Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Chega de tanta coisa ruim !

             Londrina tem vivido tantas coisas ruins nos últimos dias,  que eu até me nego a comentar esse lamentável acidente aéreo ocorrido  hoje à tarde, matando pelo menos cinco trabalhadores que trabalhavam na estrada. O avião caiu em cima da Kombi que conduzia os operários. Temos que pedir ajuda a Deus, para nos tirar desta fase tão ruim !
 
 
                                                                                            Foto - Bonde
"E' isso aí, Preta Gil"



                    Preta Gil foi ao ensaio do seu "Bloco da Preta", ontem no Rio, vestindo um maiô curto e mostrando as pernas de fora. Não deu outra, surgiram críticas contra a filha de Gilberto Gil.
          Mas ela reagiu imediatamente, dizendo: Não vou acreditar que as redes sociais sejam o esgoto do mundo, pois elas também me trazem muita coisa boa. Aprendi a me amar. E minhas gordurinhas e minhas celulites não medem o meu caráter" - respondeu via Instagram.
 Previsão de Messi:
 "Neymar vai ser bola de ouro"


                  O argentino Lionel Messi, cinco vezes "melhor jogador do mundo", previu hoje que seu companheiro do Barcelona, o brasileiro Neymar, também ganhará a sua bola de ouro a curto prazo: "Não tem erro, o Neymar rápido, técnico e se sobressai no um contra um" - disse Messi.
 
 
O MELHOR JOGO DA COPINHA



                   Acabei de ver, agora há pouco, o jogo que certamente foi o melhor desta Copa SP de Juniores 2016, até agora. Especialmente pela emoção que a partida proporcionou. O Bahia fez 2 a 1 aos 42 minutos do segundo tempo, de virada, e estava praticamente garantido na semifinal. Mas o América Mineiro empatou aos 44', levou a definição para os pênaltis e aí ganhou por 3 a 2, em Mogi das Cruzes(foto).
 
                           O Coelho está na semifinal e aguarda o vencedor de São Paulo x Flamengo, que estão jogando agora
 Sercomtel nunca deu
tanto ao nosso futebol



                        Fico feliz em ver o Sercomtel ajudando o Londrina Esporte Clube com uma quota de R$ 1,2 milhão por ano. É o time da Cidade e o apoio se justifica. Dizem que esta é a maior quota já paga ao Tubarão em toda a sua história.
 
                        Repito: acho muito bom. Mas não posso deixar de indagar: por que a Prefeitura Municipal não conseguiu um apoio tão grande, quando o futebol da cidade era tocado por gente da cidade ? 

                Eu sou estou tentando saber 
        como funciona esta história ?

 
 
  B  E  I  J  A  -  F  L  O  R  "
  
    

                                           E aí está o 41º animal que aparece no BICHO AMIGO, série semanal que mostra os nossos amigos na natureza. E' a vez do "B E I J A - F L O R", certamente um dos pássaros mais bonitos que conhecemos. Originários das Américas, os beija-flores são encontrados desde o Alasca até a Terra do Fogo.  A maioria das espécies de beija-flor é tropical e subtropical.
 
 
Existem 322 espécies de beija-flores conhecidas. A maior biodiversidade ocorre no Brasil e no Equador. Os tons metálicos da sua plumagem e a capacidade de visitar as flores pairando no ar são as marcas registradas deles.
 
O Beija-flor também é muito conhecido por Colibri, mas tem muitos outros nomes, como cuitelo,  chupa-flor,  pica-flor , chupa-me,  binga,  guanambi,  guainumbi e maino.
 
 
Os colibris ou beija-flores são grandes migradores. Acompanham a floração e também os ciclos de insetos que eles comem, viajando as vezes por mais de 100 km, de flor em flor.
 
O Beija-flor se alimenta de néctar e água açucarada,  mas também come aranha e insetos.  Sua lingua é pegajosa, o que ajuda para segurar os insetos, que ele procura nas cascas das árvores e nas folhas.
 
 
Nenhum outro pássaro bate as asas tão rapidamente como o beija-flor.  E só ele consegue voar para trás e para os lados.
Sua força e velocidade para voar é mesmo espantosa.
Se precisar, o beija-flor voa setecentos quilômetros sem pousar nem uma vez.
Entretanto, é praticamente impossível para um beija-flor andar no chão. Suas patas são muito curtas e muito fracas.
 
 
O menor dos beija-flores é o beija-flor-abelha, que vive em Cuba. Também é chamado por alguns  de beija-flor-das-fadas. Ele tem no máximo 5 centímetros de comprimento ao todo (bico, corpo e cauda) . Imaginem um passarinho de 5 cm !
 
Já o maior beija-flor vive nos Andes, e mede mais de 20 centímetros.
 
Por outro, o chamado Beija-flor-Amazônia, que vive aqui no Brasil, não chega a 20 centímetros de comprimento.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                               O acasalamento do beija-flor ocorre em pleno vôo, numa linda dança (foto abaixo).  Depois, a fêmea faz o ninho, utilizando musgos, raminhos e até teia de aranha na construção. E os filhotes são pequenos como insetos.
 
 
 
VEJA O VÍDEO ABAIXO. É IMPERDÍVEL ! 

Apesar de arisco, o Beija-flor aceita a amizade humana, depois de muita persistência dos interessados em conquistá-lo. Veja no vídeo abaixo, um grupo deles bebendo água na mão amiga de um improvisado "treinador".

                     
COPA SP JUNIORES
Nenhum time pequeno vai chegar !




              No princípio eram 112 times, e alguns clubes chamados "pequenos" ameaçavam brigar pelo título. Mas a Copa São  Paulo de Futebol Junior será decidida mesmo por equipes "grandes". Ontem, ficaram definidos os primeiros semifinalistas. O Cruzeiro derrotou o Sport Recife por 2 a 1 (foto) e o Corinthians "demoliu" o Ituano, que estava cheio de pose. O Timão meteu 6 a 1. Na sexta-feira, cruzeirenses e corintianos se pegam pra ver quem irá à final.

              E os outros dois semifinalistas serão conhecidos hoje, nos jogos América Mineiro x Bahia (às 17 horas) e São Paulo x Flamengo (às 19h30). E os times de empresários só fizeram "figuração" !
"O sábado foi feito para o homem"



                     Com relação a esta polêmica criada porque o goleiro do Londrina está se recusando trabalhar aos sábados por motivos religiosos, tenho ouvido e lido muita coisa. Coisas certas na maioria das vezes.
 
        Mas a melhor frase sobre o sábado eu ainda não li ou ouvi. Jesus disse em Cafarnaum:

 "O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM, E NÃO O HOMEM PARA O SÁBADO;  E PARA DIZER TUDO, O FILHO DO HOMEM É SENHOR TAMBÉM DO SÁBADO."
 
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                                        "  T  E  R  R  A  L  "

                         E  d  n  a  r  d  o


                       


 
Beto Araújo (na foto com sua linda esposa Jaqueline) é um amigo que fiz no Facebook, e que tem se revelado constante e inteligente. Natural de Nova Esperança-PR e formado em Direito  pela Universidade Estadual de Maringá, Beto hoje mora em Jandaia do Sul, onde é escrivão criminal do Fórum local. E é um homem apaixonado por música.
Sua escolha para a série "Canções que ficam pra sempre" foi excelente: "TERRAL", uma canção escrita e lançada pelo cearense EDNARDO, artista consagrado no Nordeste Brasileiro e em todo o País.
 
 
A beleza da canção TERRAL, lançada em 1973,  a gente curte no vídeo que abre esta postagem, com interpretação do próprio EDNARDO.  Vejam esta letra cheia de expressões forte e um final de arrepiar:
 
Eu venho das dunas brancas
Onde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados
Por onde a vida alcançar

Meu céu é pleno de paz
Sem chaminés ou fumaça                         
No peito enganos mil
Na Terra é pleno abril
No peito enganos mil
Na Terra é pleno abril

Eu tenho a mão que aperreia
Eu tenho o sol e areia
Eu sou da América, sul da América
South America
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia
Eu sou do Ceará
Aldeia, Aldeota
Estou batendo na porta pra lhe aperriá
Prá lhe aperriá, prá lhe aperriá
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia
Eu sou do Ceará

A Praia do Futuro, o farol velho e o novo    
São os olhos do mar
São os olhos do mar, são os olhos do mar
O velho que apagado, o novo que espantado
Vento a vida espalhou
Luzindo na madrugada, braços, corpos suados
Na praia fazendo amor
 
 
Ednardo iniciou carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 70, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. E já de cara ganhou o Festival Nordestino de Música Brasileira. Nacionalmente, ele é conhecido como o compositor da música "Pavão Misterioso", que foi cantada em todo o País.
 

Uma carreira vitoriosa, que completou 40 anos há pouco tempo e hoje alcança projeção internacional, com suas músicas tocadas em vários países da América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Ednardo lançou 14 álbuns musicais e possui várias parcerias, chegando a mais de 300 canções compostas
 
 
José Ednardo Soares Costa Souza tem hoje 70 anos. Nasceu no município cearense de São Benedito, mas sempre esteve locado na capital Fortaleza. Ele atua também no cinema e no teatro, para os quais compõe inúmeras trilhas musicais.
O papel de Ednaldo no cenário musical cearense é importantíssimo. Ele contribuiu decisivamente para a promoção da cultura e dos artistas do Ceará.
E foi também protagonista do movimento "Massafeira", que reuniu grandes artistas cearenses na época da Ditadura Militar, em 1979, numa histórica participação.
Ele é pai da atriz, cineasta, produtora e apresentadora Joana Limaverde (foto).
 
Vários cantores da MPB vem interpretando as canções de Ednardo, entre os quais Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz e muito outros famosos.
Seus sucessos são muitos. Aqui no Sul, os mais conhecidos são "Pavão Misterioso",  "Terral",  "Ingazeiras",  "A Manga Rosa",  "Beiramar",  "Flora" e alguns outros.
 
 
 
 
 
 
 
                      AS MELHORES DO FACEBOOK

 
A postagem que mais me emocionou ontem foi esta, feita pela querida Maria Cristina Falavena, lá em Porto Alegre, mostrando uma foto atualizada da nossa "Dinda", minha tinha tia Marina Duarte Almeida, com seus 103 anos de idade. Foi com ela que fui morar, quando deixei minha casa em Pelotas, aos 19 anos. Amo a Dinda. Fiz até uma canção pra ela !