Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 24 de maio de 2015


"São" Danilo !

      O ex-londrinense Danilo, goleiro da Chapecoense, fez agora há pouco a maior defesa deste Campeonato Brasileiro até aqui, impedindo o gol de Robinho, craque do Santos, que entrou livre pelo meio da área e bateu forte, a queima-roupa. Há muito tempo eu não via uma defesa desse porte. A televisão repetiu várias vezes a imagem.  A Chapecoense ganhou por 1 a 0. Procure ver !

   Huck, Angélica e família
 escapam da morte no MS


 
                   Foi por pouco. O avião que levava os apresentadores Huck e Angélica (foto) teve que fazer um pouso forçado, hoje pela manhã, numa fazenda localizada próxima a MS-080, a 30m quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Os três filhos do casal e duas babás também estavam a bordo. Todos estão internados na Santa Casa da capital sul-mato-grossense, com escoriações leves e sem maiores riscos.  O piloto José Flávio Zanatto também precisou ser atendido.
                 
                  Angélica estava no Mato Grosso do Sul gravando para o programa "Estrelas", que ela comanda na Globo. O avião pertence a uma empresa de Taxi Aéreo do MS.  Pouco depois do acidente, um helicóptero da FAB saiu da base de Campo Grande e prestou os primeiros socorros.
                         
 
         O Brasileirão está só começando, mas já deu pra ver que o Palmeiras fez um lindo estádio, porém se esqueceu fazer um time. Pra começar, pode procurar outro para o lugar do deste fraco Oswaldo de Oliveira. Só pra lembrar:  o Felipão é palmeirense
 
 
 

  "Tiraram" a vitória de Hamilton 



              Os  frequentes erros que as equipes cometem na Fórmula 1 voltaram a ocorrer hoje em Monte Carlo, impedindo que o britânico Lewis Hamilton conquistasse nova vitória na temporada. A Mercedes mandou que ele parasse nos boxes a 14 voltas do final do GP de Mônaco, quando sua vantagem era grande sobre os demais. Mas a parada acabou tirando a liderança de Hamilton, que caiu para terceiro lugar. Aí, a corrida se complicou e ele não conseguiu mais reverter a  situação, tendo que se contentar com o último lugar do pódio.

               Menos mal para a Mercedes que a vitória ainda ficou com seu segundo piloto, Nico Rosberg (foto ao alto).  E Sebastian Vettel chegou a segundo, a frente de Hamilton.  O brasileiro Felipe Nasr pontuou, chegando na 9ª colocação, mas Felipe Massa (na foto abaixo)  foi apenas o 15º.

               Hamilton lidera o Mundial com 126 pontos, dez a mais que Nico Rosberg. Vettel está em terceiro, com 98. Massa é o sexto, com 39 pontos e Nasr o 9º, com 16.

 Roland Garros começa
  com vitória brasileira



                   O mais badalado torneio de tênis do mundo começou em Paris, com uma significativa vitória brasileira. A alagoana Teliana Pereira, 26 anos, estreou neste domingo em Roland Garros, derrotando a francesa Fiona Ferro por dois setes a zero, em 65 minutos, com parciais de 6/3 e 6/2.

                   Teliana obteve três vitórias no qualifying para chegar a esta fase real do Aberto de Tenis da França.  Fiona entrou como convidada dos promotores, por ser uma grande promessa francesa da modalidade. Prevaleceu a maior experiência da brasileira, que dominou a partida desta manhã.

                   Mas a dureza mesmo vai começar agora para a nossa tenista, pois ela já enfrenta no próximo jogo a russa Ekaterina Makarova, que venceu a norte-americana Louisa Chirico por 2 a 0 (6/4 e 6/2), em uma hora e vinte e dois minutos. Makarena já foi campeã em Roland Garros. Ela levantou o titulo de duplas de 2003, ao lado de sua compatriota Elena Vesnina.
                
    O fiasco de Vitor Belfort


       Foi mais um fiasco brasileiro na modalidade.  Vitor Belfort foi nocauteado no primeiro round, em Las Vegas, no começo da madrugada. Um bom começo e alguns golpes, que até provocaram um corte no rosto do americano Chris Weidman, foi tudo o que Belfort conseguiu fazer. Quando o campeão dos médios levou a luta para o chão, montando sobre o brasileiro, a graça praticamente acabou.
       O árbitro Herb Dean interrompeu o combate quando viu que Chris estava cobrindo Belfort de pancadas. Muita conversa, muitas tatuagens e produções no cabelo, mas poucos recursos técnicos. O marido da Feiticeira (Joana Prado) apanhou pra valer. Aguentou só dois minutos.

          Num vídeo que tem mais de 57 anos, revivemos aqui uma mulher que, na opinião de muita gente, foi a melhor cantora que já tivemos no Brasil. Neta de um barão e casada com um dos industriais mais respeitados do País. Bonita, sensual, amante, explosiva, talentosa, inquieta, confusa, alcoólatra e por fim solitária, no caminho de uma morte trágica.

                   M A Y S A      M A T A R A Z Z O

                        

                              MAYSA compôs 30 canções e gravou dezenas de músicas de outros autores. Qualquer música na voz dela se tornava um sucesso nacional. Mas duas canções sempre marcaram pra mim a sua imagem: "Meu Mundo Caiu" e  esta que ouvimos agora : "OUÇA".
 
                        Entretanto,  não dá pra esquecer outras canções lindas que ela imortalizou, como "Tarde Triste", "Resposta", "Adeus", "Felicidade Infeliz", "Diplomacia" e "O Que" (todas de sua autoria) e mais: "Ne Me Quitte Pas", Alguém me disse", "Bom dia Tristesa" e muitas outras, inclusive uma que também me toca muito: "DEMAIS", composta por Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Vou postá-la na minha página do Facebook, talvez ainda hoje.




                           

    Até a origem de Maysa é confusa. Algumas fontes dizem que ela teria nascido na capital paulista, de uma tradicional família que viera do Espírito Santo. Outras fontes asseguram que ela nasceu no Rio e que veio para Bauru com sua família, quando tinha 11 anos.
                                O certo é que Maysa era neta do Barão de Monjardim, que foi presidente da Província do Espírito Santo por cinco vezes. E que ela estudou no tradicional colégio paulistano Assunção, no Ginásio Ofélia Fonseca e no Sacré-Coeur de Marie, em São Paulo.
                                 Maysa Figueira Monjardim nasceu no dia 6 de junho de 1936 e cantou de 1956 até 22 de janeiro de 1977, dia de sua morte na Ponte Rio-Niterói, num pavoroso acidente automobilístico.



                           Maysa casou-se aos dezoito anos (1954) com seu noivo André Matarazzo, um nome destacado da famosa família Matarazzo. E com pouco tempo de casada, teve o filho Jayme Monjardim Matarazzo, hoje um escritor conhecido, que escreveu inclusive a minissérie que contou na Globo a vida de Maysa.





                           




Tudo ia bem, até que durante uma reunião familiar, o produtor Roberto Côrte Real convidou Maysa para gravar um disco, depois de ouví-la cantar. E o álbum "Convite para ouvir Maysa" foi gravado pouco depois do nascimento do filho. Foi um sucesso nas emissoras paulistas e cariocas, e a renda foi toda destinada a um Hospital de Câncer.  Mas a carreira musical foi adquirindo um caráter profissional, o que descontentou o marido André Matarazzo e acabou levando o casamento à ruína. 
             Ainda casada, Maysa assinou contrato com a TV Record, para apresentar um programa só seu, patrocinado pela Bombril. E foi um novo sucesso. Ela começou a receber prêmios de todo lado. Ficou famosa em todo o Brasil.


                         Separação consumada. Maysa teve que abrir mão de ficar com o filho. E se mudou para o Rio. Sua vida mudou completamente. Cada vez cantava melhor e se aprimorava na arte, mas passou a enfrentar problemas de ordem pessoal. Teve vários envolvimentos amorosos, com nomes conhecidos, como o  compositor Ronaldo Bôscoli,  o empresário espanhol Miguel Aranza, com o maestro Júlio Medalha e com o ator Carlos Alberto, além de vários outros.


                  No fim de seus casos, Maysa ficava sempre sozinha, muitas vezes deprimida e bebendo demais. E era assim que ela estava quando, no dia do casamento do seu filho (foto abaixo), pegou o carro e foi para Maricá, lugar que ela adorava. Mas veio o acidente que levou a sua vida.


               Numa das últimas anotações em seu diário, Maysa escreveu: "Tenho 40 anos. Sou sozinha. O que o Mundo dirá de mim ?"
 
                               

AS MELHORES DO FACEBOOK

           
         A amiga Claudia Kauan Meneses gosta das sextas-feiras, e postou isto na sua página. Claudia é uma fisioterapeuta londrinense.