Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 23 de outubro de 2011

Corinthians empatou. Vasco é o lider

Continua o vai-e-vem nas primeiras colocações do Brasileirão. O Corinthians empatou com o Inter e o Vasco é de novo o lider, com a vitória obtida sobre o Bahia. Já o São  Paulo e o Flamengo só empataram em casa.


   ***        O Vasco fez uma boa partida e, com gols de Felipe e Diego Souza, derrotou o Bahia, no Estádio do Pituaçu, por 2 a 0, chegando aos 57 pontos e a liderança isolada do campeonato. Na próxima rodada, o time cruzmaltino enfrenta o São Paulo em São Januário.

    ***       Já o Corinthians só empatou com o Inter (1 a 1), no Beira-Rio, e perdeu a liderança. Mas teve que festejar no final da partida, porque jogou todo o segundo tempo com 10 homens (Alessandro foi expulso) e conseguiu o empate no último minuto, com um gol de falta de Alex. Para o Inter marcou Nei, de cabeça. Apesar do calor de 32 graus, o jogo foi muito bom.

    ***      No Engenhão, Flamengo e Santos empataram em 1 a 1. Neymar (de penalti) para o Santos e Deivid para o Flamengo fizeram os gols. O Mengo queria a vitória para encostar nos líderes, mas continua em quarto lugar.

    ***      O São Paulo continua mal das pernas. Mesmo jogando em casa não conseguiu derrotar o Coritiba, ficando no zero a zero. No final da partida, vaias do público para os comandados de Milton Cruz, que vão ficando cada vez mais longe da Libertadores.

    ***      O Atlético Paranaense conseguiu uma vitória muito importante para seus planos de sair da zona de rebaixamento.Com um gol do veterano Paulo Baier, que continua sendo o melhor do time, o Rubro-negro derrotou o Ceará, por 1 a 0.

     ***      Bonita virada conseguiu o Cruzeiro na Arena do Jacaré. O Azulão Mineiro esteve sempre atrás no marcador, mas no final chegou aos 3 a 2 e escapou de cair na zona perigosa. Anselmo Ramon (2) e Farias marcaram para o Cruzeiro. Felipe e Thiago Feltri fizeram os gols goianos.

                                                    A NOVA CLASSIFICAÇÃO

                    1º Vasco 57 - 2º Corinthians 55 - 3º Botafogo 52 - 4º Flamengo 52 - 5º Fluminense 50 - 6º São Paulo 49 - 7º Inter 48 - 8º Figueirense 47 - 9º Grêmio 43 - 10º Santos 42 - 11º Coritiba 42  - 12º Atlético Goianense 42 - 13º Palmeiras 41 - 14º Bahia 36 - 15 º Cruzeiro 34 - 16º Atlético Mineiro 33 - 17º Ceará 32 - 18º Atlético Paranaense 31 - 19º Avaí 29 - 20º América Mineiro 25 pontos.

Basquete feminino está na semifinal

   ***         A Seleção Brasileira de basquete feminino obteve hoje sua terceira vitória nos Jogos Pan-Americanos: 86 a 53. Com o resultado fechou o Grupo B em 1º lugar, e agora aguarda a definição do Grupo A para ver quemerá seu adversário na semifinal.

    ***         No futebol feminino, Brasil e Canadá empataram no sábado(0 a 0) e terminaram as disputas do grupo em total igualdade. Um sorteio determinou que as brasileiras são as primeiras colocadas, com as canadenses em segundo lugar. Assim, na terça-feira às 20 horas jogam Brasil x México e Colombia x Canadá. Os times vencedores decidem o título da modalidade.

    ***          No tenis, o Brasil termina com duas medalhas. Uma de prata, com Rogério Dutra Silva, que foi vice-campeão no torneio Individual, e outra de bronze, com o terceiro lugar da dupla mista Rogério Dutra Silva e Ana Clara Duarte.

     ***          Na Vela, o Brasil já garantiu antecipadamente duas medalhas de ouro, com Patrícia Freitas na RS:X Feminina e Matheus Dellagnelo, campeão na sunfish. Poderão vir novas medalhas na modalidade.

Atletismo de pista começa amanhã

            Hoje já tivemos provas de rua (marcha atlética e maratona feminina), mas a fase mais quente do atletismo do Pan2011 começa amanhã, com a movimentação de pista. A delegação brasileira chegou animada, trazendo 60 atletas, dos quais 39 estão participando pela primeira vez de Jogos Pan-Americanos.
            Entre os 21 mais experientes estão grandes nomes, como Fabiana Murer, Adriana Elisângelo, Maurren Maggi, Hudson de Souza, Marilson dos Santos e vários outros. No Rio 2007, o atletismo brasileiro ganhou 23 medalhas, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze. A foto mostra a equipe do Brasil na Vila Olímpica.

As lutas também nos dão medalhas

                                                                     Joice

                                                                    Aline
           As lutas do Pan2011 também estão trazendo medalhas para o Brasil. Na categoria até 55 kg, Joice da Silva (foto maior) derrotou a venezuelana Marcia Andrades e conquistou a medalha de bronze. E na categoria até 72 kg da luta livre, Aline Ferreira tentou o título mas perdeu para a cubana Lisset Hechevarria, ficando com um brilhante segundo lugar (medalha de prata).

Pâmella ganha bronze no triatlon

         Uma nadadora que se desiludiu por não conseguir melhores índices, ganhou hoje uma medalha de bronze para o Brasil, no triatlon dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.  Pâmella Oliveira, de 24 anos foi a terceira colocada na prova disputada em Puerto Vallarta. Ela ficou atrás da norte-americana (ouro) e da chilena (prata).
Pâmella vive em Portugal e briga no circuito europeu para conseguir índice para os Jogos Olímpicos de Londres. Ex-nadadora, ela passou para o triatlon quando fracassou na tentativa de obter índice para os 800 metros livres do Rio 2007. Parece que encontrou sua especialidade.

"É o meu guri", como diz Chico Buarque

          Nem precisou o Facebook me avisar. Nos últimos dias o que mais ocupou meu pensamento foi a imagem do meu filho caçula Zé Ivan, que hoje completa 30 anos. A história desse cára tem mesmo detalhes impressionantes. Como o fato de haver nascido com apenas 5 meses e 9 dias de gestação. Está lá no livro de ocorrências da Santa Casa, que "no dia 23 de outubro de 1981, a senhora Ana Lúcia Scalassara Campos abortou uma criança do sexo masculino, etc, etc."     A explicação que deram é de que um nascimento com menos de 27 semanas de gestação é considerado aborto. Não sei se isso vale até hoje.
          Pois o Zé ficou 57 dias no berçário, sempre muito bem cuidado pela Irmã Assunta, uma caridosa freira que está viva até hoje. Ainda esta semana pude vê-la no Santuário do Mãe de Deus, rezando. Sem ela, não sei se Zé Ivan teria sobrevivido.
          Mas ele saiu forte,saudável e nunca mais voltou a um hospital. Guri forte está ali. Hoje, mora em Curitiba, onde foi buscar o seu diploma de ensino superior. É funcionário concursado da Copel. Compositor, cantor, guitarrista e contra-baixista, toca na Banda Mordida, considerada pelo jornal Gazeta do Povo "a mais carismática banda de rock de Curitiba."
          O que mais eu posso querer do Zé Ivan ? Que ele continue sendo o homem responsável que é, e que seja muito, mas muito feliz.  Afinal, Pelé também nasceu num dia 23 de outubro. E Alberto Santos Dumont realizou seu primeiro voo no Campo de Bagatelli, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906. É mesmo um dia muito especial.

"Acabou a guerra. Não brinco mais"

         Nos últimos dois ou três dias a frase do presidente Barack Obama esteve estampada em todos os orgãos de imprensa: "Acabou a Guerra do Iraque."  Não tive como deixar de recordar o meu tempo de menino, quando brincava de guerra com meus soldadinhos de chumbo. Ficava ali durante algumas horas (ou até dias) mexendo com aqueles soldadinhos que, diga-se de passagem, eram muito bonitinhos. De repente, eu me cansava e, como dono do brinquedo, determinava: "Acabou a guerra". Recolhia rapidamente o meu exército de chumbo e jogava tudo dentro de uma caixa de papelão bege. Por um bom tempo meus soldadinhos iam ficar ali, descansando. Até me dar vontade de brincar de guerra outra vez.

           Não vejo muita diferença entre o meu comportamento infantil e as atitudes do "senhor das guerras", presidente do Estados Unidos da América. Ele também faz guerra quando quer. As vezes por motivos justos, mas muitas vezes por questões que poderiam ser resolvidas de outra forma.
            A diferença entre eu e o presidente é que nas minhas guerras não se gastava U$800 milhões e não morriam 4.400 dos meus soldadinhos. É o que custou para os Estados Unidos esta guerra que nem vencedor teve. Sem falar no que morreu de gente do outro lado. Mas, como o brinquedo é de Obama e ele não quer mais brincar, a Guerra do Iraque acabou mesmo. Até a próxima.