Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Coritiba entre os quatro melhores

       O Atletico não conseguiu ir tão longe, mas o Coritiba derrotou o Vitória e está entre os quatro melhores da Copa do Brasil. O Coxa ganhou de virada, depois de um susto no começo, quando Marquinhos abriu o placar para a equipe baiana. Mas os paranaenses viraram ainda no primeiro tempo, com Everton Costa e Everton Ribeiro (de penalti).
        Na fase complementar, o Alviverde confirmou sua superioridade, dominando a partida e marcando o terceiro gol, através de Roberto. Já com a torcida gritando "olé", Everton Costa fez o quarto gol, no finalzinho, fixando o marcador de 4 a 1 para o Coritiba, que agora terá no São Paulo um adversário muito mais difícil.

São Paulo empata e se classifica

     O São Paulo è semifinalista da Copa do Brasil. A vaga foi conseguida agora à noite no Serra Dourada, no empate de 2 a 2 com o Goias. Como havia vencido no Morumbi por 2 a 0, o time dirigido por Emerson Leão se classificou e vai enfrentar o Coritiba na proxima etapa.
      Foi um jogo cheio de alternativas. Aos 29 minutos, Ricardo Goulart fez Goias 1 a 0, mas um minuto depois Jadson empatou. Na fase final, Corte marcou seu primeiro gol no São Paulo, porem o Tricolor Paulo cedeu o empate, conseguido por Egidio, numa cobrança de falta. Arbitragem de Fabricio Neves.

Paulinho mata o povo do coração

       Um gol marcado por Paulinho de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo, colocou o Corinthians nas semifinais da Copa Libertadores da America. O Timão ganhou do Vasco por 1 a 0, num jogo que so foi bom nos minutos finais, quando as duas equipes foram a frente e criaram as melhores oportunidades.
        No primeiro tempo, e em boa parte do segundo, Corinthians e Vasco mostraram-se tensos e violentos, praticando um futebol que não agradou. Mas os 10 ou 15 minutos finais compensaram tudo, com bons lances e boas chances de parte a parte. O Corinthians fez o gol, como o Vasco poderia ter feito.  Ganhou quem teve mais sorte no final.

Séries C e D estão suspensas

             O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) resolveu esta noite que as Séries C e D do Campeonato Brasileiro não serão iniciadas enquanto houver disputas judiciais entre os clubes. Pelo menos cinco clubes estão envolvidos nestas pendências: Araguaína (TO), Brasil de Pelotas (RS), Rio Branco (AC), Santo André (SP) e Treze (PB). Todos acham-se prejudicados e foram à Justiça Comum, criando uma  disputa sem fim.
             Os dois campeonatos começariam domingo próximo, inclusive com a participação de dois clubes paranaenses, o Arapongas e o Cianorte. Agora, ninguém sabe  quando começarão as disputas das séries C e D do Brasileirão.  

Deu Boca. Ah, eu já sabia !

         Foi um filme repetido. O Boca ganhou a primeira por 1 a 0, em casa, e hoje veio ao Rio para eliminar o Fluminense da Copa Libertadores, com um empate de 1 a 1. Foi o Boca de sempre, tinhoso e inteligente. Tomou um gol logo de cara, não se apavorou e, no finalzinho o jogo, fez o gol de empate.
         Certo estava o pai do garoto Tiago Carletto, que telefonou e disse ao menino que tinha sonhado que ele marcaria um gol de falta para o Fluminense. Foi exatamente o que aconteceu, aos 17 minutos do jogo no Engenhão. O Boca fez um mau primeiro tempo.
                                   Olha o argentino Santiago fazendo festa no Rio
          Mas na segunda etapa mudou tudo. Os argentinos começaram a atacar aos poucos e o Fluminense sumiu do jogo. Quando todos esperavam que a parada fosse decidida nos penaltis, aos 45  minutos, o careca Santiago Silva (ex-Corinthians) fez o gol da classificação.
           E o jogo terminou como vem terminando na maior parte das vezes. Festa do Boca e choro dos cariocas.

Furacão eliminado pelo Palmeiras

          O sonho dos paranaenses de ver duas equipes do estado nas semifinais da Copa do Brasil se desfez agora há pouco. O Atlético Paranaense foi eliminado pelo Palmeiras, na Arena Barueri, perdendo de 2 a 0. O Furacão fez um primeiro tempo razoavel, segurando o zero a zero, mas o técnico Carrasco tirou Guerron  no intervalo e acabou com as chances atleticanas de marcar um gol e surpreender o Verdão.
          Sem a presença do equatoriano, o Rubronegro perdeu todo o seu potencial ofensivo, permitindo que o Palmeiras crescesse e liquidasse o jogo, com gols de Luan, aos 23 minutos, e Henrique, aos 38'. Mas a vitória palmeirense foi merecida. Agora, o Verdão aguarda o vencedor de Grêmio x Bahia, para saber com quem joga nas semifinais.

Ganso será operado. Está fora da Seleção

            O meia Ganso joga pelo Santos, amanhã contra o Velez, pela Libertadores, mas no dia seguinte será submetido a uma artroscopia, para retirar resíduos das operações anteriores. As dores aumentaram e não dá mais para esperar.
             Como a recuperação será de três ou quatro semanas, hoje mesmo Ganso já foi cortado da Seleção Brasileira que fará uma série de amistosos a partir de domingo. Ele vem jogando sob um tratamento que agora chegou ao limite. Assim, amanhã ele sofrerá uma infiltração para participar da partida com o Vélez, e no dia seguinte será operado.
              Apesar de ter apenas 22 anos, Paulo Henrique Ganso já sofreu três lesões sérias: rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, em 2010;  sentiu dores musculares na coxa direita no primeiro jogo da final do Paulistão 2011, parando por 45 dias;  e se machucou logo aos 9 minutos do jogo amistoso Brasil x Gana, também em 2011, tendo que ficar dois meses sem jogar.
              Convenhamos, é um jogador bastante problemático. Não acho que o Brasil poderá contar muito com ele na Copa de 2014. Além de se machucar seguidamente, parece que a cabeça não ajuda muito.

Filme brasileiro é aplaudido de pé em Cannes

             O filme "Na Estrada", representante brasileiro no Festival de Cannes viveu duas situações diferentes, nesta quarta-feira. Pela manhã, foi recebido com certa frieza pela imprensa mundial. Agora à noite, entretanto, foi delirantemente aplaudido pelo público na sessão de gala.
              As pessoas começaram a bater palmas ainda nos créditos e, quando as luzes foram acesas, todo mundo ficou em pé e aplaudiu durante seis minutos. Foi praticamente uma aclamação.
               A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, assistiu o filme da área reservada ao juri oficial  e ficou entusiasmada: "O filme é lindo. Acho que temos chance de levar a Palma de Ouro para o Brasil" - disse a ministra, que volta amanhã ao País.
               O diretor Walter Salles fez questão de cumprimentar  todos os atores, e na foto aparece ao centro, ladeado por Kristen Stewart, Garret Hedlund, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen, no tapete vermelho.
                O ator Robert Pattinson, namorado e parceiro de Kristen na série "Crepúsculo"  estava na platéia e também ficou entusiasmado com a qualidade  do filme.           

Jogadores irregulares na Segundona ?

         Começam a surgir notícias de que alguns clubes tenham escalado jogadores irregulares na Segunda Divisão do Paraná. O site Futebol Paranaense.Net conta que existem  acusações contra Cascavel, Cincão e Junior Team, mas que até agora o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná não recebeu qualquer denúcia sobre as possíveis irregularidades.
          O curioso é que foi só os outros clubes começarem a se aproximar do Paraná Clube na tabela de classificação para surgir esse tipo de conversa. De qualquer forma, o assunto é sério e os clubes devem tomar o máximo de cuidado.

Desta vez, encerraram a carreira de Belinati

          Parece que desta vez a carreira política do ex-prefeito Antonio Belinati está definitivamente encerrada. Com quase setenta anos de idade, ele perde os seus direitos políticos por 10 anos. É o mesmo que decretar que ele nunca mais vai concorrer a nada.
           Quero deixar claro que não estou acusando nem defendendo Belinati. Apenas nunca entendi direito o que houve na verdade com  suas administrações e especialmente com tantas acusações contra ele. O homem se livra de uma, e logo aparecem com outra, mais parecendo uma maneira de manter Belinati fora das campanhas eleitorais. Até porque, se deixarem ele concorrer , ele certamente ganha.
            O que ocorre é que sempre são utilizadas apenas expressões jurídicas (nem sempre claras), impedindo que as acusações fiquem devidamente comprovadas, como seria necessário  para o povo entender o que realmente aconteceu. Muita gente acha, até hoje, que tudo que houve não passou de perseguição política contra Belinati.
            Nas condenações aplicadas a Belinati, sempre surgem detalhes estranhos. Os outros são condenados a devolver o dinheiro que gastaram inadequadamente. Mas contra Belinati, a primeira coisa que fazem é cassar seus direitos políticos.
             Agora mesmo, nesta condenação que pune Belinati, existem detalhes confusos. Outros nomes estão incluidos: seu filho Antonio Carlos, o deputado André Vargas, dezesseis funcionários públicos e o atual  ministro das comunicações Paulo Bernardo. Mas as notícias publicadas dizem, sem maiores explicações, que o nome do ministro foi retirado da decisão final.  Por que?  Ministro não pode ser condenado ?
              Sou contra os políticos que "roubam, mas fazem".  Mas também não aceito que o político seja apenas honesto, porém não faça nada pelo povo. Ser honesto é obrigação. Já para construir boas coisas para o povo é preciso visão e coragem.
              Repito, não pretendo defender aqui o ex-prefeito Belinati. Mas que ele foi o prefeito que mais fez por Londrina desde que eu moro nesta cidade (dezembro de 1964), disto eu não tenho dúvida. Nem José Richa e Wilson Moreira, que também foram ótimos prefeitos, fizeram tanto pelos londrinenses, em todas as áreas.
            Por esta razão é que eu lamento ver um político como Belinati ser simplesmente proibido de continuar sendo político. Se ele fez tanta coisa errada, como dizem, por que que não está preso ?
Aparentemente, porque não interessa. O que seus inimigos querem é apenas mantê-lo fora das disputas eleitorais.