Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 31 de julho de 2016

Basquete
 Brasil vence a Lituânia e mostra
  que está  pronto para os Jogos




                        Torcer para o time de basquete será uma boa opção dos brasileiros, nos Jogos Olímpicos que começam esta semana no Rio de Janeiro. As possibilidades de sucesso na modalidade são grandes.   Neste domingo à tarde, a Seleção dirigida pelo argentino Rubén Mangano ganhou o Torneio de Mogi das Cruzes, vencendo a fortíssima Lituânia, uma das maiores forças mundiais da modalidade, por 64 a 62, num grande jogo.

                         Dona de três bronzes olímpicos, a Lituânia será a primeira adversária do Brasil  no Rio de Janeiro, no dia 7 próximo. A final de hoje valeu portanto como uma prévia, e os brasileiros passaram pelo difícil teste. A partida só foi decidida no último lance.

                         Ao final do primeiro tempo, a vantagem era da Lituânia, por dois pontos (38 a 36), em meio a muitas alternâncias do placar. Nenê, Marquinhos e Alex foram os maiores destaques nacionais, enquanto a Lituânia mostrou grandes craques, como Kalnietis, Sabonis e outros valores. Eles têm um timão. Impressionou também o grande número de  torcedores que compareceram para empurrar a Seleção Lituana, que deve brilhar no Rio 2016.


RIO 2016
 Nossos nadadores estão
 usando estranhos óculos


             A natação brasileira se prepara para os Jogos do Rio atenta com dois relógios. Um deles é o tradicional, usado para contar o tempo das provas e índices. O outro é o biológico, o que mais preocupa no momento. A agenda de competições olímpicas por volta das 22 horas, com as finais, obriga a comissão técnica a pensar em soluções inusitadas para iniciar a ambientação do organismo dos atletas aos horários diferentes das disputas. Por isso, vale apostar em óculos de luz para acordar e luva de resfriamento para induzir o sono.

         Na quarta-feira, os nadadores incluíram na rotina mais duas sessões de 30 minutos cada de atividades para completar o treinamento. Por volta das 19 horas, eles vestem um óculos que emite uma luz verde nos olhos, com o objetivo de forçar o organismo a manter a atividade e, assim, evitar sentir sono no horário em que deverá cair na piscina. O material permite o ajuste para a missão inversa, como escurecer a visão e favorecer o relaxamento.

       Os óculos são importados, vieram da Austrália e EUA, e cada um custou cerca de R$ 980. Os médicos afirmam que usar óculos para “despertar” não é uma estratégia nova. Outros atletas já fazem isso para forçar a ambientação a fusos horários complicados. Fora do esporte, algumas pessoas que vivem em países nórdicos e de invernos sem iluminação natural também usam a exposição dos olhos à luz. 
FÓRMULA 1
Hamilton ganhou 
na casa do alemão



                    O alemão Nico Rosberg tinha a pole position e, diante de sua torcida, esperava recuperar a liderança do Mundial de Fórmula 1 neste domingo, no GP da Alemanha. O cenário parecia pronto para a reação do piloto da Mercedes, mas foi seu companheiro e grande rival, Lewis Hamilton, quem comemorou. De ponta a ponta, o tricampeão conseguiu uma belíssima vitória no Circuito de Hockenheim e abriu vantagem na liderança da temporada.

                     Foi o quarto triunfo consecutivo de Hamilton, o sexto nas últimas sete etapas, retrospecto que o fez superar uma desvantagem de 43 pontos para Rosberg. Depois de assumir a liderança na última etapa, na Hungria, é o inglês quem abre vantagem agora e vai para a pausa de verão na categoria com 19 pontos de frente para o rival alemão, que terminou em quarto neste domingo.

                       E mais uma vez, Rosberg "entregou" a vitória a Hamilton logo na saída. Com uma péssima largada, o alemão deixou a ponta e caiu para a quarta colocação, sendo ultrapassado, além de Hamilton, pelas Red Bulls de Max Verstappen e Daniel Ricciardo. O inglês aproveitou o presente do companheiro para liderar de ponta a ponta e conseguir uma vitória tranquila. Ricciardo chegou em segundo, com Verstappen completando o pódio.

                        Bem atrás da briga pelas primeiras colocações, os brasileiros tiveram um dia para esquecer em Hockenheim. Depois de largar em décimo, Felipe Massa sofreu desde a primeira volta, quando foi tocado por Jolyon Palmer, viu sua Williams não responder como queria após o choque e abandonou. Felipe Nasr também sofreu mais uma vez com o péssimo estado de sua Sauber e era o último colocado até também abandonar no fim.

                        Após esta 12.ª etapa, o Mundial de Pilotos tem Hamilton tranquilo na liderança, com 217 pontos, 19 a mais que Rosberg, o segundo colocado. A terceira posição é de Ricciardo, com 133, seguido por Kimi Raikkonen, com 122, e Sebastian Vettel, com 120. Massa é o nono, com 38, enquanto Nasr ainda não pontuou.
                        
                         É assim que a Fórmula 1 vai para sua tradicional pausa de quase um mês no verão europeu. Os pilotos só voltaram à ativa no Mundial no fim de semana do dia 28 de agosto, quando acontecerá o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
              EU ESTAVA CERTO
 SOBRE FERNANDO PRASS


                   Na última quarta-feira, postei um artigo, reafirmando minhas críticas à convocação do goleiro Fernando Prass para a Seleção Olímpica. Sempre entendi que gastar uma das três vagas para maiores de 23 anos com um goleiro era um desperdício. E não deu outra: ontem, Fernando Prass  foi desconvocado, por causa de uma velha contusão no cotovelo.

                   Que Deus ajude Fernando Prass a dar sequência a sua carreira no Palmeiras, por sinal brilhante. Mas que o técnico Rogério Micale chame um jogador de maior utilidade, nesta faixa com mais de 23 anos.