Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 22 de junho de 2013

Uma vitória que assusta

       O Brasil ganhou da Itália por 4 a 2 e garantiu o primeiro lugar do Grupo A da Copa das Confederações. Até aí, tudo bem. Mas na verdade o jogo também serviu para deixar a torcida brasileira assustada com a irregularidade da nossa Seleção, que alternou alguns poucos bons momentos com um consideravel número de erros. Menos mal que o time de Luis Felipe Scolari não terá que enfrentar a Espanha na semifinal, porque o risco de não chegar à decisão seria muito grande.
        Foi um jogo duro, até violento. Só no primeiro tempo, três jogadores tiveram que sair por problemas de contusão. A qualidade era bem baixa, mas o nervosismo sempre alto. Até Neymar bateu pra valer, não escapando de um cartão amarelo. E saltaram aos olhos os erros brasileiros, especialmente na marcação. Mas a sorte estava mais uma vez ao nosso lado, e o zagueiro Dante, que havia substituido David Luiz, aproveitou um rebote e, impedido, fez Brasil 1 a 0, como vemos na foto abaixo.


       O rítmo melhorou um pouco no segundo tempo, talvez porque a Itália tenha voltado no ataque, empatando logo no começo desta etapa, através de Giaccherini, no lindo passse de calcanhar de Balotelli. E o jogo ficou mais apertado para os brasileiros, até reaparecer o talento do garoto Neymar, que desempatou numa perfeita cobrança de falta. Os italianos se abateram um pouco e o Brasil aproveitou para fazer 3 a 1, num gol de raça marcado por Fred, que estava até então apagado.
        Mas nem a folga no placar estabilizou a defesa brasileira, que continuou  errando muito, especialmente porque Dante não mostrrou a mesma segurança de David Luiz. E explorando estes erros, a Itália voltou ao jogo e marcou seu segundo gol, num lance bastante confuso: Luiz Gustavo fez penalti em Balotelli e o árbitro Irmatov chegou a marcar, mas desistiu quando viu o zagueiro,Chiellini chutar fraco e a bola entrar no gol de Julio Cesar.
        A esta altura da partida, já sem Neymar, substituído por Bernard, o Brasil já não mostrava força. Maggio chegou a acertar o travessão de Julio Cesar, numa fortíssima cabeçada.O empate da Itália parecia estar chegando, mas aos 42 minutos, o goleiro Buffon deu rebote, o árbitro não marcou a posição de impedimento de Fred e o centroavante do Fluminense fez seu segundo gol na partida, definindo o placar final de 4 a 2.
        Mas é preciso salientar que a Seleção Brasileira não passou confiança ao seu público. Laterais atrapalhados, Dante mal na zaga, Luiz Gustavo só valente e os armadores Hernanes e Oscar apagadíssimos.  E lá na frente, Fred foi salvo pelos dois gols que acabou marcando, mas está em fase muito ruim. Quem sabe desencabula agora.

O alegre adeus de Chicharito

       México e Japão se despediram da Copa das Confederações, com ótimo público no Mineirão. E a vitória mexicana por 2 a 1 veio com dois gols do craque Chichiarito Hernández (a foto é do segundo), que assim justificou parcialmente a sua fama, marcando três gols em três jogos.


       Tinha mais gente (52.690 pagantes) do que no jogo Brasil x Itália (48.874 torcedores). Os mexicanos estão retornando ao seu país sob muitas críticas, especialmente por uma noitada de farra, com a participação dos jogadores, que teria ocorrido durante a estada da delegação no Rio de Janeiro.