Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

É hora de rezar por Maguila

      O ex-boxeador Adilson Rodrigues, o "Maguila", está internado desde sexta-feira última na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com um quadro de profunda desidratação, se alimentando por meio de sonda.  Já na semana passada, por ocasião do sepultamento de Luciano do Valle, Maguila se mostrava extremamente abatido (foto), gerando muitas preocupações junto às pessoas que estavam na cerimônia.

                           
               No enterro de Luciano do Valle,  dia 20, Maguila e sua esposa Irani conversam com  Flávia (de branco), viúva do narrador

      Aos 55 anos, o sergipano Adilson Maguila, convive com o quadro de Mal de Alzheimer, o que faz com que ele não se alimente adequadamente. E a situação se agrava a cada dia. A tal ponto que sua esposa Irani veio a público hoje, pedindo que os amigos e fãs de Maguila  "rezem muito por ele, porque seu estado de saúde é realmente preocupante."
         Segundo os médicos, o Mal de Alzheimer chegou até Maguila como consequência dos muitos golpes que ele recebeu na cabeça, quando lutava. Maguila foi o maior peso pesado do boxe brasileiro. Ele lutou de 1983 a 2000, realizando 85 lutas (inclusive no Moringão de Londrina), com 77 vitórias (61 por nocaute), 1 empate e 7 derrotas. Sua carreira foi administrada por Luciano do Valle, recentemente falecido.
    

SP gosta mesmo de problemas

      O São Paulo está se especializando em contratar jogadores com propensão para problemas. Parece que os dirigentes tricolores gostam mesmo destas "malas" do futebol, que as vezes até jogam bem, mas que vivem criando situações problemáticas.
      Primeiro foi a compra de Ganso, por cerca de R$ 24 milhões. Levou dois meses para estrear, e logo começou a intercalar boas e más atuações. Segundo o técnico Nei Franco, o goleiro Rogério Ceni chegou a dizer que "quando Ganso jogava, o time entrava com um a menos". Parece que agora está se firmando, mas ainda não é o mesmo jogador que brilhava no Santos.
      Depois veio Pato, jogador de muito nome mas que fracassou completamente no Corinthians. No dia 5 de fevereiro ultimo, ele chegou ao Morumbi. Por um empréstimo de dois anos, o São Paulo cedeu em definitivo aos corintianos um jogador de Seleção, o meia Jadson. E ninguém garante que Pato vai "emplacar" no Tricolor.
 
       E agora, para completar, noticia-se que o São Paulo está contratando Alan Kardec (foto), pagando 4,5 milhões de euros ao Benfica, de Portugal, e R$ 350 mil de salários para o jogador, que já passou por Vasco,  Inter e  Santos, sem realmente conseguir uma consagração plena. Vai bem algumas vezes. Muito mal em outras. Mas estão fazendo um"marketing" enorme para colocar Kardec na Seleção, e eu já não me surpreenderei se Felipe Scolari "entrar nessa". 
        O fato é que os riscos de que Alan Kardec venha a trazer novos problemas para o São Paulo realmente existem. Afinal, basta dizer que ele não defendeu o Palmeiras no último jogo, alegando um estresse causado por suposta falta de valorização junto à direção do Verdão. Podem estar certos; é mais uma "mala" do futebol.

Brasileirão: as primeiras constatações

       Foram apenas duas rodadas até agora, mas já é possível prever muita coisa do que vai rolar neste Campeonato Brasileiro. Pelos números, o Fluminense é o melhor time do Brasileirão. O Tricolor foi o único que somou 6 pontos em 2 jogos, tanto na Série A como na Série B.  Só ele tem 100% de aproveitamento. Ainda não levou nenhum gol e tem o melhor saldo das duas séries: 4 gols. E tem, na minha opinião, o melhor jogador do certame: Rafael Sobis, que está jogando uma barbaridade.
                                                          Rafael Sobis está voando
        Mas que os torcedores do Clube das Laranjeiras não se iludam, porque seu time enfrentou duas das mais fracas equipes do Brasileirão. Na primeira rodada, pegou o Figueirense no Maracanã e meteu 3 a 0. E sábado agora, outra moleza, o fraquíssimo Palmeiras, que só consegue enganar seus torcedores, fanáticos por natureza. Embora o jogo tenha sido realizado em São Paulo (no Pacaembu), acho que 1 a 0 foi pouco.
        Lá embaixo, a gente já começa, outra vez, dois times cariocas frequentando a Zona de Rebaixamento. No ano passado foram o Fluminense (salvo por vigarice da CBF) e o Vasco (que não conseguiu se salvar e foi pra Segundona).  Agora, pra variar, são Botafogo e Flamengo que aparecem entre os quatro piores. Será o futebol do Rio está decadente mesmo ?
         Quanto aos paranaenses, pelo menos eles estão se mantendo invictos. Os coxas empataram as duas,  primeiro em Chapecó, e agora contra o Santos, no Couto Pereira. Não sofreram nenhum gol, mas também não fizeram. E o Atlético, que começou ganhando do Grêmio (1 a 0) em Florianópolis, ontem perdeu a grande chance de também chegar aos 100%. Estava vencendo o Vitória por 2 a 0, lá em Salvador, mas deixou empatar. Coisa de "fracote".
 
                                                           O-O-O-O-O-O-O-O-O
 
           Na Série B, o nosso Paraná Clube ganhou uma e perdeu a outra. Venceu fora (2 a 0 no Sampaio Corrêa) mas perdeu em casa para o Joinville (3 a 2).  E o próximo jogo é "pedreira": Santa Cruz, lá no Recife.
           O América Mineiro já acionou de novo a sua "gangorra": sobe num ano e desce no outro. Está liderando, com 4 pontos.  Mas a grande surpresa do campeonato é o Vasco, que já está pertinho da Zona de Rebaixamento, após os dois primeiros jogos: empatou com América MG, em São Januário,  e agora levou "bucha"do Luverdense, lá na Arena Pantanal, por 2 a 1.
       

O Encontro é uma Arte


   
       A amiga Marcia Fernandez estava mesmo cheia de razão, quando fez esta postagem no Facebook.  A melhor operadora é mesmo o encontro.

Maconha remédio ? É pra rir ou chorar ?

      




 
Quer dizer que vocês ainda querem que eu seja favorável à legalização da Maconha ?
(fotos da Marcha da Maconha - sábado último em SãoPaulo) 

Reação de Daniel Alves repercute forte

        Na Europa e pelo mundo todo, o assunto mais comentado do domingo foi a reação do negro brasileiro Daniel Alves, jogador do Barcelona, que comeu uma das bananas atiradas pelos torcedores do Villarreal, no Estádio El Madrigal, durante o jogo entre os dois times, pelo certame espanhol. "Tenho que rir desses retardados" - limitou-se a dizer o lateral-direito da Seleção Brasileira.


           O jogo estava aos 30 minutos do segundo tempo quando alguns idiotas começaram a jogar as bananas no setor em que Daniel estava atuando. Calmamente, ele caminhou até a fruta. Em seguida, pegou a banana e comeu. O Barça vence o jogo de virada, por 3 a 2.
       As reações surgiram no mundo inteiro. Na verdade, estas manifestações racistas estão crescendo assustadoramente e já ultrapassaram todos os limites. O racismo não está só na Espanha, mas espalhado por um grande número de países. Mas a cada dia que passa os clubes destes países contratam mais negros para reforçar seus times. Uma "BANANA" pra eles.