Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 11 de junho de 2017

Hamilton ganhou fácil no Canadá


               Lewis Hamilton não teve sua vitória ameaçada em nenhum momento do GP do Canadá. Saindo da pole position, o inglês largou bem, manteve a liderança e rumou solitário para receber a bandeira quadriculada em primeiro pela 56ª vez na carreira, sexta em Montreal. 

             Sebastian Vettel, por sua vez, não fez uma boa largada, fechando a volta inicial na quarta colocação, sendo superado por Max Verstappen e Valtteri Bottas. Não bastasse o começo ruim, o alemão foi obrigado a ir aos boxes para trocar a asa dianteira de sua Ferrari, danificada em toque com o holandês da RBR. Em corrida de recuperação, o tetracampeão ainda conseguiu chegar em quarto e salvar bons pontos para o campeonato, que ainda lidera com 12 pontos de vantagem.

      Se em Monte Carlo o domínio foi todo da Ferrari, com pole position e dobradinha na corrida, em Montreal foi a vez da Mercedes dar o troco. Além da vitória de Hamilton, Bottas foi o segundo colocado, enquanto Kimi Raikkonen foi só o sétimo. Com o resultado, o time alemão tem 222 pontos contra 214 dos italianos. Entre os pilotos da RBR, melhor para Daniel Ricciardo, que foi terceiro, enquanto Verstappen abandonou com problemas no carro. Destaque para a dupla da Force India com Sergio Pérez em quinto e Esteban Ocon em sexto.
            Felipe Massa sequer conseguiu completar a primeira volta no GP do Canadá. O brasileiro não fez grande largada, e acabou atingido por um desgovernado carro da STR, no caso, Carlos Sainz, que havia colidido com a Haas do francês Romain Grosjean. 

               Se o dia não foi bom para o brasileiro, o companheiro de equipe Lance Stroll conseguiu enfim marcar seus primeiros pontos no Mundial de Fórmula 1, finalizando na nona colocação com o carro da Williams. Fernando Alonso vinha para ser o décimo, mas abandonou na penúltima volta com nova quebra do motor Honda, entregando a posição para Romain Grosjean.            

Ninguém segura a Maju Coutinho




           O bom trabalho à frente das previsões do tempo rendeu uma nova promoção a Maju Coutinho: desde ontem, ela está na bancada do "Jornal Hoje". A Rádio Globo, ela explicou que ela foi incluída no rodízio de plantonistas do telejornal vespertino, do qual já fazem parte César Tralli, Zileide Silva, Renata Capucci e Fábio William.

             Maju vinha fazendo testes e gravando pilotos desde fevereiro deste ano. Sandra Annenberg e Evaristo Costa, titulares do telejornal, são plantonistas do "Jornal Nacional".
              Maju caiu nas graças do público e de seus chefes na Globo por mudar a maneira de abordar a meteorologia no "SP2" e no "Jornal Nacional", substituindo os termos técnicos por explicações mais compreensíveis. Além disso, foi alçada a ícone fashion.
A minha  BELA DO DIA


                         Minha "Bela do Dia", hoje vem do Rio,  onde Alessandra Ambrósio fez uma pose sensual e mostrou o bumbum em foto da campanha de sua grife de moda praia. Na imagem, a top brasileira aparece em meio a um cenário paradisíaco, com o bumbum sujo de areia. "A peça branca perfeita em praias arenosas" - escreveu Alessandra na legenda da foto. Como já era de se esperar, a top recebeu vários elogios pelo clique. 


   O "Canhoto de Mallorca"
  é campeão pela décima vez



                       Maior vencedor da história em Roland Garros, o espanhol Rafae Nadal precisou esperar três anos para enfim conquistar seu décimo título no saibro parisiense. O feito veio neste domingo com uma atuação de gala contra o suíço Stan Wawrinka, que não conseguiu fazer muito para evitar a derrota e acabou superado em sets diretos, com placar final de 6/2, 6/3 e 6/1, em 2h05 de confronto. 

               O canhoto de Mallorca é o primeiro homem da história a conseguir vencer um mesmo Grand Slam pelo menos 10 vezes, ficando atrás apenas da australiana Margaret Court, que levantou a taça do Australian Open em 11 oportunidades. Esta foi a 15ª conquista de Nadal em um dos quatro principais torneios do circuito, se isolando como o segundo maior da história, atrás do suíço Roger Federer. 

              A campanha do espanhol nesta edição de Roland Garros foi praticamente impecável, sem perder um set sequer, repetindo o feito das conquistas de 2008 e 2010. Em relação aos games perdidos, ele anotou sua melhor marca, deixando apenas 35 pelo caminho, superando os 41 de nove anos atrás. O recordista neste quesito é o sueco Bjorn Borg, que venceu em Paris (1978) perdendo só 32 games. 

                   Com o título deste domingo Nadal não apenas levará uma vultosa premiação de 2,1 milhões de euros, mas também garantirá o retorno à vice-liderança do ranking, ficando atrás apenas do britânico Andy Murray. Podendo também ser o número 2, caso fosse campeão, Wawrinka terá que se contentar com o terceiro lugar, igualando a melhor marca da carreira, e com o cheque de 1,06 milhão de euros. 

Guga, 20 anos depois !



           O tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten foi homenageado neste domingo, na quadra central Philippe Chatrier, para celebrar o 20º aniversário da primeira conquista do brasileirio no saibro francês.

    Vinte minutos antes da final entre Rafael Nadal e Stan Wawrinka, Guga foi presenteado com o anel do Salão da Fama do tênis, honraria destinada aos grandes campeões. Um coração formado por grandes bolas de tênis fez referência à conquista de 2001, quando o catarinense desenhou com a raquete um coração depois da incrível virada sobre o americano Michael Russel nas oitavas de final e da decisão contra o espanhol Alex Corretja.
" O tênis contribuiu muito na construção dos meus valores na minha história. Só tenho a agradecer" - disse Guga.

A despedida de Usain Bolt !





           Não poderia ser diferente. Foi com vitória que Usain Bolt se despediu das competições em solo jamaicano. Já na madrugada deste domingo (horário de Brasília), o mito venceu a prova dos 100m do Racers Grand Prix com o tempo de 10s03 e comemorou com o tradicional raio, levando as cerca de 30 mil pessoas que lotaram o Estádio Nacional de Kingston à loucura.

     Mas Bolt ainda poderá ser visto em pistas internacionais. No dia 28 de junho ele estará no Meeting de Ostrava, na República Tcheca. A despedida das pistas será no Mundial de Londres, em agosto.

    Nesta temporada, Bolt havia disputado apenas uma competição, e em uma distância não olímpica. Ele correu os 150m no Nitro Athletics, evento promovido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em Melbourne, em fevereiro.
O drama do menino goiano





                     Os pais do menino Augusto Batista Godinho Martins, de 8 anos, lutam há dois anos para conseguir arrecadar R$ 180 mil para pagar o tratamento do filho com células-tronco na Tailândia. A criança, que mora em Anápolis, a 55 km de Goiânia, tem toxaplasmose congênita e nasceu com sequelas, como limitação dos movimentos, baixa visão e apenas uma parte do cérebro.

Desde então, a família faz diversas ações, como rifas, bazares, almoços beneficentes, para arrecadar dinheiro para custear a viagem e o tratamento. Eles já conseguiram pouco mais da metade do valor, mas ainda faltam R$ 80 mil.
“Toda ajuda é válida, qualquer tipo, independente de ser dinheiro ou algum produto para a gente rifar, até mesmo participando das campanhas que fazemos”- disse o pai de Augusto, Valdir Martins da Silva Júnior.
A mãe da criança, a fisioterapeuta Anna Paula Batista, conta que pegou toxaplasmose na gravidez. “No meu caso, foi por consumir carne crua. No aniversário do meu sobrinho, comi um quibe cru e estava contaminado”- disse.
O menino tem apenas 40% de massa encefálica, não anda, não fala e tem apenas 15% da visão de um olho. Augusto tem acompanhamento médico na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), mas a família tenta um tratamento com células-tronco para que ele tenha mais qualidade de vida.
“Já entrei na Justiça para conseguir ajuda para esse tratamento. No Brasil, dizem que esse tipo de tratamento ainda não está legalizado e já tivemos notícias de casos de sucesso do uso de células-tronco na Tailândia e queremos essa melhora para ele”- disse a mãe.
O Ministério da Saúde informou que não existe programa no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar pacientes no exterior e que a família deve procurar os Centros Especializados em Reabilitação do estado.
Diante disso, os pais acreditam que a terapia no exterior é o que o filho precisa para conseguir se desenvolver um pouco mais. “Eles [médicos estrangeiros] me deram 99% de chance de uma melhor qualidade de vida para ele, qualidade motora, desenvolver melhor a visão”- disse a mãe.

A pergunta que não quer calar ?

 
Não é uma afirmação, só uma indagação. Se não conseguem condenar a Dilma, será que foi justo tirar ela do governo na marra ?