Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 5 de agosto de 2012

Volei Feminino consegue a 4ª vaga

     A Seleção Brasileira derrotou a Sérvia por 3 a 0  (25/10, 25/22 e 25/16) e garantiu, agora há pouco,  a última vaga para as quartas-de-final do torneio de voleibol feminino das Olimpíadas 2012. O Brasil foi beneficiado com a vitória dos Estados Unidos sobre a Turquia, que também brigava por um lugar na próxima fase.
      Agora, as brasileiras vão enfrentar as russas, tentando continuar na briga para defender o título olímpíco.  A equipe melhorou na partida de hoje, mas as previsões são de grandes dificuldades na sequência.
     

Etiópia ganhou a Maratona Feminina

       A chuva fina que caiu em Londres, hoje cedo, ajudou as atletas da Maratona Feminina dos Jogos Olímpicos. Com clima bom para correr, a etíope Tiki Gelana(foto)  bateu o recorde da competição, cravando 2h23m07s e ganhando a medalha de ouro.

        A brasileira Adriana Aparecida terminou em 47º lugar, com a marca de 2h33m15s. O podium foi completado por Priscah Jeptoo, do Quênia, e pela russa Tatyana Petrova.

Cianorte já está na próxima fase

         Todo domingo é a mesma coisa. É vitória atrás de vitória. Hoje foi lá em Santa Catarina, em Concórdia. O Leão do Vale fez 1 a 0 no Concórdia, em pleno Estádio Domingos Machado de Lima, e chegou aos 16 pontos, tornando-se o primeiro time da Série D a garantir classificação para a segunda fase do campeonato.

                                         O Cianorte é uma festa só. Continua invicto
          Reinaldo, aos 13 minutos do segundo tempo, marcou o único gol da partida, que teve arbitragem do carioca Grazianni Maciel Rocha.
           No outro jogo de hoje pelo Grupo A7, em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Cerâmica local derrotou o Marília por 2 a 0.
            Invicto, o Cianorte lidera a chave com 16 pontos. O Mogi Mirim, que folgou hoje, tem 10 pontos. Depois vem Cerâmica com 7, Concórdia com 4 e Marília com 2 pontos

Não tem mesmo pra ninguém !

     Arrisquei um palpite, ontem, dizendo que Bolt não venceria. Acho que ainda vai demorar para isso acontecer. Por enquanto, o incrível jamaicano continua sendo "o cara". Ganhou o bi e ainda quebrou o recorde olímpico, que agora passa a ser 9s63. Isto porque, segundo os críticos especializados, ele não estava em boa forma. Imaginem se estivesse.
           
           Eu acho que o segredo de Usain Bolt está no seu espírito. Quando todo o mundo fica nervoso, parece que ele fica mais calmo. Brinca com todos, sorri, faz as suas "micagens" e, na hora de correr, corre mesmo.
           A única vantagem que ele dá aos rivais é largar depois deles. Mas com seus passos enormes, logo bota do lado e diz "até logo, espero vocês lá na frente."  O seu aprendiz, Yohan Blake, correu bem e levou a prata. E o norte-americano Justin Gattin, também com boa atuação, ficou com o bronze.

Apresentação bonita das brasileiras

     Nayara Figueira e Lara Teixeira (foto), que representam o Brasil no nado sincronizado dos Jogos Olímpicos, estrearam com uma apresentação muito bonita, neste domingo. Mas ficaram na 12ª colocação nesta chamada apresentação de rotina técnica. Amanhã elas participam da apresentação de rotina livre.
      As brasileiras tiveram uma nota de 87,100. A maior pontuação foi das russas Natália e Svetlana, com 98,200, seguidas pelas chinesas Xuechen Huang e Ou Liu, com 96,100.

Cincoenta anos sem Marylin Monroe

          Hoje faz 50 anos que morreu Marilyn Monroe, um dos maiores nomes da história do cinema. Ela nasceu e morreu em Los Angeles, na Califórnia. Sua morte, no dia 5 de agosto 1962, deixou o mundo inteiro triste. Especialmente porque ela tinha apenas 36 anos. Morreu dormindo, provavelmente por causa de uma overdose de barbitúricos. Na verdade,  nunca se soube ao certo o que aconteceu naquela noite.

          Ouviu-se o barulho de um helicóptero. E uma ambulância foi vista esperando fora da casa, antes mesmo que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas desapareceram. O fato é que ela vinha sendo ameaçada, por ser amante  do presidente John Kennedy. Falou-se no envolvimento da Máfia, mas nada ficou devidamente comprovado.
    Norma Jean Mortenson (seu nome de batismo) teve três maridos: Jimmy Dougherty, Joe DiMaggio e Arthur Miller. Entre seus filmes, destaco Torrentes de Paixão, Os Homens Preferem as Loiras, O Pecado Mora ao Lado e Quanto Mais Quente Melhor. Todos exibidos no Brasil na década de 50. Nesta época, eu era um menino. E todos os meninos do mundo era apaixonados por Marilyn.

Morte no festival de heavy metal

      Um jovem de 22 anos morreu ontem na cidade alemã de Wacken, por causa da inalação de monóxido de carbono, durante o maior festival de heavy metal do mundo. Ele estava no festival com amigos, e montou uma barraca perto do gerador de uma das bandas que participam do evento. O tubo de escape do aparelho ligado estava voltado diretamente para a barraca do rapaz, que morreu por asfixia, segundo informou a polícia neste domingo.
       Wacken fica no norte da Alemanha, e seu festival reune anualmente 100 mil fãs. Ele é considerado a maior festa de heavy metal do mundo.

Boxe: Adriana Araújo pode trazer medalha

       A boxeadora baiana Adriana Araujo pode garantir uma medalha para o Brasil, amanhã às 11 horas, na luta contra a marroquina Mahjouba Oubtil. Se vencer Adriana assegura sua passagem para as semifinais da categoria peso leve (até 60 kg)  e pelo menos a medalha de bronze.
       Hoje, Adriana derrotou por pontos (16 a 15) a representante do Cazaquistão, Saida Khassenova, numa luta muito equilibrada, que foi decidida nos últimos golpes.
       Por outro lado, o boxe feminino brasileiro sofreu duas derrotas hoje. Érika Matos foi vendida pela venezuelana Kharlha Magliocco, na categoria até 51 kg. E a nossa campeã mundial Roseli Feitosa foi derrotada pela chinesa  Jinzi Li, pela categoria até 75 kg. Roseli perdeu por 19 a 14.

Scheidt e Prata trazem o Bronze

     Na "Regata da Medalha"de hoje,  os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram apenas em sétimo lugar, e ficaram mesmo com o Bronze. Havia a possibilidade de conseguir a Prata e até mesmo o Ouro, porém quem acabou surpreendendo foram os suecos Loof e Salminen, que superaram os britânicos Percy e Simpson e ficaram com o título.


      Com o resultado, Scheidt chegou a 5 medalhas olímpicas e se igualou a Torben Grael (outro velejador). Eles são os maiores medalhistas brasileiros em Olimpíadas. Na verdade, a  Vela nunca deixa o Brasil na mão nos Jogos Olímpicos. Sempre traz medalha.

Murray arrasa Federer e leva o Ouro

       Ninguém esperava. Afinal, desde 1908, quando Josiah Ritchie foi campeão, os britanicos não conquistavam a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos. Há mais de 100 anos, portanto. Mas o tabu acabou esta manhã, quando o escocês Andy Murray (4º do ranking mundial) arrasou o suiço Roger Federer, primeiro do mundo, e tornou-se campeão olímpico de tenis.


       Os parciais de 6/2, 6/1 e 6/4 mostram como foi fácil a vitória de Murray, no Al England Lawn Club. E a torcida inglesa foi fundamental. Federer, normalmente tranquilo, desta vez parece ter sentido a pressão. Houve momentos do jogo em que eu tive a impressão de que ele não estava interessado em vencer. Mas quem abriria mão de um título tão importante ?  A verdade é que Andy Murray e a torcida britânica derrotaram o suiço. Não foi a toa a grande emoção do escocês ao final da partida (foto).

Nosso handebol continua ganhando

    Estou impressionado com a campanha que a Seleção Brasileira de handebol feminino vem fazendo em Londres. Achava que venceríamos apenas um ou dois jogos e mais nada. Nossas meninas já ganharam da Croácia, de Montenegro, da Grã-Bretanha e hoje cedo de Angola. Perderam apenas para as russas, mas jogando de igual para igual. O Brasil já está nas quartas-de-final.


     A campanha do handebol é uma lição para outras equipes femininas, como basquete e voleibol, que são muito mais prestigiadas em nosso País e não conseguiram realizar tanto. No jogo de hoje, as brasileiras derrotaram as angolanas num jogo difícil, por 29 a 26.
      É claro que devemos continuar torcendo, mas acho que contra as grandes forças européias, como Espanha, Noruega e Rússia, entre outras, será difícil conseguir novas vitórias. Entretanto,  com qualquer coisa que vier daqui pra frente, nossas meninas já merecem muitos aplausos na sua volta ao País.