Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Deixem o Monteiro Lobato em paz

    O que eu gostaria de saber é quem são os racistas que estão pegando no pé de Monteiro Lobato, uma das grandes figuras culturais do País ?  Será que esses caras não têm mais o que fazer ?   Eles sim é que são racistas.
     Só porque Monteiro Lobato escreveu um livro cujo título é "Negrinha", estão achando agora, depois de tantos anos, que a expressão é uma manifestação de racismo ?  Bando de ignorantes. Pelo jeito, eles logo vão querer que as imagens de Nossa Senhora Aparecida sejam pintadas de branco.

A Foto do Dia

 
     
         A Foto do Dia hoje não poderia ser outra. Aí está a nossa presidente Dilma Rousseff abrindo a 67ªAssembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), hoje cedo em Nova York, nos Estados Unidos. Ela não foi tão aplaudida como no ano passado, quando se tornou a primeira mulher a abrir o evento. Porém, ao afirmar que o Brasil condena fortemente a violência da Síria, rejeita  o preconceito contra os islâmicos e defende o fim do embargo americano à Cuba, Dilma  provocou uma reação favorável. Por três vezes, o seu discurso foi interrompido por aplausos gerais. A presidente "mandou bem".

Kleina reconhece; "dependemos do Assunção"

      "Vamos falar a verdade para o torcedor: Somos dependentes do Marcos Assunção" - disse hoje o técnico do Palmeiras, Gilson Kleina,  numa entrevista à ESPN Brasil. "Estamos trabalhando para diminuir esta dependência, pois é algo que nos preocupa. Não quero tirar o mérito dos outros jogadores" - acrescentou o treinador.
        Na verdade, o que Kleina disse todo mundo já sabia, só que ninguém do clube havia até agora reconhecido publicamente esta situação. O Palmeiras é  Marcos Assunção e mais dez. Sem ele, o Verdão não é nada. Tanto assim que,  quando Marcos ficou afastado por sete jogos, devido a uma artroscopia no joelho direito, o time sofreu cinco derrotas, um empate e teve apenas uma vitória.


         Marcos Assunção, além de jogar e criar praticamente todas as situações de gol para o Palmeiras, ainda precisa carregar algumas "malas", como Valdívia, Obina, Luan, Henrique e mais dois ou três pernas de pau que se julgam bons de bola.
           Mas o que eu afirmei aqui em várias oportunidades está ocorrendo. Foi só o Verdão trocar o comando técnico e as coisas já melhoraram. Felipão é muito bom, mas já estava com validade vencida no clube.  Porém, não se iludam que Marcos Assunção não vai poder fazer tudo sozinho em todos os jogos. A situação do time no Brasileirão ainda é dramática.
           E eu acho que Kleina não tem que se preocupar com o mérito dos outros. Ele tem é que continuar "enchendo a bola" do veterano Assunção.  E arranjar bolas paradas pra ele cobrar.

É hoje ! A hora da verdade na novela


 
         O que todo o mundo está esperando há um tempão, acontecerá no capítulo de hoje da novela "Avenida Brasil".  Jorginho (Cauã Reymond)  vai revelar a Tufão (Murilo Benício) que  Max (Marcello Novaes) é seu pai biológico e amante de Carminha (Adriana Esteves) .
       A revelação será feita durante uma visita de Tufão ao filho, na cadeia. Jorginho foi preso no capítulo de ontem, no aeroporto, quando embarcava para a Califórnia, com Nina (Débora Falabella), por evasão de divisas, já que na mala dela havia um milhão de reais. O bicho vai pegar.
        Apesar de muito agressiva, a novela vem obtendo um alto índice de audiência, que hoje deverá alcançar seu maior pico até aqui.

A problemática contratação de Ganso

       Pegou mal mesmo, esta declaração do presidente do Santos, Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro, de que "a contusão de Paulo Henrique Ganso é incurável."  Mesmo que ele acredite nisso, jamais deveria ter declarado publicamente. Cheirou a ressentimento. Principalmente porque na mesma entrevista Ribeiro disse também que seu clube propôs salários de R$ 420 mil, superiores aos que ele receberá no São Paulo.  Ora, se Ganso tem uma lesão incurável, por que o Santos lhe ofereceu uma proposta tão alta ?
        Entretanto, continuo achando que o São Paulo terá muitos problemas com Ganso. A começar por esta contusão, que é bastante complicada.  E principalmente com o temperamento do jogador. Na festa de apresentação, domingo no Morumbi, ficou claro que ele não tem o carisma dos grandes craques. É um cara frio, que entrou na festa como quem entra num velório ou num tribunal. É uma mistura de timidez com "mascara" e limitação cultural.  É só comparar com as apresentações de Ronaldinho ou Vagner Love no Flamengo;  Diego Forlan no Inter; Zé Roberto no Grêmio e outros trantos craques que foram contratados nos últimos anos pelos grandes clubes, e que chegaram vibrando, levantando a galera.  A apresentação de Ganso foi sem graça, apesar da grande presença de torcedores. Ele é que é "pra baixo" mesmo.

Será que esse campeonato termina ?

    Está cada vez mais bagunçado o Campeonato Paranaense da Terceira Divisão. Já temos o primeiro time excluído, o União de Nova Fátima, que por duas vezes perdeu por WO. A Portuguesa Londrinense está "pendurada", pois já faltou a um jogo. A média de público é de 136 pagantes. É só o Francisco Beltrão que leva torcedores aos seus jogos. E a Federação está só assistindo a tudo.  Do jeito que vai, esse campeonato não chega ao seu final.
     Parece que o pior virá agora. Comenta-se que existem muitos (mais de 20) jogadores atuando de forma irregular. Logo, logo estará começando aquela sucessão de perda de pontos no Tribunal. E aí sim, o campeonato fracassa definitivamente.
      Surgiu a notícia de que a Federação está estudando uma fusão da Terceira com a Segunda Divisão. Meu Deus do céu, o que é isso ?  Como é que gaúchos, paulistas, cariocas, mineiros e outros brasileiros conseguem realizar o Campeonato da Terceira Divisão e nós não conseguimos ?
     E ainda leio no jornal que o presidente da Portuguesa disse que "a fusão será boa, com possibilidade de atrair patrocínios com TV". Mas logo a Lusa, que nos seus dois jogos como mandante só conseguiu atrair 44 torcedores, está sonhando com  transmissão dos jogos pela televisão ?   E se a Portuguesa decidir novamente não comparecer a um jogo que estiver programado pela televisão ?  Como é que a emissora faz  ?
      Será que alguém ainda vai votar no presidente da Federação,  Hélio Cury, que é candidato a vereador em Curitiba ?  Sua competência está sendo mostrada na FPF. Todos os campeonatos que a entidade organiza são decididos no Tribunal. Nem a Câmara de Londrina, sempre sob denúncias, aceita um vereador como o presidente da Federação.
      Futebol por si só já é complicado. Misturado com política então...