 76 anos, o ex-juiz Braulio Zanotto, que estava internado no Hospital Santa Cruz.

      Braulio Zanotto Gonçalves, que também era professor, foi um dos apitadores de destaque dos anos 70/80, inclusive em termos nacionais. Enérgico e polêmico, Braulio dirigiu muitas decisões importantes, entre as quais um jogo entre São Paulo e Botafogo, em 1981 no Morumbi, ocasião em que chegou a ser agredido.