Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Marin já fez "acordo". Nisso ele é bom !


       Logo na primeira reunião nos Estados Unidos, José Maria Marin já fez um "acordo" com a Justiça Norte-Americana, que formalizou a acusação de fraude contra o ex-presidente da CBF, mas aceitou discutir a possibilidade de uma prisão domiciliar.  Pelo acordo que começa a ser discutido, Marin paga US$ 15 milhões e entrega seu apartamento de Nova York, avaliado em US$ 3,5 milhões.
 Thammy agora tem
  até perna cabeluda


 
     A ciência faz milagres mesmo. A ex-mocinha Thammy Miranda, a filha da Sula, que agora é um homem, parece ser mesmo uma outra pessoa. Ela era até uma mulher bonita e sensual, mas hoje tem barba e pernas peludas. Se não acredita, dê uma olhada nas fotos divulgadas no Snapchat.  Curtindo uns dias de praia com a namorada Andressa Ferreira, Thammy mostra suas pernas cabeludas.
"Novela Real" acaba segunda-feira



                     Pelo menos é isso que se espera. Afinal o Brasil inteiro não aguenta mais ler e ouvir notícias sobre a briga de marido e mulher entre Joelma e Chimbinha. Agora está confirmado: segunda-feira próxima, às 11h30m da manhã, no Forum de Recife, o casal assina os papéis, formalizando o fim de uma união de 17 anos.
 
                     Mas há quem garanta que vai começar outra briga. É que os dois devem disputar na Justiça os direitos de exploração da Banda Calypso. No papel, Joelma leva vantagem, porque tem 60% da empresa. Mas Chimbinha deve ter seus argumentos.

                                                                                          Foto - Ag News
Paraná vai ficar
só com um time



        É quase certo que o Estado do Paraná terá apenas o Atlético como representante na Elite do Futebol Brasileiro. O Rubronegro está garantido na Série A, porque precisa de apenas mais um ponto nas cinco partidas que disputará nas rodadas finais.
 
         Por outro lado, depois de mais um fracasso neste domingo (empate em casa com o Figueirense), o Coritiba ficou muito perto do rebaixamento. Para escapar, os coxas vão precisar de no mínino 10 pontos, contra Corinthians, Palmeiras e Goiás fora de casa e Santos e Vasco no Couto Pereira.
 
         Desta forma, deveremos ter um mini Campeonato Paranaense na Série B 2016, entre Londrina, Paraná e Coritiba.
Marin extraditado !    


       Numa breve nota, o governo suiço informou esta tarde que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi extraditado hoje para os Estados Unidos. Ele estava preso na Suíça desde o dia 27 de maio, e deixou Zurique escoltado por dois policiais americanos, com destino a Nova York. Não foram fornecidos maiores detalhes sobre o vôo que traz de volta para a América o dirigente brasileiro, de 83 anos, preso por corrupção.
 

A morte de um pequeno
 grande campeão: Tobi   



            Morreu na última madrugada o ex-jogador Tobi, "aquele negrinho pequeninho",  que foi o termômetro do Coritiba na conquista do título brasileiro de 1985. Jogava muito esse cara, nascido aqui no Norte do Paraná, na cidade de Uraí. Seu corpo está sendo velado no Estádio Couto Pereira.
 
             Tobi tinha apenas 53 anos, mas foi vítima de infarto fulminante. Ele também jogou no Cruzeiro, no Bangu, no Vitória da Bahia e outros clubes brasileiros. Foi a notícia mais triste do dia !

 Pode ser que também
tenha malandro por lá



              É claro que safadeza tem em todo o lugar.  Pelo jeito, três bancos suíços não adotaram os devidos processos para que evitar que crimes financeiros relacionados ao desvio de dinheiro da Petrobrás fossem cometidos. Estes três bancos não teriam dispositivos para lutar contra a lavagem do dinheiro que foi daqui. Fica a pergunta: foram falhas involuntárias ? Sei não !
 
             Só que lá, por causa de fatos deste tipo, o "bicho pega pra valer".   Pode até ocorrer o fechamento de algum destes bancos que estão sendo investigados. Vamos esperar pra ver.
 
 

       Tevez trouxe o título
    de volta ao Boca Juniors



       Além de ser um grande jogador, Carlito Tevez é mesmo um "pé quente" para o Boca Juniors. Foi só ele voltar, para o clube de La Bombonera recuperar o título argentino, que não era conquistado desde 2011. A festa está sendo enorme por lá.
 
       O título veio com a vitória de domingo sobre o Tigre, por 1 a 0, mas Tevez (na foto como filho no colo) quer mais. Agora, como campeão nacional, o Boca vai a Rosário, tentar conquistar também a Copa Argentina, numa promissora final com o Rosário Central.
             "Rei do Baião", "Majestade do Baião", "Embaixador Sonoro do Sertão",  "Velho Lua"  "Bico de Aço",  "Lula",  "Pernambuco",  Rei Luiz",  "Gonzagão". De todas estas formas ele foi tratado. Na verdade, todo o Brasil sente a sua falta. Mas os nordestinos cada vez são mais loucos por ele

                               L U I Z     G O N Z A G A

                   

                                                       A música que consagrou LUIZ GONZAGA e até hoje marca a sua lembrança é claro que foi "Asa Branca". Mas eu escolhi para este vídeo de abertura a canção que mais me traz de volta a sua imagem: "VIDA DO VIAJANTE", que ele fez em parceria com Hervé Cordovil. Me bate uma saudade doída do velho Gonzagão, quando ouço estes versos.
O  Brasil  inteiro conhece a história de Luiz Gonzaga do Nascimento, que nasceu há quase 105 anos, lá em Exu, no Estado de Pernambuco. Era uma sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1912, quando ele veio ao mundo numa casa de barro batido, na Fazenda Caiçara, localizada no povoado do Araripe, a 12 km da área urbana de Exu, extremo oeste pernambucano, e a 610 km da capital Recife. Era o segundo filho de Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento, conhecida na região por "Mãe Santana". E o oitavo filho de Januário José dos Santos do Nascimento.
 
 
A paixão de todos os nordestinos por Luiz Gonzaga está presente em todos os estados daquela região do País. Há estátuas dele nos mais variados lugares, como estas que vemos nas fotos abaixo, nas cidades de Campina Grande (Paraíba) e Caruaru (Pernambuco).  Ele foi mesmo um  dos mais importantes compositores e cantores do Brasil.
Cantando acompanhado de sua sanfona e mais zabumba e triângulo,  fez a felicidade do Nordeste inteiro e foi admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gil, Caetano, Raul Seixas  e muitos outros.
 

Nasceu ao sopé da Serra do Araripe e isto inspirou uma de suas primeiras composições conhecidas: "Pé de Serra". Seu pai também tocava acordeão, e foi com ele que Gonzagão aprendeu tudo.
Aos 18 anos, teve sua primeira paixão, Nazarena. Mas o pai dela não o queria como genro, chegando até a ameaça-lo de morte. Mas o namoro continuou escondido, mesmo com Luiz levando uma surra de seus pais. Barrado no seu amor, ele saiu de casa e ingressou no Exército, no Ceará, no qual ficou por quase 10 anos. Deu baixa em 1939 e foi morar no Rio, levando uma sanfona nova e muita vontade de tocar e cantar. E nunca mais parou.
 
 
Sete anos depois, já vivendo como músico, assumiu a paternidade de Gonzaguinha, no relacionamento que tinha com a cantora e bailarina Odaléia.
Tocou nos mangues, no cais, em bares e nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas, passando o chapéu para recolher dinheiro.
 
 
Além das já mencionadas "Asa Branca" e "Vida do Viajante", Luiz Gonzaga fez sucesso com muitas outras canções, como "Meu Pé de Serra",  "Qui Nem Jiló",  "Siridó",  "Juazeiro",  "Baião de Dois",  "Dança Mariquinha",  "Cortando Pano",  "Dezessete e Setecentos",  "Mangaratiba",  "Cintura Fina",  "A Volta da Asa Branca", "Paraíba",  "Pau de Arara",  "O Xote das Meninas",  "Tá Bom Demais",  "Ovo de  Codorna", "Forró no Escuro",  "Danado de Bom" e várias outras.
Ao todo, Luiz Gonzaga gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções.
 

Nos últimos anos de sua carreira, já na década de 80, seu ritmo mudou bastante.  Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho e Milton Nascimento.
E sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram apresentações por todo o País com o show "A Vida de Viajante". Foi quando ele começou a ser chamado de "Gonzagão".
 
Luiz Gonzaga morreu no Recife, no dia 2 de agostos de 1989.
 
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Quer bom ver a cearense Rosani Maia novamente neste espaço. E ela veio com uma mensagem forte !