Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Com a minha benção !


          Contei pra vocês todos, aqui no Blog, que minha filha Camila estava aniversariando sexta-feira, no Dia de Reis. Minha esposa Ana Lúcia foi a Ribeirão Preto para curtir a data, que marcou também a oficialização do noivado de Camila com Tarciso José Rodrigues. Não pude estar presente, mas meu coração esteve com eles. Ficam aqui as minhas bençãos !

Os filmes que vão "bombar" (1)

           O Blog do Flávio Campos apresenta a partir de hoje os filmes mais cotados para alcançarem sucesso na temporada 2012, todos com estréia no Brasil já em datas definidas. Analisando um filme por dia, estaremos orientando os interessados na escolha do que vão assistir durante o ano. Temos adaptações de ótimos livros, biografias de personalidades, e até super-heróis e personagens de quadrinhos. A temporada nos traz de tudo um pouco.
            Começamos com um filme que já está causando polêmica antes da estréia: "A Dama de Ferro". A obra passa em revista a vida de Margaret Thatcher, ex-primeira ministra da Grã-Bretanha e uma das figuras políticas mais emblemáticas do Século 20. Meryl Streep concorre a melhor atriz em drama, no Globo de Ouro, e deve garantir mais uma indicação (a 17ª) ao Oscar.
                 A polêmica vem da crítica feita sexta-feira última pelo atual primeiro-ministro britânico, David Cameron, que considera que "o filme deveria ser feito em outro momento". O problema é que Margareth Thatcher (atualmente com 86 anos) sofreu sinais claros de envelhecimento, com pequenos ataques de apoplexia, que causaram confusão e perda de memória. Ela já não fala em público há uma década, e suas aparições sociais são muito raras. Mostrando tudo isso, o filme coloca a ex-ministra numa situação de fragilidade. E os ingleses, com seu irritante orgulho, não aceitam esta exposição. 
                   A estréia de "A Dama de Ferro" no Brasil está marcada para o dia 3 de fevereiro.

Verdão acordou: Carlos Alberto não fica

            A má fama de Carlos Alberto brecou a sua contratação pelo Palmeiras. Ele já havia até sido aprovado nos exames médicos, mas muitos conselheiros pressionaram o presidente Arnaldo Tirone, que resolveu não correr o risco. Os conselheiros do Verdão acusam o atleta de "jogador-problema, encrenqueiro e bipolar". E fizeram o presidente ver que, nos últimos clubes que defendeu (Vasco, Grêmio e Bahia), Carlos Alberto só causou problemas.
            Acho que vão ter que dar um jeito de levar esse jogador para o Exterior. Aqui no Brasil, ele já está "manjado". Parece que finalmente os dirigentes brasileiros estão agindo como agem os europeus. Jogador indisciplinado não tem vez.

O mundo está virado

           Até pouco tempo, os londrinenses tinham até inveja do calor que faz no Rio de Janeiro, sempre com suas praias lotadas e muito sol. Pois, acreditem, os jogadores do Flamengo que fazem pré-temporada em Londrina estão reclamando que "não dá para treinar, porque aqui é quente demais."  Agora só nos falta um mar, pra gente ser feliz de verdade.
           A boa notícia do Flamengo é que Ronaldinho Gaúcho está melhor das dores que vinha sentindo e deve participar do amistoso com o Londrina, quinta-feira no Estádio do Café. Sem ele em campo, o interesse pelo jogo cairia muito.

Nosso vôlei não vai mesmo

             O descanso de duas semanas não resolveu o problema do time de vôlei masculino que representa Londrina na Super Liga. O certame recomeçou ontem e os londrinenses perderam de novo, desta vez fora de casa, para o Volta Redonda, que também ainda não havia ganho de ninguém.
              A derrota de 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 26/24 e 25/19, faz com que Londrina continue em último lugar, com 6 derrotas em 6 jogos. Soma apenas 1 ponto até aqui. A próxima partida será em Londrina, na quarta-feira (dia 11), contra a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que está em sexto lugar, com duas vitórias e 9 pontos.

O bom empate do Londrina

          O fim-de-semana está nos trazendo boas novas do Londrina, que se prepara para disputar o Campeonato Paranaense, retornando à Divisão Especial.  Inicialmente, o bom empate conseguido em Penápolis (1 a 1), no sábado. A Penapolense tem uma boa equipe, que vai tentar chegar à elite paulista nesta temporada. O Tubarão dominou no primeiro tempo, fez 1 a 0, com gol de Rogério (de cabeça) aos 6 minutos, e poderia ter liquidado o jogo, mas perdeu um penalti cobrado por Rodrigo, que o goleiro local Ricardo defendeu. No segundo tempo, o time sentiu a viagem de 350 km (feita pela manhã) e o fortíssimo calor. Cedeu terreno e a Penapolense empatou, com um gol de penalti, batido por Luciano Gigante. Mas foi um bom resultado, que até me anima um pouco.
           E agora há pouco, acompanhando a mesa redonda que a Rádio Paiquerê está realizando, senti que o comentarista JB Faria (que é um profissional experiente e comedido) também gostou do que viu. Muito bom.
           E mais: finalmente o LEC começa a se movimentar para contratar um jogador que pode dar mais peso ao time alviceleste, um centroavante experiente. O nome ainda não foi anunciado, mas o J.Mateus aposta na vinda de Somália(foto), aquele veterano (34 anos) que jogou no América Mineiro, no São Caetano, no Goiás, no Grêmio, no Santos, no Vitória, no Fluminense, no Nautico, no Brasiliense e em outros clubes brasileiros, e que também jogou na Coréia, na Holanda e na Eslovênia.  Existe um outro Somália rodando por aí, mas não é centroavante, como o Tubarão quer.
             Muito bom saber que o Londrina está se movimentando para reforçar a equipe, visando o Estadual Paranaense. É decisivo para o futuro do futebol da cidade que o Tubarão faça em boa campanha na sua volta ao convívio com os 'grandes' do Paraná.

Pode haver água no cometa La Sagra

              Cerca de 40 cientistas e 18 centros de investigação e universidades de vários países estão anunciando: pode haver água, igual à existente na Terra, no cometa P/2010 R2, conhecido por La Sagra. Ele foi descoberto a cerca de um ano e meio pelo Observatório Astronômico de Mallorca, na Espanha, e pertence a uma rara categoria de cometas, os MBC (Main Belt Comets), que contem materiais da formação do sistema solar. Só 5 MBC são conhecidos até hoje.
               As evidências de que existe água no La Sagra são grandes. Ele é considerado "chave", pela composição quimica do gelo e de seus gases nobres. A informação poderá desvendar a origem da vida na Terra, razão porque os cometas estão sendo investigados.

São os novos avisos da Natureza

             No Rio Grande do Sul, já existem 102 municípios em estado de emergência, por causa da estiagem. Cerca de 452 mil pessoas já foram afetadas, e já se sabe que outras 45 cidades estão prestes a também declarar oficialmente a calamidade. A falta de chuva está mudando a paisagem do Sul do Brasil, como mostra a foto.

              Já no Rio, em Minas e em outros estados daquela região, é a água que traz problemas e até mortes. São enchentes pavorosas, que começam a tomar conta dos noticiários da televisão. Gente tendo que abandonar suas casas para não morrer. Deslizamento a todo momento, um grande desespero.
              2012 começa mal para o Brasil. Parece que a natureza está nos enviando novos avisos. Só mandar dinheiro, comida e remédios para os flagelados não basta. Precisamos é de uma política adequada às nossas condições geográficas e climáticas. Ou vai morrer muito mais gente.

Cuidado com os perigos do mar

                Sou louco por mar. Adoro sentir a brisa, o sol e a águia salgada. Mas morro de medo dele. E acho que todos deveriam ter. Ainda no domingo passado, assisti em Guaratuba a um salvamento duplo. Um casal de namorados já estava indo para a morte, o que só não ocorreu pela eficiência de dois salva-vidas. Que alívio ver os guardas trazendo os dois de volta à vida. Foi emocionante.

                                                                 Na beira da praia, o desespero de todos  (ZeroHora)
                Mas ontem, no perigoso mar de Torres (RS), o garotinho Juan Marcon da Cruz, de apenas 10 anos, não teve a mesma sorte.  Ele tomava banho junto com irmão Luis Fernando, dois anos mais novo. O mar não quis saber e levou os dois. Os salva-vidas ainda conseguiram resgatar Luis Fernando, mas o alegre Juan sumiu e não foi mais visto. As buscas continuam sendo feitas. Acho que não pode haver coisa mais triste.

Rugby segue acumulando derrotas

               O rugby brasileiro continua pagando para aprender. Tem apanhado pra valer. Agora mesmo, está disputando o "Seven de Punta Del Este", no Uruguai, e cada jogo é uma derrota. Já perdemos da África do Sul (27 a 0), do Chile (22 a 12) e do Uruguai (22 a 7). Isso só no primeiro dia de competição. A Seleção Brasileira dever ser eliminada hoje do torneio. Mas não tem outro caminho. É só jogando e perdendo que o esporte pode evoluir no País.

O trôco dos colorados

               Um dia desses, mostramos aqui a euforia da torcida do Grêmio, na chegada dos tricolores a Bento Gonçalves para a pré-temporada. Pois hoje mostramos o outro lado, para os adeptos do Inter não ficarem com inveja. A foto da Zero Hora mostra a grande presença de colorados no primeiro treino realizado em Gramado, também na Serra Gaúcha. Centenas deles foram, ontem à tarde, ao Estádio dos Pinheirais, que pertence ao Gramadense, e viram de perto Leandro Damião marcar quatro gols no ensaio. O artilheiro voltou com fome de bola.