Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cielo e Fabiana são os melhores do País

      
            Foi absolutamente justa a escolha de Cesar Cielo e Fabiana Murer como os melhores atletas brasileiros de 2011. Eles receberam o Prêmio Brasil Olímpico, ontem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O nadador Cielo é tricampeão, pois já havia vencido em 2008 e 2009. A estrela do salto com vara, Fabiana é bi, pois repete a conquista do ano passado. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, prestigiou a festa do Comitê Olímpico Brasileiro.
              Cielo mostrou-se muito emocionado e chorou bastante. Foi um ano de vitórias, mas também de adversidades, porque teve que enfrentar uma acusação de doping. Ele venceu o ginasta Diego Hipólito e o jogador de volei de praia Emanuel, na disputa pelo prêmio.
              Fabiana não chorou. Ao contrário, sorrindo o tempo todo, ela comemorou a vitória sobre a saltadora Mauren Maggi e a remadora Fabiane Beltrame, que também disputavam a honraria.

Só vai se falar em crise

               Se você não quer ficar em baixo astral, evite os telejornais e programas sobre retrospectiva do ano, nesta reta final de dezembro. Só vai se falar de crise. Aqui, nos Estados Unidos, na Europa e em todo o mundo. As imagens natalinas, mostrando gelo, Papai Noel e compras em grandes magazines virão em doses menores. Vamos ver muita gente passando fome e muitas pessoas chorando a quebra de seus negócios. Se você quer assistir, assista, mas já vai sabendo.
               Até que as coisas não foram tão ruins no Brasil. Não tivemos por aqui a crise que eles estão sentindo do lado de lá. Mas a televisão vai buscar as coisas ruins da Grécia, da Itália ou do "raio que o parta" para mostrar para o nosso povo, podem esperar.
                 Já decidi. Vou assistir minhas novelas, meus programas humorísticos e os musicais que surgirem na telinha. Mais nada. Vou dar um descanso para o Jornal Nacional & Cia Ltda. Não quero saber de tristeza no fim do ano. Vou agradecer a Deus por tudo que o povo brasileiro recebeu em 2011. Foi bom demais.

Santos junta os "cacos"

                                                                                                     AE
 O time do Santos desembarcou ontem à noite em Guarulhos (SP). Foi uma chegada tumultuda, com os santistas fugindo da imprensa e da torcida. Muitas cobranças, alguns insultos e poucos aplausos caracterizaram o ambiente no aeroporto. Já era esperado, pelo barulho que foi feito depois da fracassada tentativa de obter o título mundial.
              O Peixe agora começa a juntar os "cacos" para tentar recuperar o ambiente, visando o ano que vem. O elenco está de férias e os dirigentes preocupados com o futuro do time. O grande craque da equipe, o atacante Neymar (foto), parece ser o que mais sentiu a goleada sofrida ante o Barcelona.
               Continuo achando um exagero o que está sendo feito pela grande imprensa do Rio e de São Paulo, que coloca o Barcelona cada vez mais pra cima e o futebol brasileiro cada vez mais pra baixo. O Santos perdeu um jogo de 4 a 0. E daí ?  O mundo não vai acabar. Que a fase do futebol nacional não é das melhores todo mundo está cansado de saber. Afinal, o Campeonato Brasileiro foi tecnicamente fraco. Mas não é por isso que devemos achar que tudo está errado por aqui e que o técnico do Barcelona é um gênio.

Vai nessa, Felipão

               Se eu fosse o Luis Felipe Scolari,  faria rapidamente as malas e iria para a Espanha. O técnico do Palmeiras está sendo assediado pelo Atlético de Madri, num negócio encaminhado pelo ex-zagueiro Luis Pereira, que jogou no Verdão e no clube madrileño. O Felipão já sabe que está "numa roubada", porque o Palmeiras não parece disposto a gastar na montagem de um grande time. E o "Velho" vai passar vergonha outra vez, dirigindo um time meia-boca.
                                               Palmeiras só pensa na nova Arena    
O Atlético de Madri também está por baixo, ocupando a 11ª colocação do certame espanhol, mas seus dirigentes estão se mexendo para reforçar o time. E Felipão chegaria numa boa hora. Se o time melhorasse, o mérito seria seu. Não acho que o Verdão vai ter um grande time em 2012.  Está mais preocupado com seu novo estádio que, por sinal, vai indo muito bem.
                 Se Felipão não aceitar a proposta, o Atlético de Madri deve contratar o argentino Diego Simeone, que pediu a conta no Racing e quer sair da Argentina.

A FOTO DO DIA

         A Foto do Dia é esta que Carolina Portaluppi postou em seu Twitter. Ela é filha de Renato Gaúcho que, pela cara, já estava prevendo a divulgação da "bela imagem". Mas a vida é assim mesmo. Renato já foi um dos maiores "pegadores" do Brasil, paquerando e namorando mulheres lindíssimas. Hoje as lentes estão focadas na linda Carolina.

O companheiro do Gladiador

              Não sei se vai dar certo, mas pelo menos o Grêmio está mudando a cara para 2012, disposto a esquecer a fraquíssima campanha do ano que termina. Hoje cedo, a direção gremista apresentou o mais novo reforço: o boliviano Marcelo Moreno (foto), novo dono da camisa 9. Melhor que o André Lima ele tem que ser. Moreno vai formar dupla de ataque com Kleber Gladiador.
               Até agora, o Grêmio contratou seis jogadores. Além de Kleber e Marcelo Moreno, chegaram os zagueiros Douglas Groli (ex-Chapecoense) e Pablo (ex-Ceará); e os meias Felipe Nunes (ex-Independente-SP) e Marco Antonio (ex-Portuguesa de Desportos).  Acho que ainda é pouco.
               Marcelo Moreno é centroavante, e o Grêmio está pagando R$ 6 milhões por ele, que jogava no Shakhtar Donetstk, da Ucrânia. Nasceu em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e veio ainda juvenil para o Vitória da Bahia. Sua melhor campanha foi cumprida no Cruzeiro. Depois foi para a Europa, onde também atuou pelo Werder Bremen (Alemanha) e o Wigan (Inglaterra), voltando a Ucrânia, de onde vem agora para ser o artilheiro do Tricolor Gaúcho.  No Cruzeiro, ele marcou 21 gols em 36 jogos. Vamos conferir.

Estádio Zeferino Pasquini

             Muito bonita a homenagem prestada ao saudoso amigo Zeferino Pasquini, que virou nome de estádio no Conjunto Armindo Guazzi, na zona leste de Londrina. Ah, que saudade do Zé !  Ele deve ter recebido a homenagem com grande emoção. E deve ter chorado, como fazia por aqui nos momentos de emoção. Zeferino ria fácil e chorava fácil. Era um homem extremamente sensível.
                                                  O prefeito Barbosa Neto na festa do Estádio Zeferino Pasquini            
  Acho que nem precisa trazer o Romário para jogar no "campo do Zé". Vai virar coisa política. Façam um torneio amador, bem organizado, e o Zeferino vai ficar mais contente. Não sei de quem foi a idéia de homenagear o Zé, mas foi sem dúvida uma grande idéia.