Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Manifestações por todo mundo !


                 Da Holanda, surge o exemplo de que até os árbitros, personagens mais "maquinalizados" do futebol, podem sim ser humanos de vez em quando. O atacante brasileiro Nathan, ex-Atlético-PR, marcou um dos gols da vitória de sua equipe, o Vitesse, por 3 a 1 sobre o Zwolle neste último sábado, pelo Campeonato Holandês. Na comemoração, tirou a camisa e fez uma homenagem às vítimas com o voo da Chapecoense - a fonte da sigla de dentro do escudo não era exatamente a atual, o que não diminui o gesto em nada.


             
 Pela regra, o árbitro Jochem Kamphuis deveria ter punido o jogador de 20 anos, como aconteceu com Cavani na semana passada. Mas não o fez. Em entrevista ao jornal "Telegraaf", ele explicou:

               " Eu teria que dar o amarelo nessa circunstância, eu vi que ele tirou a camisa. Estava ciente de tudo que tinha acontecido, que ele perdeu amigos nesse desastre terrível. Então fingi que nem vi. Decidi me virar e ir para o outro lado do campo. Foi um acontecimento tão terrível, e é tão especial para o jogador que marca um gol poder homenagear seus amigos. Acho que essa foi a melhor decisão que eu pude tomar" - disse.

Quatorze estados 
já se manifestaram




                Até agora (cinco e meia da tarde) quatorze estados brasileiros estão participando da manifestação de apoio à Lava Jato e contra a corrupção: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (foto)  e Sergipe.  E mais o Distrito Federal.
O sofrimento une !



                  As torcidas organizadas de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, além de torcedores do Santo André e do XV de Piracicaba, se uniram neste domingo, na porta do estádio do Pacaembu, para um ato em homenagem às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense.

                 Será que este pavoroso acidente, que matou 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, tripulantes e jornalistas, vai conseguir a pacificação que ninguém conseguiu até hoje ?
Festival de Circo começa
quarta-feira em Londrina




                  A Associação Londrinense de Circo vai  promover a partir de quarta-feira próxima, aqui na cidade, o XII Festival de Circo de Londrina, que  objetiva oferecer ao movimento circense local e nacional um espaço de mostra, debate, intercâmbio e produção de conhecimentos inerente ao segmento circense, artístico e cultural.

                  O evento transcorrerá de 7 a 11 de dezembro em diversos locais, com os ingressos custando 1 kg de alimento não perecível. Novas lonas foram instaladas na Avenida Higienópolis nº 1849.  Espetáculos serão realizados nos mais variados locais da cidade, como Calçadão, Zerão, Aterro do Lago, Teatro Marista, Concha Acústica e outros.

                    Lerrovile, Guairacá, Paiquerê, Irerê, Maravilha, Rolândia, Sertanópolis  e Arapongas também  receberão espetáculos do XII  Festival de Circo, que será aberto às 8 horas de quarta-feira, com recepção dos artistas participantes e logo em seguida uma "Palhaceata", desfile pela cidade. 
Giovani é penta na Volta da Pampulha



              A manhã chuvosa em Belo Horizonte não tirou o ânimo e a disposição dos mais de 14 mil corredores que se inscreveram para a 18ª edição da Volta Internacional da Pampulha, que abriu o calendário de eventos do Verão Espetacular. Na prova masculina, o brasileiro Giovani dos Santos não deu chances para os concorrentes e faturou o pentacampeonato. Entre as mulheres, Angelina Tsere, da Tânzania, conquistou seu primeiro título na prova. O evento foi marcado por homenagens às vítimas do acidente aéreo com o time da Chapecoense 

Giovani do Santos completou a prova em 52m53s, ficando perto do recorde de 52m23, conquistado pelo queniano Lawrence Kiprotich, em 2009. Paul Kimutai, do Quênia, terminou em segundo, e Augustine Sulle, da Tanzânia, ficou em terceiro. Na prova feminina, Angelina Tsere correu os 17,8Km em 1h02m07s e chegou em primeiro. A brasileira Joziane da Silva terminou em segundo e a queniana Leah Jerotich ficou em terceiro.
Tetracampeão da prova masculina, Giovani dos Santos começou a prova sabendo como ninguém os atalhos dos 17,8Km da orla da Lagoa da Pampulha. O pelotão de elite masculino bem que tentou acompanhar o atleta mineiro, mas a partir do quilômetro 8, ele abriu distância e não parou mais. Os últimos 700 metros foram de festa para do pentacampeonato.
Fidel Castro sepultado !



                    Os restos mortais do lider da revolução cubana, Fidel Castro,  foram enterrados na manhã deste domingo  no cemitério de Santa Efigenia, em Santiago de Cuba.
 As ruas da cidade foram bloqueadas e a população aguardou a passagem da urna funerária ao longo de 3 km desde a Praça da Revolução, onde as cinzas passaram a noite.

                     
Muita gente está nas ruas !




              Chuva e vento vento na manhã deste domingo  não intimidaram manifestantes que foram a Copacabana, Zona Sul do Rio, participar de um protesto em defesa da Operação Lava Jato, e contra as mudanças nas medidas propostas pelo Ministério Público Federal para combater corrupção.

"As principais pautas são: primeiro, defesa total à Lava Jato; as dez medidas sorrateiramente empurradas e modificadas; contra esse jogo sujo e antigo de fazer política, achando que é o quintal da casa deles e contra a corrupção em geral" - disse uma das coordenadoras do "Vem Pra Rua", Adriana Balthazar.

 Além do Rio de Janeiro, em Brasília, em boa parte de Minas Gerais, em Belém do Pará e no interior paulista parecem estar concentradas as maiores manifestações, segundo as agências e sites noticiosos. 


 Morre o poeta
Ferreira Gullar




                             O poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar morreu neste domingo no Rio, aos 86 anos.   Nascido José de Ribamar Ferreira em São Luís (MA), em 10 de setembro de 1930, Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014, ocupando a cadeira nº 37.
                           Cresceu em sua cidade natal e decidiu se tornar poeta na adolescência. Com 18 anos, passou a frequentar os bares da Praça João Lisboa e o Grêmio Lítero-Recreativo da cidade. Aos 19 anos, descobriu a poesia moderna depois de ler Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.
                         O perfil de Gullar no site da ABL informa que, inicialmente, o escritor "ficou escandalizado com esse tiop de poesia", mas mais tarde aderiu ao estilo, tornando-se "um poeta experimental radical". Certa vez, ao comentar o período, afirmou: "Eu queria que a própria linguagem fosse inventada a cada poema".      

                Eis a obra deste que era um dos maiores poetas brasileiros:                             
                          Poesia
"Um pouco acima do chão" (1949)
"A luta corporal" (1954)
"Poemas" (1958)
"João Boa-Morte, cabra marcado para morrer" [cordel] (1962)
"Quem matou Aparecida?" [cordel] (1962)
"A luta corporal e novos poemas" (1966)
"Por você, por mim" (1968)
"Dentro da noite veloz" (1975)
"Poema sujo" (1976)
"Na vertigem do dia" (1980)
"Crime na flora ou ordem e progresso" (1986)
"Barulhos" (1987)
"Formigueiro" (1991)
"Muitas vozes" (1999)
Crônica
"A estranha vida banal" (1989)
Infantil e juvenil
"Um gato chamado gatinho" (2000)
"O menino e o arco-íris" (2001)
"O rei que mora no mar" (2001)
"O touro encantado" (2003) 
"Dr. Urubu e outras fábulas" (2005)
Conto
"Gamação" (1996)
"Cidades inventadas" (1997)
Memória
"Rabo de foguete" (1998)
Biografia
"Nise da Silveira" (1996)
Ensaio
"Teoria do não-objeto" (1959)
"Cultura posta em questão" (1965)
"Vanguarda e subdesenvolvimento" (1969)
"Augusto dos Anjos ou morte e vida nordestina" (1976)
"Uma Luz no Chão" (1978)
"Sobre Arte" (1982)
"Etapas da Arte Contemporânea: do Cubismo à Arte Neoconcreta" (1985)
"Indagações de Hoje" (1989)
"Argumentação Contra a Morte da Arte" (1993)
"Relâmpagos" (2003)
"Sobre Arte, sobre Poesia" (2006)
Teatro
"Se Correr o Bicho Pega, se Ficar o Bicho Come" (1966), com Oduvaldo Vianna Filho
"A saída? Onde fica a Saída?" (1967), com Antônio Carlos Fontoura e Armando Costa
"Dr. Getúlio, Sua Vida e Sua Glória" (1968), com Dias Gomes
"Um rubi no umbigo" (1978)
"O Homem como Invensão de si Mesmo" (2012)