Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Um ano sem Pinheiro !

        Hoje faz um ano que sepultamos o nosso querido João Paulo Reeberg, o Pinheiro, ex-jogador e treinador do Londrina. E ele está fazendo muita falta, acreditem. Aquela conversa mansa, aquelas piadas e aquele conhecimento geral da vida nos deixaram saudade.
        Pra mim especialmente, Pinheiro faz uma grande falta. De vez em quando ele aparecia aqui em casa, pra tocar sua afinada gaita de boca e acompanhar o meu violão e as canções do tempo passado. Era muito bom. Segue descansando aí em cima, Pinheirão. Que aqui embaixo a barra está pesada.

Onde está a retaliação anunciada ?

       Como sempre ocorre, fizeram um barulho danado em Londrina, de que haveria uma retaliação da Federação Paranaense contra o Tubarão, por causa do desacerto com a televisão para a transmissão dos jogos. Nós londrinenses temos mania de perseguição. Estamos sempre achando que a FPF está contra nós e que os árbitros estão nos roubando. Precisamos acabar com isso. É bem coisa de cidade pequena do Interior, e Londrina já é uma Metrópole, não pode ficar envolvida com estas picuinhas.
         Saíram as alterações na tabela e o Tubarão não foi prejudicado coisa nenhuma. Ficou todo mundo com cara de bunda na cidade. Se tivéssemos um bom time de futebol, não estaríamos procurando chifre em cabeça de cavalo. Mas, como não temos nem capacidade para arranjar um amistoso para fechar a etapa de preparação para o campeonato, ficamos aí com estas frescuras...

Vai sair gente pelo "ladrão"

      É verdade que o clássico Brasil x Itália chama gente em qualquer lugar, mas a venda antecipada para um jogo que só será realizado daqui a cinco meses e meio é realmente sensacional. O público baiano tem realmente uma paixão espantosa pelas coisas populares, tipo música, carnaval e especialmente o futebol.

          

        Nada menos do que 62.628 ingressos já foram requisitados junto à Fifa para o choque entre brasileiros e italianos, que será disputado aí neste estádio, no dia 22 de junho próximo. A foto acima foi feita na última terça-feira, com 90% da obra já realizada. Dizem que a nova Fonte Nova vai custar mais de R$ 2 milhões, embora o orçamento inicial fosse de R$ 600 milhões. Sua capacidade máxima pode chegar a 65 mil lugares. Mas em Salvador vale a pena construir um estádio deste tamanho, porque ele jamais será um "elefante branco". Vai viver cheio de gente.
         Minha maior preocupação, não apenas com a Fonte Nova mas com todos os novos estádios é o gramado. O Grêmio está tendo problemas com a grama da sua nova Arena. E quem não se lembra o que aconteceu com a Argentina, na Copa de 78, quando vários gramados soltavam a grama durante as partidas. 
          Mas na Fonte Nova, certamente será uma loucura, com lotação total. Vai sair gente pelo "ladrão".

A estréia oficial de Lucas

      A imprensa brasileira, especialmente o pessoal de São Paulo, se encarregou de segurar as pontas, enaltecendo o futebol apresentado pelo ex-são-paulino Lucas no Paris Saint Germain, ontem à tarde. Mas na verdade a estréia do garoto não lá foi grande coisa. Basta dizer que seu time enfrentou uma equipe que está lutando para escapar do rebaixamento, e que ainda jogou sem metade dos titulares. E o jogo terminou em zero a zero.

                          
          Lucas driblou bastante, mas isto não quer dizer nada. Tá cheio de gente por aí que faz grandes malabarismos com a bola, mas não consegue ser bom jogador. Ontem mesmo, vi um garoto caminhando no arame e fazendo embaixadinhas, no programa do Silvio Santos. Só habilidade não representa muito.
      Eu gosto do futebol de Lucas, porém não fiquei satisfeito com o que ele mostrou ontem. Ele botou a culpa no frio. Sentiu cãibras. Vai ter que jogar muito mais para justificar o dinheirão que gastaram com ele.
      Pelo menos, o jogo serviu pra matar a saudade do Parc des Princes. Trabalhei lá, num jogo em que o Brasil derrotou o Chile, pela Copa de 98. 

Quem fez melhor negócio ?

      Não sou santista, mas vou propor aqui uma apostinha. Vale uma Coca Cola. Aposto que, em termos de custo-benefício a curto prazo, o Peixe obterá melhores resultados com a contratação do veterano volante Marcos Assunção (de 36 anos) do que o Corinthians com a vinda do garoto Alexandre Pato, de apenas 23 anos. Quem topa ?
                                                                                 
                       
    É claro que se trata de uma brincadeira, mas vamos anotar tudo. Número de jogos disputados, média de nota alcançada em cada partida e até gols marcados, embora Pato seja atacante e Assunção atue como médio-volante.
       No meio do ano a gente volta a conversar. Valeu ?

"Pérolas" que o Facebook nos traz

         O companheiro Anibal Vieira da Cruz é o responsável por esta postagem. É impressionante o crescimento deste tal Facebook. Acreditem: recebo diariamente postagens de pessoas que querem ser meus amigos. Já estou com um monte de gente amiga.