Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 4 de outubro de 2014

 DILMA 46%   AÉCIO 27%     MARINA 24%
    É o que dizem as últimas pesquisas, horas antes do começo das eleições presidenciais de amanhã. A virada de Aécio sobre Marina parece certa. Agora, é esperar para conferir !

Londrina goleia e está a dois jogos da Série C

          Foi mais fácil do que se esperava. Bruno Batata fez um a zero aos 50 segundos, e o Londrina saiu marcando gols no fraco Santos de Macapá, neste sábado à noite no Estádio do Café. No final, 5 a 0 para o Tubarão, que ficou a  apenas dois jogos de chegar à Serie C do Campeonato Brasileiro. E o adversário nesta decisão será a Anapolina, de Goiás, que hoje eliminou nos pênaltis o Rio Branco do Acre.
          Bruno Batata desencantou e fez três gols contra o time do Amapá. E Anderson completou a goleada, marcando os outros dois. Felizmente, o Tubarão voltou a jogar bem, dando mais um passo importante, rumo ao acesso.

Morre Hugo Carvana

        Morreu neste sábado, no Rio, o ator e diretor Hugo Carvana. Ele tinha 77 anos e vinha convivendo com o mal de Parkinson, há pelo menos cinco anos. Carioca, era ator desde os 18 anos, tendo trabalhado em mais de 100 filmes e inúmeras novelas. O consagrado ator será sepultado amanhã.

EUA e Espanha vão decidir o Basquete

         A Copa do Mundo de Basquete Feminino, disputada na Turquia, será concluída amanhã com a grande final: Estados Unidos x Espanha. Hoje foram disputadas as semifinais, que não ofereceram nenhuma surpresa.
          A  Norte-Americana, maior favorita para a conquista do título, encontraram alguma dificuldade mas derrotaram a Austrália, por 82 a 70. Tina Charles foi a maior pontuadora foi Tina Charles (18 pontos), mas a "cestinha" da partida foi a australiana Erin Phillips, com 19.


          Na outra semifinal, a Espanha  derrotou a Turquia, anfitriã do Mundial, por 66 a 56, com a armadora Alba Torres marcando 28 pontos e aparecendo como destaque do jogo.
           Ainda amanhã, Turquia e Austrália se enfrentarão pela medalha de bronze.

O bom jornal "Esporte Brasil"

        Recebi hoje,  na sauna da Arel, o nº 59 do jornal "Esporte Brasil", publicação mensal que circula em Londrina, com muito esporte para todos os gostos.  E quero cumprimentar o bom trabalho que o órgão vem realizando. Um jornal encorpado, com três cadernos coloridos, num total de 20 páginas. O presidente João Correa dos Santos Neto está mesmo de parabéns.
         Mas faço questão de destacar o trabalho de editoria do jornalista Isnard Cordeiro, com quem trabalhei lado a lado durante mais de 30 anos, na Folha de Londrina. Conheço bem a sua grande competência. Além de ser o jornalista responsável pelo"Esporte Brasil", Isnard ainda assina interessante coluna ("Craques & Peladeiros") na página 2 do jornal. Nesta edição, Isnard analisa o estágio atual do esporte amador da cidade e também conta uma interessantíssima história, em cima de um fato ocorrido nos velhos tempos do nosso amadorismo. Ele conhece tudo sobre o esporte de Londrina.
         Fiquei satisfeito, porque li um jornal de ótimo conteúdo e aparentemente consolidado, até porque vincula ótimos anúncios, aspecto fundamental para a manutenção de um bom veículo de comunicação. 

A vitória mais bonita das nossas gurias



        São 17h30m deste sábado com cara de domingo. O Brasil acaba de obter a sua vitória mais bonita no Campeonato Mundial de Voleibol Feminino que está sendo disputado na Itália. Por três sets a um, as brasileiras conseguiram um set histórico em Verona, para fechar um jogo que estava bem difícil.
         As russas perdiam a partida por dois a um, mas estavam com uma tranquila vantagem neste quarto set: 21 a 10. Aparentemente, um set liquidado. Todos já pensavam num quinto set. Mas foi então que, mais uma vez,  ressurgiu esta força incrível que o time dirigido por Zé Roberto Guimarães vem mostrando neste Mundial. E, enquanto a Rússia fez apenas um ponto o Brasil marcou doze, virando a partida para 22 a 21. Quase não dava para acreditar no que se via.
          Depois de uma virada destas, não havia como evitar a mais bonita vitória brasileira nesta competição:  3 a 1, com 25/17, 25/27, 25/19 e 27/25.



Ontem perdi um amigo do futebol

           Todos nós, cronistas esportivos, fazemos muitas amizades com profissionais do futebol e de outros esportes. E também algumas inimizades, consequência de críticas que temos que fazer nas nossas análises.  Algumas destas amizades ficam pra sempre.  Gente como Gainete, Walmir Louruz, Chiquinho, Sebastião de Souza (até hoje meu amigo no Facebook), Lio Evaristo, Billy De Paula, Enio Vecchi, Julinho, Itamar e mais um enorme grupo de treinadores.  Prá não falar dos jogadores, entre os quais tenho alguns "quase irmãos".
            Mas ontem perdi um desses amigos especiais. A morte de Lori Paulo Sandri me deixou triste pra caramba.  Esse gaúcho de Encantado era muito "boa gente". Conheci Lori quando ele
ainda era jogador. Tinha boas qualidades embora não tenha chegado a ser reconhecido como de craque. Eu gostava do seu futebol solidário e organizador.  Foi nesta época que veio para o Londrina, em 1973.  E ficamos amigos.
           Durante alguns períodos,  até perdemos o contato. Quando virou treinador, Lori correu o mundo. Pelo Brasil inteiro e por inúmeros países, como Portugal, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Japão. Era um ótimo técnico. Conseguiu ser campeão gaúcho com o Juventude, enfrentando a dupla Grenal. Treinou mais de quarenta times do  mundo. Mas, em todas as vezes que nos reencontramos, pude sentir a sua amizade. Era um bom amigo.
           Lori tinha 65 anos e morreu ontem, em Curitiba.  Está lá em cima, ao lado de outros amigos especiais, como Pinheiro, Zeferino e tantos outros.  Vou sentir a falta de mais este amigo que se foi !

O motivo da reconciliação

         Depois de muita confusão durante meses, Zezé Di Camargo e Zilu estão anunciando pelas redes sociais que estão novamente juntos.  Mas o carioca Léo Dias, que tem um blog no jornal "O Dia", garante que tudo não passa de uma jogada pra amenizar a situação da dupla Zezé Di Camargo &  Luciano, que estava sendo afetada pela separação do casal.
         Segundo Léo, um contratante do Piauí  foi um dos vários que desistiram de negociar com a dupla para um evento importante, preferindo chamar Victor & Léo.  Ai, o jeito foi o Zezé voltar pra casa e pedir perdão pra dona Zilu.   Vejam a "cara de felicidade" dos dois na reprodução/Instagram
                                                
       O amigo Kanekinho Humberto postou esta. Garanto que a maioria absoluta deixaria o "santo" na mão.