Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 6 de setembro de 2014

US Open: "zebra total" na final

        Nem Novak Djokovic nem Roger Federer.  A final tão esperada do US Open não vai sair.

      O gigante croata Marin Cilic, de 1m98, arrasou Roger Federer, fazendo três a zero em 1h45m de partida. Os parciais foram de 6/3, 6/4 e 6/4. Cilic tem 25  anos.

       E o outro finalista será pela primeira vez na história do US Open um asiático. É que o japonês Kei Nihiskori derrotou o número um do mundo (Novak Djokovic) por 3 a 1 na outra semifinal, com 6/4, 1/6, 7/6(5) e 6/3,  em 2h46m. Kei tem 24 anos
 

Por essa ninguém esperava

                  Em meio as emoções da fase decisiva do US Open, pintou um lance diferente. A tcheca naturalizada americana Martina Navratilova, diante de milhares de pessoas, pediu em casamento a sua namorada Julia Lemigova, ex-modelo e que foi miss União Soviética de 1991.
                 O pedido foi aceito e tudo foi mostrado pelos telões da quadra central. Navratilova está com 57 anos, enquanto Lemigova tem 42.
                 "Estamos juntas há seis anos e não posso imaginar minha vida sem você. Por favor, se case comigo" - propôs a ex-campeã.
              O POVO TEM QUE QUE CONHECER ESSE NOMES
                          ( E ANTES DAS ELEIÇÕES )

       A notícia mais importante da semana é esta que envolve a revelação de que 12 senadores, 49 deputados federais e um governador recebiam 3% do valor dos contratos da Petrobrás.
        A denúncia foi feita por outro vigarista, o ex-diretor da poderosa empresa, Paulo Roberto Costa, que está preso na Polícia Federal, em Curitiba. Para tentar amenizar a sua pena, ele faz esta "delação premiada".
          Ao que tudo indica, vem aí um novo "mensalão", só que em proporções muito maiores. Entretanto, até agora os nomes dos parlamentares denunciados são mantidos em sigilo, o que me parece ser um absurdo.
           Se temos 12 senadores, 49 deputados federais e um governador corruptos, o povo precisa e tem o direito de saber quem são eles.  E antes das eleições, para que eles não sejam reeleitos.
           Os parlamentares que não são corruptos e não tem o rabo preso ficam obrigados a exigir que a Polícia Federal revele os nomes dos novos marginais que exercem cargos públicos no Brasil. Antes que seja tarde. E nós, que somos o Povo, temos mais é que cobrar a plena avaliação dos fatos.
       

Vôlei sofreu, mas ganhou mais uma

     Hoje foi mais difícil. A Seleção Brasileira, mais uma vez sem o levantador
Bruninho, passou muito apertado, porém conseguiu outra vitória importante no Mundial de Voleibol Masculino que está sendo disputado na Polônia. Saiu perdendo e teve que jogar muito para derrotar a Coréia do Sul, por três sets a dois, com parciais de 21/25, 25/13, 25/21, 17/25 e 15/13.
       O próximo jogo do Brasil será amanhã, às15h15m de Brasília, contra Cuba. A Seleção precisa de uma vitória mais ampla para manter os 100% de aproveitamento e levar uma melhor performance possível para a próxima fase, que terá jogos duríssimos.
               CHUPA QUE É DE UVA, MENGO !

    O castigo veio a cavalo.  Cavalo de gaúcho.  Armaram uma pressão gigantesca contra o Grêmio, por causa daquele caso de racismo, cometido por um grupo de torcedores tricolores, que na verdade não representam o clube. Botaram 60 mil pessoas no Maracanã e tentaram fazer o Flamengo ganhar na marra.
        Mas um clube grande não pode ser desrespeitado. O Grêmio não é o Coritiba  que, no meio da semana, foi roubado lá mesmo no Maraca, e não teve forças para reagir. Porém o Grêmio veio mais forte ainda do que sempre foi. Com a verdadeira cara de Felipão, que não é aquela da Copa do Mundo, ganhou lá dentro por 1 a 0 e calou a boca de alguns hipócritas que tentam dominar o futebol brasileiro.

       

"Meu time" também vem desfalcado

            Pois é. O jogo de amanhã no Estádio do Café marca o encontro de dois dos três clubes do meu coração. Vem aí o Esporte Clube Pelotas, onde tudo começou pra mim, quando eu era apenas um pequeno guri. Posso dizer que é o meu número 1.  E vem para enfrentar o meu "time de hoje", o Londrina, que foi decisivo na minha realização profissional como jornalista. E tenho ainda um "terceiro time", que todos sabem quem é, o Grêmio.
            O Pelotas está em situação difícil nesta Série D. Mas não posso torcer para que o Tubarão permita que o Lobo saia daqui com os três pontos. Prefiro que seja um bom jogo, digno de dois clubes a quem devo muito.
            O Tubarão vai entrar com desfalques. Um até definitivo, como o atacante Joel. Mas o Pelotas também perdeu Éber, Marcos Rogério e  Jhonatan, que estão lesionados e nem vieram pra Londrina.
            Entretanto, o técnico Julinho Camargo é esperto, e deve colocar um time bem  armado em campo. Os dezoito (foto acima) que ele está trazendo são: Matheus Cavicciolli  e Bruno Hepp, goleiros; Bruno Mazuchello, Fábio Gaúcho e Marcio Gabriel, laterais; Pedrão, Bruno Salvador e Tiago Gasparetto, zagueiros; Helton, Tiago Gaúcho, Mikael, Bruno Renan e Escobar, volantes; Cleber Oliveira, Jefferson e Claytinho, meias; e Feliphe e Carlos Gato, atacantes.
         
      

Cuidado com essa largada !

          O melhor lance do GP da Itália, amanhã cedo em Monza, certamente será a largada. Duas indisfarçáveis rivalidades estarão em jogo. Na primeira fila, as duas Mercedes: Lewis Hamilton e Nico Rosberg.  Na segunda, as duas Williams, com outros dois "cordiais amigos" Valtteri Bottas e Felipe Massa. Quem vai pra cima de quem ?
        Os quatro, na ordem acima, foram os primeiros no treino final de hoje. A direção da Mercedes recomendou a Hamilton e Rosberg (foto) que tenham, cuidado e evitem novos incidentes. A largada será às 8h35m deste domingo. Vou conferir.
          .

         A tenista brasileira Teliana Pereira está pertinho de faturar o prêmio de US$ 25 mil do Torneio de Alphen aan den Rijn, na Holanda. Ele chegou a final hoje, com a vitória sobre a holandesa Richel Hogenkamp, por 2 a 0, com 6/3 e 6/4.
          A decisão será contra a tcheca Denisa Allertova (172ª no ranking), de apenas 21 anos, que eliminou hoje à alemã Dinah Pfizenmaier.
           Ocupando a 91ª colocação na ATP, a pernambucana Teliana já derrotou a francesa Mathilde Johansson, a espanhola Sara Sorribes e agora a tenista da casa, Hogenkamp.  E não perdeu um set sequer nos jogos até aqui disputados.
           Se ganhar a final, Teliana Pereira garantirá o seu primeiro título na temporada.

          

EUA já estão nas quartas-de-final

       A Seleção Norte-Americana foi a primeira a se classificar para as quartas-de-final da Copa do Mundo de Basquete Masculino, com a vitória obtida neste sábado, sobre o México, no jogo que abriu as disputas das oitavas-de-final da competição.
       Sem dar show, os americanos venceram tranquilamente, por 86 a 63, para alegria do público de Barcelona, que relembrou os Jogos Olímpicos de 92, quando o "Dream Team" era a grande atração. Só que esse time atual não tem o talento daquela fantástica equipe.
        No primeiro tempo do jogo de hoje, os EUA já venciam por  42 a 27.  Mas o "cestinha" da partida foi o mexicano Ayon, que 25 pontos.  O americano que mais marcou foi Stephen Curry, com 20 pontos.

A "gracinha" de hoje foi feita pelo bom amigo Carlos Finatti, autor desta postagem no Facebook

Morre Edmilson Estigarríbia

        No encerramento da sexta-feira, uma notícia realmente triste, que me foi transmitida pelo amigo Gumercindo Marcantônio.  Morreu agora à noite em Londrina o desportista Edmilson Estigarríbia, 66 anos, um dos maiores nomes da história do futsal da cidade. A notícia nos entristece, por se tratar de um exemplar desportista e de um grande amigo. Neste sábado estaremos contando com detalhes tudo o que envolveu a morte de Edmilson, que administrou o Palácio do Futsal e sustentou a vida da Liga de Futsal por um largo espaço de tempo. Fica aqui a nossa tristeza.

Golaço de Neymar salvou a estréia de Dunga


         Dunga estreou, mas praticamente nada mudou na Seleção Brasileira, que continua sendo um time de um craque só (Neymar), sem centroavante e de um futebol que nem de longe lembra os nossos bons tempos. Mas pelo menos o Brasil venceu, o que desde a semifinal da Copa não vinha acontecendo.  Com um golaço de falta, numa cobrança magnífica de Neymar, aos 37 minutos do segundo tempo, a Colombia foi derrotada em Miami, com a presença de 73.429 torcedores.
         Primeiro tempo ruim de doer, com muita pancadaria e nenhum futebol.  Melhor um pouco na fase final, quando o Brasil aproveitou a chance de jogar com onze contra dez, já que o colombiano Cuadrado foi expulso logo aos 3 minutos desta etapa complementar.