Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Semana de Eliminatórias

        Fico pensando como estaríamos agora, se tivéssemos que disputar Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com tanta insegurança e tantas  mudanças seguidas, será que nossa Seleção estaria garantindo a sua vaga com tranquilidade ?  Sinceramente, tenho minhas dúvidas.
         Mas não precisar disputar Eliminatórias pode estar sendo um mau negócio. Vejam esta semana, por exemplo. Enquanto as grandes seleções sul-americanas estarão disputando jogos decisivos, na sexta e na terça-feira, nós estaremos brincando de fazer experiências, em amistosos que não estão sendo levados tão a sério como deveriam. Os adversários (Itália e Rússia) são até bons, mas brasileiros não sabem jogar amistosamente. Levam na brincadeira.
         As Eliminatórias Sul-Americanas estão pegando fogo. Na sexta-feira, a lider Argentina (20 pontos) recebe a Venezuela (12). Mas na terça-feira que vem, os platinos terão que enfrentar a Bolívia (8 pontos), lá na altitude de La Paz.

                            Higuain e Lionel Messi jogam pela Argentina, sexta-feira em Rosário

          Já o Equador, vice-lider com 17 pontos, fica fora desta rodada de sexta-feira, porém na terça enfrenta em casa o Paraguai, que só tem 7 pontos até aqui, e que joga em Montevidéo, contra o Uruguai (13) na sexta-feira. O outro jogo dos uruguaios será dificílimo: contra o Chile (12) em Santiago, na terça (dia 22).
            A Colômbia está em terceiro, com 16 pontos e pode deslanchar nestas duas rodadas: em casa contra a Bolívia e fora contra a Venezuela. Estas próximas serão as 11ª e 12ª rodada. Ao todo, as Eliminatórias terão 18 rodadas e serão concluidas em outubro. Os quatro primeiros virão ao Brasil para a Copa 2014. O quinto colocado terá que disputar uma repescagem com uma seleção de outra confederação.

É hora de torcer, não de protestar

          Como já se esperava, o Londrina sofreu várias punições, no julgamento realizado ontem no TJD, em Curitiba. Gilvan pegou quatro jogos, enquanto Diogo Roque e Celsinho foram suspensos por três partidas. O Londrina ainda perdeu um mando de jogo, e as multas impostas ao clube somam R$ 8 mil.
          Quem pegou a pena maior foi o gestor Sergio Malucelli. Mas, se ele não puder ir ao vestiário nos dias de jogo, poderá ser até bom para o Tubarão, porque o que se diz é que ele atrapalha mais do que ajuda, com sua gritaria e seu descontrole emocional. Se os jogadores ficarem sozinhos com o técnico Tencatti será melhor pra todos, podem acreditar.
           Os torcedores acharam injustas as decisões do Tribunal. Mas pelo jeito não aprenderam a lição, pois leio nos jornais de hoje que eles estão prometendo fazer novos protestos durante o jogo com o Paraná, inclusive voltando a abrir as faixas idiotas que já paralizaram os jogos anteriores. Serão que os caras que estão fazendo isso acham que estão ajudando o Tubarão ?  Eles estão é atrapalhando. Logo estarão dando motivo a novas punições no TJD. Chega de querer aparecer !
           O time está jogando bem, ganhando jogos e se aproximando dos objetivos traçados para a temporada. Esse povo da arquibancada tem mais é que empurrar os jogadores, deixando de lado esta mania de perseguição que se instalou em Londrina. Já disse e repito: isso não é coisa de cidade grande. É próprio de municípios pequenos, que só querem ganhar no grito. No passado, tinha uma cidade, aqui perto da nossa, que se tornou antipática porque só agia assim. Hoje a tal cidade não tem mais time disputando.
 
 
         Hoje mesmo ouço reclamações contra decisões da Federação que os londrinenses chamam de coincidências que irritam. Primeiro pela marcação de um julgamento na véspera de uma rodada. Reclamam também que o árbitro de hoje será o mesmo do jogo do primeiro turno. E o que é que tem isso de errado ?   Quem ainda poderia reclamar é o Paraná Clube, porque o sr. Edivaldo Elias da Silva marcou um penalti para o Londrina com um minuto de jogo. E õ Tubarão só não ganhou aquele jogo porque pipocou e se encolheu todo no segundo tempo. É verdade ou não ?
            O que mais está atrapalhando o Londrina neste Campeonato Paranaense é o comportamento desta pequena parte da torcida. Não vejo esse pessoal criar algo que sirva para aumentar a motivação do time.  Depois de confeccionar aquela linda bandeira grande, eles não fizeram mais nada.  Só sabem protestar, protestar, protestar...   Isso não é torcedor de verdade.  
            

Olha o outono aí !

    
         Melhor saudação para o Outono do que esta foto postada pela fotógrafa Elvira Alegre (esta mulher é gênio) impossível. Coisa linda, não é mesmo ? Mas em todo o Paraná a paisagem não está tão bonita. O Outono  chegou com cara de começo de Inverno. Chuvinha fina e um friozinho que certamente vai espantar muitos torcedores do Estádio Café, hoje à noite, no jogo Londrina x Paraná Clube.
         Fui a missa no Hospital do Câncer, agora à tarde, como faço todas as quartas-feiras às 15 horas. Voltei me encolhendo todo pela rua, louco pra chegar em casa. Um ventinho chato. E o tempo vai continuar assim, pelo menos por mais uma semana, segundo os metereologistas. Bom pra ficar sossegado, tomando um chimarrão. E a blusinha de malha cinza, minha preferida para ficar em casa, já voltou ao trabalho hoje, depois de sete meses de descanso
         O outono começou hoje, às 8h02m, e vai até o dia 21 de junho. A partir de abril, o risco de geadas aumenta em Palmas, Guarapuava e Inácio Martins, que são cidades localizadas em regiões mais altas do Paraná. Um bom outono pra todos os amigos do Blog.
         

Perdemos um de nossos melhores cantores

               Levei um enorme susto, hoje cedo, quando fiquei sabendo da morte do cantor Emílio Santiago, indiscutívelmente um dos maiores nomes da música brasileira. Eu sabia que ele estava internado, em função de um AVC isquêmico, sofrido no dia 7 de março. Mas contava plenamente com a sua recuperação. Com 66 anos, ele ainda tinha muito pra dar a todos nós. Acho que grande parte do Brasil está chorando a sua morte.
                                          
         
             Conheci o Emílio Santiago cantando no programa de calouros que era comandado por Flávio Cavalcanti, por volta de 1975. Era um advogado tentando ser cantor. Saiu do programa para a definitiva fama. O reconhecimento dos brasileiros foi praticamente total. Sua voz, que chegou a ser comparada a de Johnny Mathis, pelo crítico norte-americano Stephen Holden, do New York Times. Fez sucesso em vários países do mundo.
               Em 1982, Emílio Santiago venceu o Festival MPB Shell, da TV Globo, cantando "Pelo Amor de Deus". E em 1985 foi escolhido como melhor cantor do festival dos Festivais, também na Globo.
             Tenho 15 discos de vinil de Emílio, que lançou mais de 25 albuns e 4 DVDs. Sua série "Aquarela Brasileira" é fantástica e vendeu 4 milhões de cópias. Ultimamente ele estava cantando Bossa Nova, com grande sucesso, e em 2013 ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode, por seu último trabalho, "Só Danço Samba", gravado ao vivo.  
           Emilio Vitalino Santiago nasceu em 6 de dezembro de 1946 e era carioca. Ele morreu às 6h30m de hoje, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Samartano, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores do Rio  e o sepultamento está marcado para amanhã às 11 horas.
            Não há como não ficar triste, com a morte de Emílio.  Que Deus o tenha !

Pérolas que o Facebook nos traz


       Minha filha Juliana Scalassara Campos desta vez caprichou na escolha da postagem. É mesmo uma grande frase.  Um beijo, Ju.