Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
A chegada de Setembro, o mês da  primavera e de  suas flores, foi muito saudada no dia de ontem no Facebook, por vários amigos de todo o Brasil.  Escolhi esta, linda e singela postagem !

Mano Meneses é o "corajoso"
    que vai pegar o Cruzeiro


 
        Já apareceu um "valente" para aceitar o desafio que fiz ontem aqui no blog, sobre o substituto de Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro.   Desempregado desde que deixou o Corinthians, no ano passado, Mano Meneses é o corajoso que vai encarar esta missão, que eu continuo considerando como das mais inglórias. Acho que vai ser bastante difícil fazer o Cruzeiro retornar ao caminho das vitórias.
 
       Aos 53 anos, o gaúcho de Passo do Sobrado, Luiz Antônio Vanker Meneses, assume o cargo na quinta-feira, mas amanhã já estará "espiando" o time em Campinas, contra a Ponte Preta. O contrato vai até 2017, mas se o Cruzeiro continuar perdendo, logo logo Mano estará novamente desempregado.
   Estréia da novela
   teve até Neymar



           Dei uma espiadinha no primeiro capitulo da novela "A Regra do Jogo", ontem à noite, e até me assustei. De repente, aparece o craque Neymar em plena cena. Do jeito que ele gosta, numa balada e cheio de mulheres. Vejam na foto ele se divertindo com Amora Mautner e Giovanna Antonelli.
 
            Neymar gravou a cena na sexta-feira, antes de viajar para se apresentar à Seleção Brasileira, nos Estados Unidos. Como sempre, a Globo faz o que quer com esse pessoal do futebol.
 
           
    Estão esperando o que, pra
    acabar com essa loucura ?    


               É rara a semana em que não surgem notícias de ataques de tubarões contra surfistas. Entretanto, os 'caras' continuam surfando em qualquer lugar. Desta vez foi Elinor Dempsey, uma americana de 54 anos, que foi abordada por um tubarão branco.

               Ela jogou a prancha no bicho e tratou de fugir, ajudada por outros "malucos" que estão surfando diariamente no Morro Strand Campground, na costa central da Califórnia. Acho que essa "louca aventura" só vai acabar na hora em que os tubarões comerem uns dois ou três invasores do seu território.
 
               Vejam o que perigoso peixe fez com a prancha da Elinoir Dempsey, que na verdade já tem idade pra saber que está fazendo coisa errada.

   "O perdão de Deus não pode ser negado a quem se arrepende" - disse o Papa Francisco, ao conceder aos padres a possibilidade de absolver o pecado do aborto "aos que pedirem perdão de coração." 
 
 
     Não é tão simples assim, mas a Arena do Atlético Paranaense pode ser penhorada. A ação de execução foi proposta pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Paraná.  O Furacão não está pagando os financiamentos, já deve um monte de dinheiro atrasado. E o presidente Petraglia aparentemente sumiu para não ser citado.
         Eu pagaria pra ver de perto o reencontro da presidente Dilma com  o deputado Eduardo Cunha, programado para daqui a pouco no Palácio do Planalto.  Só pra ver a cara dos dois, depois de tantos desencontros.
A volta desajeitada da Seleção



               Foi bem melancólico o retorno da Seleção Brasileira aos treinos, depois do fracasso experimentado na Copa América. Em Nova Jersey, o time de Dunga recomeçou ontem o trabalho, visando os dois amistosos da semana e, especialmente, as Eliminatórias da Copa, que estão chegando aí.

                Com muitos convocados ausentes, o treino valeu apenas pelo reencontro do grupo. Miranda, Lucas Lima e Elias nem haviam chegado aos Estados Unidos. E Douglas Santos, Fabinho, David Luiz e Lucas (foto abaixo) só realizaram um trabalho físico, no TC do New York Red Bull.

                 E nós aqui, sem sabermos quem vestirá a "amarelinha", nos amistosos de sábado com a Costa Rica e de terça-feira com os Estados Unidos. Já não se faz mesmo Seleção como se fazia antigamente.

   Estamos abrindo Setembro, o mês da primavera e dos gaúchos. Desta forma, escolhi pra hoje uma ótima revelação da música do Rio Grande do Sul. Cantora, compositora, jornalista e radialista, ela é também uma mulher bonita. E preenche um espaço que há muito tempo existia na música nativista gaúcha, onde tem sido rara a presença de destaques femininos. 

                        S  H  A  N  A        M  Ü  L  L  E  R 


                        

                        Os preparativos para a "Semana Farroupilha" (de 13 a 20 de setembro) já estão em pleno andamento. Este é um mês de muita festa nos Pampas. E um dos destaques destes momentos festivos é  SHANA MÜLLER, a melhor cantora surgida nos últimos anos na música regionalista gaúcha. O vídeo que abre esta postagem nos mostra Shana interpretando "ABRE ESSA GAITA", uma linda canção.

"Abre essa gaita que eu abro o peito num chamamé /  Abre essa gaita que tô contigo pro que vier "

 
                       Shana Goulart Müller tem 35 anos e nasceu em Montenegro, no dia 12 de fevereiro de 1980. Integra o tradicionalismo gaúcho desde os oito anos de idade, participando como solista vocal e integrando conjuntos vocais de grupos de dança.  Mas o destaque na música começou a vir mesmo quando ela gravou a canção "Vitória-régia", com o conhecido cantor Wilson Paim. O sucesso foi grande e Shana passou a ser destaque no meio artístico do Rio Grande do Sul.

                   Os convites passaram a  ser muitos, e Shana participou em 2001 do Festival Mundial de Folclore de Drumondville, no Canadá, juntamente com o CTG Aldeia dos Anjos. Participou inclusive do disco "O Som do Sul do Brasil", interpretando diversas canções do repertório nativista do folclore rio-grandense.
                    Ela também gravou mais duas composições de sucesso com Wilson Pain: "O Beija-Flor e a Rosa" e "Recanto de Esperança".
 
 

                 Mas Shana tinha outros objetivos, como jornalista formada pela PUC do RGSul e como radialista formada pela Feplam. Assim, ela trabalhou até 2006 na Rádio Rural AM 1.120, integrante do Grupo RBS, o mais forte do sul do País. Na emissora, Shana exerceu as funções de Coordenadora de Jornalismo, apresentadora dos programas "Na Estrada dos Festivais" e "Revista Rural", além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinenses.


            Porém, já em 2004, Shana Müller retomou sua  carreira de compositora e cantora. Com canções da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, ela traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo  e que hoje faz da música gaúcha uma referência nacional.
             Ela canta milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, mostrando no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira.
  




        








          Shana vem se destacando nacionalmente, e uma música interpretada por ela (El Alma Vuela) está na trilha sonora da novela das 18 horas da Globo, "Sete Vidas".  Cantando em espanhol ela é mesmo sensacional.
           O que mais empolga é que Shana Müller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho.
            Embora seja uma artista da nova geração e considerada como a cantora revelação da música regional, ela já tem se apresentado ao lado de grandes nomes da música, como Luiz Carlos Borges, Yamandu Costa.


               Já é um nome conhecido nos festivais de folclore de outros países, como Uruguai e Argentina. E até esteve participando do show da grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, em Cachoeira do Sul.
              Shana está também no espetáculo "Buenas e M'espalho, dividinho o palco com Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco. É mesmo muito bonito o trabalho que Shana Müller vem realizando. Merece estar abrindo aqui o Mês dos Gaúchos, a espera da grande festa do histórico "20 de Setembro".


AS MELHORES DO FACEBOOK


        Ótima mensagem para uma segunda-feira, esta que encontrei ontem na página da querida amiga Crista Gutz, ali de Santa Catarina