Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Medo cerca a Copa das Confederações

       A partir de amanhã, muita coisa pára no Brasil. Começa a Copa das Confederações, que deverá nos mostrar se estamos ou não preparados para sediar a Copa do Mundo 2014. Todo o povo está interessado em ver como nos portaremos diante de um grande evento internacional. E, depois dos protestos que vem ocorrendo nos últimos dias nas grandes cidades, já não dá para esconder que o medo é grande. Muita coisa pode acontecer durante esta Copa das Confederações. Que Deus nos ajude.
        Eu estava em Atlanta, durante os Jogos Olímpicos de 1996, quando explodiu aquela bomba no centro da cidade, bem proximo do centro de imprensa onde trabalhávamos. Pude ver o pânico    estampado na  cara das pessoas, que tinham medo até de ir para os estádios, pra ver os jogos. É uma sensação terrível.
 

        Agora, ninguém me tira da cabeça que todos esses protestos que estão ocorrendo foram programados para a época da Copa das Confederações. Ninguém ia ficar brigando por 20 centavos, como está ocorrendo em São Paulo  (foto). O aumento do preço dos transportes coletivos é só um motivo para que os baderneiros saiam para as ruas, quebrando tudo e provocando a Polícia. Os líderes desta onda querem mais é desmoralizar o governo, tentando passar a imagem de que o Brasil não tem estabilidade para sediar grandes eventos internacionais. Vamos torcer para que o pau não quebre feio, a partir de amanhã.
     

A estréia da Seleção, contra o Japão


 
        Ameaças de protestos a parte, a Seleção Brasileira estréia amanhã às quatro da tarde no Estádio Mané Garrincha (foto), em Brasília, contra o Japão. E o clima é de nervosismo. Hoje, o técnico Felipão disse que "perder o primeiro jogo de uma competição assim é terrível". E no treino realizado no novo estádio alguns jogadores ouviram vaias e reclamações, como o craque Neymar e o lateral Marcelo. Na verdade, o Brasil vai entrar em campo com um time intranquilo.
        E grande parte da culpa é da comissão técnica, que nem na véspera de um jogo com os japoneses (que não são tão perigosos assim) consegue definir e anunciar a escalação oficial da equipe. Mas Felipão tem razão em alguns aspectos. Ele acusa  imprensa de estar execrando Neymar, porque o garoto está há nove partidas sem fazer gols.
         Depois de muita pressão dos reporteres, Luis Felipe Scolari deu a entender que a equipe será a mesma que iniciou o amistoso com a França: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.               

O primeiro balanço da Série A

       Esta parada do Brasileirão, por causa da Copa das Confederações, nos oferece a primeira boa oportunidade para que se faça um balanço do que rolou até agora na competição. Sem dúvida, a maior surpresa é esta liderança provisória do Coritiba, na condição  de único invicto do campeonato até aqui, somando 11 dos 15 pontos disputados, com três vitórias e dois empates.
       Pra nós paranaenses, a surpresa é maior ainda porque, embora tenha ganho o título, o Coxa deixou uma impressão ruim no Campeonato Estadual. A ponto de alguns mais exagerados terem afirmado que o time do Londrina era melhor do que o Alviverde. E realmente,eu acho que o Coritiba tem um time com carências em vários setores e alguns pontos cruciais, como ter um goleiro bem   fraco e um treinador inexperiente. A impressão  que ficou é de o Coxa tinha o Alex e mais nada.


        Mas o fato de estar invicto, depois de ter enfrentado Atlético Mineiro, Fluminense, Bahia, Goiás e Náutico, nos mostra que esse time não pode ser tão fraco assim. Mesmo porque já abriu 7 pontos de vantagem sobre o Atlético Mineiro, que vinha sendo considerado o melhor do Brasil na atualidade. Outras forças, como Santos e Flamengo, também estão 6 pontos atrás.
         De qualquer forma, continuo olhando o Coritiba com uma certa desconfiança, sem apostar que ele possa sequer brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Porém, sigo acreditando que, por causa desta fase de Copas disputadas no País, o Brasileirão pode sim apresentar um resultado diferente do que normalmente ocorre.  Mas parar a disputa agora, foi muito ruim para o Coritiba.

Vamos Beth, vamos !

         Começo a ficar mais preocupado com o estado de saúde da cantora Beth Carvalho, que está há sete meses internada e agora foi transferida para a UTI, porque surgiu uma febre preocupante. Ela está lúcida, passa bem, mas sete meses num hospital acabam com qualquer um.
        Beth engordou, vieram problemas de coluna e ela teve que partir para uma cirurgia, para colocação de parafusos, que foram retirados recentemente. Mas os médicos nem sequer se arriscam a fazer uma previsão em termos de alta. E agora 'pintou' esta febre que não quer ceder. Não estou gostando.
                               
         Nossa querida Beth foi casada com o Edson Cegonha, ex-jogador do Corinthians, que é o pai de sua filha Luana. Carioca autêntica, Beth tem 67 anos.  Muito nova pra ficar assustando a gente. Vamos Beth, vamos reagir !