Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 22 de outubro de 2011

Novas vitórias no boxe

  ***         Vai muito bem o Brasil no boxe masculino dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Hoje à noite, o primeiro a lutar e vencer foi o peso leve (até 60 kg) Robson da Conceição, que derrotou o dominicano Romero, por decisão dos juízes (18 a 11). Na segunda-feira, ele vai enfrentar um norte-americano.

   ***               Robenilson de Jesus venceu mais fácil ainda (13 a 3) o portorriquenho Felix, dominando praticamente a luta inteira. Vai também para as quartas-de-final na categoria Galo, com limite até 56 Kg.

    ***              Já no boxe feminino, o Brasil não teve a mesma sorte. Pela categoria dos leves, a baiana Adriana Araujo foi inteiramente dominada pela mexicana Erica Cruz, que venceu os quatro roundes disputados, conquistando uma vitória indiscutível.


                                                    QUADRO DE MEDALHAS

 Até e meia-noite, esta era a posição do quadro de medalhas: 1º ESTADOS UNIDOS, com 48 de ouro, 48 de prata e 38 de bronze. Total: 134 medalhas.  2º BRASIL, com 20 de ouro, 16 de prata e 22 de bronze. Total: 58 medalhas.  3º CANADÁ, com 16 de ouro, 16 de prata e 20 de bronze. Total: 52 medalhas.

Flu, Bota e Palmeiras derrotados

          A rodada desta tarde pelo Campeonato Brasileiro da Série A foi ruim para os chamados "clubes grandes". Fluminense, Botafogo e Palmeiras foram derrotados, e o Grêmio so empatou com o "lanterna" do certame. Melhor para os ponteiros Corinthians e Vasco, que continuam com a folga de dois pontos e poderão até aumentar esta diferença na conclusão da rodada, amanhã.

                                               Daniel Carvalho comandou o Galo no Engenhão

 ***      A maior surpresa foi a derrota do Fluminense, em pleno Engenhão, para o Atlético Mineiro que finalmente fez um grande jogo. Sem vários jogadores importantes, especialmente Fred, o Tricolor pouco produziu, e o resultado acabou sendo plenamente justo: 2 a 0 para o Galo. Daniel Carvalho (de penalti) e André marcaram os gols que tiraram o Atlético da zona de rebaixamento e colocaram o Cruzeiro em seu lugar, pelo menos até amanhã. Leandro Euzébio foi expulso.

   ***      Também foi surpreendente a derrota do Botafogo que, se tivesse vencido o Avaí, dormiria na liderança do Brasileirão. E o Fogão até saiu vencendo, com um gol de Loco Abreu, mas o Avaí acabou ganhando por 3 a 2, com gols  de Robinho, Cleverson e Roberto. O segundo gol dos cariocas foi de Renato. O lateral Lucas foi expulso. Foi a melhor partida do Avaí neste campeonato.

  ***        Já a derrota do Palmeiras, em casa para o Figueirense, não pode ser considerada uma surpresa, porque o Verdão joga cada dia menos. Nem o fato de Felipão estar completando 350 jogos na direção do time alvi-verde motivou o grupo. Ao contrário, o Palmeiras foi apático e merecia até perder de mais. Wellington Nem e Julio Cesar marcaram os gols do Figueira que agora é o oitavo colocado e já fala em brigar por vaga na Libertadores. Palmeiras 1 x Figueirense 2.

  ***         Finalmente, o Grêmio foi a Minas Gerais e empatou com o lanterna America. Estava ganhando por 2 a 1 até os 41' do segundo tempo, e os mineiros só tinham 10 homens desde a primeira etapa,  porque Marcos Rocha foi expulso. Mas, como seguidamente tem ocorrido, o time gaúcho afrouxou e levou o gol de empate: 2 a 2. Carleto abriu o placar para o America, André Lima virou o jogo marcando duas vezes para o Grêmio, e o zagueiro Anderson (ex-Corinthians) empatou de cabeça.

Ninguém mais tira a Lusa da Série A

     Mas como é bom esse timinho que a Portuguesa de Desportos montou para o Campeonato Brasileiro da Série B. Chamo de timinho, porque é um time sem estrelas e sem enfeite. Mas que levou a Lusa de volta ao Brasileirão do ano que vem. A classificação já era considerada como certa, mas faltava a comprovação matemática, que veio hoje em Americana, com a vitória de 3 a 2 sobre o bom time local. E de virada.
     O Americana esteve sempre na frente do placar, mas a Lusa foi buscar e virou no segundo tempo. Pela ordem marcaram Valber (A), Léo Silva contra(P), Marcinho(A) , Marco Antonio (P) e Ivo (P). Com a vitória, a Portuguesa chegou aos 67 pontos e não mais poderá ser alcançada pelo quinto colocado, o Sport Recife, que está 19 pontos atrás, faltando 6 rodadas para o final do campeonato.
      Os outros resultados desta tarde foram: Sport 0 x Goiás 1, Criciuma 5 x Icasa 2, Vitória 3 x Náutico 2 e São Caetano 4 x ABC 0.

Cristina Kirchner é "barbada" na Argentina


        Como se diz na linguagem turfística, a charmosa Cristina Kirchner corre a maior "barbada" nas eleições de amanhã na Argentina. Deve conseguir mais de 60% dos 29 milhões de votos. E também deve ganhar maioria no Congresso. Depois de ser a primeira-dama do País de 2003 a 2007, ela sucedeu o falecido marido Nestor Kirchner e surpreendeu a todos com um bom governo. E todos sabemos que não é fácil governar a Argentina. Seus opositores criticaram seu governo durante todo o tempo. Mas o povo platino continua com ela.
       Aos 58 anos, Cristina Fernández de Kirchner concorre a reeleição. Em 28 de outubro de 2007, ela se tornou a primeira mulher argentina a ser eleita presidente do País. E certamente amanhã se tornará a primeira mulher a ser reeleita no cargo.

Tubarão começa a montar o time

          O Londrina começa a contratar jogadores para montar o time para o seu retorno à Divisão Especial do Campeonato Paranaense. Não conheço o volante Serginho Paranaense, primeiro reforço, que ainda não teve oportunidade de aparecer num  time de maior expressão. Mas o fato de ter sido formado nas categorias menores do São Paulo é um bom indicativo. Tem 23 anos e muito tempo para se tornar grande jogador.
          O administrador Sergio Malucelli  afirma que ainda virão um goleiro, um zagueiro, um lateral, dois meias e dois atacantes. Em outras palavras, vem quase um time inteiro. E é necessário que venha. O Tubarão ganhou a Segunda Divisão e tem seus méritos. Porém, temos que reconhecer que foi o campeonato fraco, sem a presença de boas equipes. A Primeira Divisão será totalmente diferente, não se iludam.
           Se o Londrina começar bem, se impondo em casa e ganhando os primeiros pontos, o respeito geral virá naturalmente. Mas, se o time mostrar fragilidade nas primeiras partidas, sua missão será ainda mais difícil, contra adversários bem diferentes dos que enfrentou na Segundona. Portanto, o que for feito agora, em termos de contratações e preparativos, é que determinará como 2012 será para o Tubarão.

Mais ouro no Volei de Praia

       É incrivel como o volei de praia tem conquistado vitórias para o Brasil. Ainda ontem, Juliana e Larissa ganharam a medalha de ouro  no Feminino do Pan 2011. E agora há pouco foi a vez da dupla masculina confirmar o seu favoritismo. Emanuel e Alisson derrotaram os venezuelanos por 2 a 0 (21/17 e 21/12) e também conquistaram o Ouro em Guadalajara.

       Eles chegaram a perder uma partida para Cuba, no começo do torneio, mas se reabilitaram plenamente nos jogos seguintes, chegando ao título. O paranaense Emanuel, aos 38 anos continua sendo o "Pelé do volei de praia".

                                        SHOW DE TÉCNICA E BELEZA

             O Brasil já havia ganho um bronze na prova de dueto do nado sincronizado, mas voltou a subir ao pódio na chamada "rotina livre", por equipes, para buscar outra medalha de bronze. Além da beleza de suas meninas, o nado sincronizado brasileiro mostrou competência, saindo do Pan 2011 com dois bronzes. Foi melhor do que algumas modalidades que chegaram ao México como favoritas e decepcionaram. Como o taekwondo, por exemplo, que só ganhou uma medalha.

Brasil arrasou a Jamaica: 116 a 34

         A Seleção Brasileira de basquete feminino continua ganhando fácil na primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Hoje, a vítima foi a Jamaica, que levou 116 a 34 das nossas cestinhas. Já no primeiro tempo, o Brasil vencia tranquilo por 52 a 11. A principal marcadora da partida foi a pivô Erika, com 22 pontos. A nota triste: Clarissa (foto), que já havia se machucado no Pré-Olimpico, voltou a acusar um entorse no tornozelo e saiu de maca do ginásio.

A tarde começou com medalha de prata

A nadadora brasileira Poliana Okimoto ganhou a medalha de prata, agora há pouco na baía de Puerto Vallarta, na prova femininna de 10km de maratona aquática. A vencedora foi a argentina Cecília Biagioli. A outra brasileira que participou, Ana Marcela Cunha, concluiu a prova em quinto lugar. A temperatura média era de 30º.

O "Futebol Memória" chegou

           Temos um novo site na praça.  O"futebol Memória", do companheiro Rodrigo Linhares chega com tudo.São biografias, entrevistas e datas marcantes do futebol. Mais um ótimo trabalho deste profissional que brilha no rádio com o programa "Plantão Paiquerê", aos domingos das 10 às 13 horas. Todas as entrevistas feitas no programa estão no novo site. Já emplacou. Confira no http://www.rodrigolinhares.com.br/