Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mais um capítulo de uma história suja

         Não é porque sou gremista.  Ou até pode ser que seja por isso. O fato é que não me conformo até hoje com os rumos tomados por aquela história de racismo, ocorrida em agosto,  num jogo entre Grêmio e Santos, na arena gremista, lá em Porto Alegre. O time gaúcho foi punido com dureza. Foi o único excluído até hoje de uma competição esportiva por  causa de suposto racismo, aqui no Brasil.
           Pior ainda o que fizeram contra uma jovem torcedora do Tricolor, Patrícia Moreira, de apenas 23 anos, que foi filmada chamando o goleiro santista Aranha de "macaco", algo visto milhares de vezes nos estádios e em outros locais públicos do Brasil. Uma menina boba, fanática pelo seu time, que entrou numa fria, acompanhando o que muita gente estava fazendo naquela hora.  Mas "sobrou" só pra ela e mais três torcedores.







        




Queimaram a casa de Patrícia. Acusada de racismo, ela perdeu até o emprego. Veio então a público, pedindo perdão ao jogador do Santos, que não aceitou o pedido. Chorou nos tribunais, mas ficou nas mãos da Justiça, correndo o risco até de vir a ser condenada e presa.
         Agora surge um acordo humilhante. Cada vez que o Grêmio jogar em Porto Alegre, nos próximos 10 meses, Patrícia terá que se apresentar à Polícia. Foi a condição para que o processo por injúria racial fosse suspenso. Sem saída, ele teve que concordar. Os outros três torcedores também tiveram que aceitar as condições.  Se eles cometerem qualquer outro "pecado",  o processo será reaberto
          Mas parece que Aranha foi castigado por sua intolerância. Depois daquilo, o Santos nunca mais ganhou nada importante. Foi eliminado na Copa do Brasil e nem classificação para a Libertadores conseguiu obter.

     Está na Bíblia. "Quando alguém lhe pedir perdão, sete ou setenta vezes, perdoa-o !"

     

"Pegadora" de craques


            Primeiro foi o craque de futebol Diego Furlan.  Depois, foi a vez do tênis Juan Monaco. E agora, o site argentino "ciudad.com" está divulgando que a modelo Zaira Nara tem um caso com outro atacante famoso, o Higuain, do Nápoles e da Seleção Argentina.   Ela não está admitindo o relacionamento, que parece estar no começo.  Mas onde há fumaça, tem fogo.

Mascotes, a polêmica de sempre


       Em toda a competição que se realiza no mundo, a escolha dos mascotes é sempre um dos assuntos mais polêmicos. Como está acontecendo aqui no Brasil, com os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os mascotes foram apresentados domingo e, sinceramente achei uma ótima escolha. São lindos os mascotinhos, que ainda não têm nomes definidos.
        São inspirados na fauna e na flora brasileira.  Os nomes serão escolhidos com a ajuda dos internautas.  Só não gosto muito do esquema limitado de opções que são oferecidas: Oba e Eba, TibaTuque e Esquindim e Vinicius e Tom.
        Mas o site adnews.com abriu espaço para ver o que o povo pensa. Estão surgindo curiosas sugestões, como  Contrabando e Desmatamento, Não Lee & Não Lerey, Mensalão e Petrolão, e vários internautas escolhendo, (por sacanagem é claro) Lula e Dilma.

         Com este clima, as pessoas recordam os mascotes dos jogos anteriores, que vemos na foto acima:  Fu Niu Lele (Beijing-2008),  Wenlock e Mandeville (Londres-2012), Misha (Moscou-1980) e Athena (Atenas-2004).
           A boa notícia que veio junto com os mascotes, é que o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão) está sendo mesmo reformado para ser utilizado nos Jogos. É um crime o que fizeram com aquele estádio.  Um negócio até hoje não explicado devidamente. 

       Muito oportuna a colocação feita pelo jornalista José Trajano, um dia destes na ESPN: "Os clubes querem descontar suas más administrações em cima dos torcedores".   É realmente um absurdo o preço do ingresso cobrado nos jogos recentes.  É mesmo a elitização do futebol.  Vão chorar muito, amanhã ou depois. É mais cômodo ver o jogo no sofá. E não nos roubam !
 
PRA QUEM GOSTA MESMO DE RIR !
 
            Tem muita coisa engraçada no site Futeboldehumor.com, que existe só pra fazer as pessoas rirem. Tipo esta aí de cima. Sempre dou uma curtida, vale a pena !
 
A INÉDITA VITÓRIA DO TENIS SUIÇO
 

        Até o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, vibrou com a vitória de seu país na final da Copa Davis de Tenis. Para chegar à conquista inédita, a equipe da Suíça, liderada por Roger Federer, derrotou a França no final-de-semana, na cidade francesa de Lille. Mas foi uma disputa árdua.
        Na sexta-feira, enquanto Stan Wawrinka estreava com vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga, ocorreu a inesperada derrota de Federer, no confronto com Gael Monfils. Os suíços se assustaram.
       Mas no sábado, Federer voltou a quadra, ao lado de Wawrinka para levar a Suíça ao triunfo no jogo de duplas, sobre Julien Benneteau e Richard Gasquet.
        E no domingo o grande Roger Federer "passou o recibo",derrotando Gasquet por três sets a zero, e fixando o resultado final do confronto  em 3 a 1 para a Suíça.
         Houve muita festa em Lausanne, no retorno dos suíços. Especialmente para Roger Federer que agora está entre os únicos quatro tenistas que conseguiram ganhar a Davis e os quatro Grand Slams. Além de Roger, figuram na lista o norte-americano André Agassi, o espanhol Rafael Nadal e o britânico Fred Perry.
    Acho que todos deveríamos pensar assim. Certamente seríamos muito mais felizes. A postagem no Facebook foi feita pela amiga gaúcha Laura Miguilina Dobler de Abre, lá de Ijuí